Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

terça-feira, 20 de setembro de 2011

BALEAL RUMO À ÁFRICA: EM BUSCA DO 13º ELEMENTO E AS SEREIAS DE PEEP TOE CORAL

Durante esta semana, os amigos BALEIAS embarcarão para o velho continente. Miguel Delgado e alguns BALEIAS vão para a Alemanha com o objetivo de participar da 38ª Maratona de Berlin. Por lá, tenho certeza que eles serão reconhecidos e farão sucesso com o manto coral. No mundo que corre, ser BALEIAS é sinônimo de celebridade. Então, algo me diz que o recordista mundial Haile Gebrselassie não vai resistir e, antes de ganhar a prova, acenará para os BALEIAS e dirá em voz alta: Miguel, I want to be BALEIAS !!!


Se o mundo todo quer ser BALEIAS, então pensei que se eu descobrisse o coletivo de BALEIAS seria mais prático para falar desse grupo que cresce em escala exponencial.
Fui pesquisar no Google...

Visitando a página do humorista Nani, li uma história sobre filósofos gordos que estavam em um bar discutindo um possível nome para o seu grupo de carnaval. Enquanto apresentavam as sugestões, o garçom comentou baixinho: – “Vai ser engraçado ver esta turma de barrigudos sambando” –, mas todos ouviram. – “Somos um baleal mesmo!” – falou alguém que teve que explicar ao garçom que baleal é o coletivo de baleia.
É isso mesmo, baleal é o coletivo de baleia.

Entre os muitos coletivos que eu tive que memorizar, do ensino fundamental ao vestibular, esse eu nunca escutei ou fui apresentado.

De acordo com Cláudio Moreno, do blog a flauta de pan, no tempo em que se valorizava a memorização de listas de coletivos, muitas vezes sem o menor sentido prático, como cáfila, alcatéia ou panapaná, discussões colaterais e científicas impediam que o coletivo de baleia fosse cardume, pois baleia não é peixe. Baleia é mamífero.

Mas, em determinados contextos, essa ciência formal talvez não faça o menor sentindo.
Assim, Cláudio Moreno evocou Câmara Cascudo para apresentar e justificar a tradição brasileira de dar nomes de peixes aos cachorros. Entre os muitos exemplos, cita a simpática cadelinha Baleia, do romance “Vidas Secas” (Graciliano Ramos, 1938). Mesmo cientificamente equivocado, a baleia é, até hoje, considerada peixe por grande parte de nosso povo, e continua a viver alegremente em cardumes, porque a língua não se prende, necessariamente, às classificações científicas.

Entretanto, o dicionário Houaiss nos ensina que o coletivo de BALEIAS é BALEAL. Pode conferir. Exemplo: “Em junho de 2012, o BALEAL seguirá rumo à África do Sul para participar da Comrades Marathon”. Entendido? Sim e não! Sim para o coletivo, não para os BALEIAS na África do Sul em 2012.
É verdade?

Sim, acabei de saber por fontes fidedignas que Miguel Delgado já confirmou um BALEAL composto por 12 indivíduos para participar da Comrades Marathon 2012. Também soube, por fonte segura, que ele está em busca do 13º elemento para completar o BALEAL. Essa criatura que integrará o BALEAL será tão importante para Miguel quanto o Ophiucus é para a constelação zodiacal, ela será o 13º elemento BALEIAS
Miguel convidou Joel Leitão (blog corredor disciplinado) para ser o 13° integrante, mas temo que o colega queira correr os 89km da Comrades descalço. É que Joel costuma subverter as recomendações dos especialistas e de vez em quando corre uma prova descalço. Joel, não faça essa loucura! Deixe as loucuras para as modelos que querem ser “sereias”, mas, quando calçadas com um peep tou coral, se declaram BALEIAS para o mundo todo. Miguel, até as sereias são BALEIAS!
A propósito, o bloco de gordinhos filósofos saiu no carnaval cantando a marchinha “Moby Dick Sem Colesterol”, que era assim:
Não existe alegria na anorexia/
gosto das fofas/
e gosto das baleias...

Viva o BALEAL!

24 comentários:

  1. Viva os Baleal. Viva a mim também. Que orgulho tenho. Boa Maratona na Alemanha para os Baleias. Nem sabia desta. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Caro Gilmar,
    Obrigado pela deferência.
    Realmente Miguel Delgado me convidou para a Conrades 2012, e eu gostaria muito de
    participar dessa prova.
    Já pensou, conhecer a culinária da África do Sul? Tomar umas cervejas sul africanas? Ou quem sabe um bom vinho tinto de lá, que já experimentei na época da Copa do Mundo de Futebol e aprovei!
    Enfim, do que estávamos falando mesmo? Ah, tá! De corrida... sorry! Talvez um dia eu participe dessa prova, mas infelizmente não poderá ser na deliciosa companhia do BALEAL.
    Digamos que... como dizia o Jânio Quadros mesmo? Motivos 'ocultos' me impedem de participar da Conrades.
    Mas em dezembro estarei na Pampulha para abraçar todos BALEIAS e tomar uma água de coco mineira.
    Em tempo, nunca corri uma Maratona descalço... ainda... rssssss Sabe que você me deu uma boa idéia!!!?
    Forte abraço, meu amigo!
    Joel Leitão

    ResponderExcluir
  3. Mônica e Mariana,
    O BALEAL abraça todo mundo feito o amplexo de uma madona. Sintam-se orgulhosas, Miguel existe e é desse mundo!
    valeu!

    ResponderExcluir
  4. Joel,
    Eita, errei por 21km! Você fez a meia maratona das praias, em Bertioga, certo?. Já corrigi e coloquei o link da sua aventura descalço.
    Se não tem Conrades, nos contentamos imensamente com a Volta da Pampulha, reunião maior do BALEAL de BH.
    Grande abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo do coração. Rogo a Nossa Senhora do Ó, minha padroeira, se é que um indivíduo gordo pode ter, individualmente, uma padroeira, que me protege, me dá alegrias, me acena com os melhores momentos de minha vida, que me promete felicidades, se possível, que me dá as bençãos pelo melhor compromisso que já fiz em minha existência, que me ilumine para demonstrar sempre o firme e eterno amor que o Mundo Baleias tem por você. Já disse uma vez que sofro por me sentir incapaz de demonstrações tão gentis. Mas como me ensinou um dia um homem barbudo e uma mulher envolvente e encantadora, sou brasileiro, não desisto nunca e enquanto vida tiver e enquanto um sopro de esperança existir em meu pulmão buscarei demonstrar para todo o mundo o quanto Gilmar Farias é do nosso coração. Anote aí Roma 2013, uma festa para toda a família, Maratona e história. Baleias, Gilmar, Acorja, Clara, Ana e quem mais chegar. Abraço do Mundo Baleias.

    ResponderExcluir
  6. oi, gilmar!!!

    que texto bacana!
    e o haile dizendo que quer ser Baleias ficou muito engraçado! kkkkkkkkkkk

    peep tou é pra sereia Baleias, marinês!
    nem tênis eu uso com salto! kkkkkkkkkkk

    gostei demais do Baleal! melhor que equipe, melhor que bando!
    direi a partir de agora que faço parte de um Baleal;)

    o 13º elemento... quem será? rsssssss

    obrigada pela homenagem aos Baleias em seu blog!
    quando eu vi o título do post, lá no meu blog, sorri com os olhos, já antecipando as palavras deliciosas que encontraria por aqui;)

    em 2012 parece que teremos também um grande encontro Baleias-Acorja no Rio, por ocasião das 24h dos fuzileiros!
    vamos invadir a pista!!! e fazer a festa!!!

    e essa maratona da praias que lula está organizando?!!!! que tentação!!!!
    e esses treinos de vocês?!!!!!
    por isso me sinto caída de amores pela Acorja!


    parabéns a Acorja, referência de velocidade, simpatia e espírito empreendedor no mundo que corre!

    beijão!

    http://elismc.blogspot.com

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gilmar, que aula fantástica! Você é demais. Vida longa a todos nós. Se não me engano esse bloco de carnaval está em foto no bog baleias. Miguel e suas boas companhias. Abração.

    ResponderExcluir
  8. Ah Gigi, esse carinho que tu tens pelo nosso bando Baleias é apaixonante, assim como sua criatividade diria também fenomenal, tens uma facilidade de engrandecer os pequenos detalhes, Miguelão se derrama todo, ele não gosta nada disso né?.......hehehehehe.....

    bjão.........

    ResponderExcluir
  9. Miguel,
    A gestão BALEAL vai tomar conta da sua vida. Cuidar de cada BALEIAS com tanto carinho faz de você o melhor cara do mundo.

    BALEIAS em Roma 2013?
    Até Fidípides vai querer participar!

    Boa viagem e muito sucesso.
    Ah, antes que eu esqueça, seja simpático com o Haile, tá?
    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Elis,
    ter a simpatia de uma pessoa tão especial é motivo de alegria. Obrigado.

    Esse povo da ACORJA não se contenta com pouco. A cada dia Lula arruma uma desculpa para correr mais e mais.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Ricardo,
    Boa lembrança, BALEIAS "UNDERGROUND":Terminando 2010 em péssimas companhias!
    Vamos aguardar as novidades BALEIAS do outro lado do Atlântico.
    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Mari,
    Fia, os derramamentos são recíprocos.
    Essa turma é muito inspiradora e aí fica fácil escrever sobre o BALEAL.
    Sei que o gordão aguenta emoção, do contrário, já teria partido para o além.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Gilmar,
    Muito legal saber que faço parte do Baleal! Você é gente fina demais... incrível continuar com esse astral depois de tanto tempo lesionado. É porque seu amor, mais do que apenas pelas corridas, é pelas pessoas.

    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  14. O blog mais cultural do Brasil!!Obrigado Gilmar por nos ensinar tantas coisas boas!!Valeu Baleias por serem inspiradores e exemplos para tantas pessoas!!Roma 2013,terminando no Coliseu!!Tô dentríssimo, se Deus quiser!!Saudações Acorballerianas!Paulo Sobral!!

    ResponderExcluir
  15. Gilmar sou novo no baleal e muito me orgulho do grupo e mais ainda dos amigos do baleal, belo texto. Parece que ano que vem terá a Maratona do Sertão, assim me informou Julio Cordeiro, irei, se Deus permitir. Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Sérgio,
    Esse negócio de correr nos trás muita felicidade e inspiração. O BALEAL acolhe os corredores que só querem motivos para distribuir gentilezas e gerar felicidades. Geralmente, o corredor que é BALEIAS, mas não sabe, se identifica quase que imediatamente com aquela criatura gorda e seu simpatizantes.
    Conhecendo e convivendo um pouco com esse povo, fica muito fácil ter ideias e escrever um pouco dessa história. Que bom que você faz parte dessa maravilhosa equipe sem fronteiras.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Paulo,
    Adorei as "Saudações Acorbalerianas", você é gente boa demais.
    A propósito, parabéns pelo pódio na Corrida dos Médicos. Não se preocupe, não vou dizer que você ganhou 300 R$ e Juliana mais 500 R$, pois o presidente poderá solicitar, de forma legal, a parte da Associação dos Corredores da Jaqueira, viu?
    Essa ideia de correr com Fidípides já foi experimentado por alguns acorjianos e acho que deve ser a maratona mais emocionante de todas.
    Paulo, meu amigo, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Walter,
    Júlio planeja uma grande corrida pelo sertão em 2012. Tabira vai ficar pequena para tantos corredores. Não poderei deixar de participar dessa festa. Acho que mais uma vez vou registrar essa turma correndo pelas estradas do sertão.
    Obrigado pelo comentário.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  19. Gilmar, esse seu blog poderia virar um belo libro ;) Tanta riqueza, tanto carinho, tantas amizades. Obrigada, por tudo!

    Roma 2013 e Ultra do RJ em 2012, hein? Baleias e ACORJA levantando poeira e distribuindo gentileza nas pinstas ... seria lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Sempre criativo, ora em fotos, ora em texto.
    Parabéns.

    Mas sabe Gilmar, andei pensando: Você tem uma paixão enorme pelo "Bando" Baleias, certo?
    Será que está paixão não virará futuramente em amor eterno???
    Miguel Delgado enlouqueceria de felicidade se isso acontecesse. hehe
    E como diria ele: "você é FPC!". rsrs

    Abraço e boas corridas a todos da Acorja.


    tutta/BALEIAS/Pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Drica,
    Sonho com o dia em que poderei correr novamente uma maratona.
    Por enquanto, já estou correndo 6km em 30min e desfrutando dos efeitos da endorfina.
    Roma 2013 é uma tentação...
    Valeu!

    ResponderExcluir
  22. Tutta,
    Sim, tenho certeza que seria acolhido de forma especial pelo gordão.
    Identifico-me demais com os BALEIAS, mas o meu casamento com a ACORJA é sólido.
    O amor pelo BALEAL já é eterno e declarado, mas sou apenas um bom amante.
    Quero saber notícias do seu projeto das três meias em três semanas, ok?
    Obrigado pelo comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Gilmar! Quer dizer que o baleal está indo para a Comrades! Kkkk. E um deles vai correr descalço! Rsrsrs. Oferece um tabi para ele! Ao menos, os seus pés estarão protegidos! Rs.
    Pois é, por enquanto, eu só corro de tênis também! Esse negócio de correr de Vibram, de sapato social, é só com o Julio mesmo! Rsrsrs. Até mais!

    ResponderExcluir
  24. Gilmar, "Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade." ;) Vc tem nosso apoio, nossa admiração e nossa torcida!

    Devagar e sempre! O importante é que vc está de volta nas pistas e ficamos felizes demais com isso.

    Beijosss

    ResponderExcluir