Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

domingo, 20 de março de 2011

ULTRAMARATONA DA LUA: ACORJA E A SUPER LUA CHEIA PERIGEU


Sábado, dia 19 de março, ocorreu um fenômeno conhecido como SUPER LUA PERIGEU. Ao nascer no leste, a lua estava maior e mais brilhante do que o normal. As luas cheias variam de tamanho por causa de sua órbita oval. O trajeto elíptico tem um lado (chamado perigeu) cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que o outro (apogeu). Para mais detalhes veja o post da nossa amiga Ivana (No mundo das Lulus). Para um observador, a lua ficou aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante do que a apogeu (www.info.abril.com.br/noticias).

Se você achou que nessa noite a ACORJA planejou um jantar romântico com seus atletas, enganou-se por completo. Nessa noite de super lua cheia, a ACORJA executou a mais ousada de suas corridas: a ULTRAMARATONA DA LUA.

O plano concebido pelo presidente Lula era o percorrer 60 km pela BR 232, do Posto Dislub (BR 232, km 15) até o Rei das Coxinhas, em Gravatá (km 75). Com a largada definida para às 15h e 30min, a expectativa era de subir a Serra das Russas exatamente quando a lua estivesse iluminando a estrada e os atletas.

Em todos os longões da ACORJA realizados na Serra das Russas sempre colecionei boas imagens dos amigos corredores. Mas sempre tive a frustração de fotografá-los na contraluz. Agora, com os atletas correndo no final da tarde, em direção ao Oeste, tive as condições perfeitas para executar o meu plano fotográfico. Muitas imagens estão de tirar o fôlego.
Assim, apreciem as fotos e não deixem de comentar e divulgar essa que foi uma corrida para lá de especial.

Carnaval 2011 ?

Muito bom fotografar gente bonita !!!

Lula Holanda dando as últimas instruções aos atletas que vão participar da Ultra de 60 km.




Luciano CORPORE SANO na liderença da ULTRA DA LUA.






Júlio Cordeiro em perfeita sincronia com o astral da ACORJA. Muita vibração por estar participando da ULTRA DA LUA 2011.

Cláudio

Henrique


Enildo


Flávio Maia (Maratona de Nova YorK 2010)

Pâmela e Kacau.

Paulo Sobral seguido por Seu Wellington
Quanta saudade de Miguel Delgado, nosso querido amigo BALEIAS... Em janeiro (2011) ele correu 54 km e virou ultramaratonista exatamente nessa BR 232. Confira essa história no link a seguir:
http://baleias-corridaderua.blogspot.com/2011/01/baleias-tarahumara-e-acorja-do-recife.html



Ésio Cursino


Jùlio Cordeiro: livre, leve e solto na BR 232





Juliana Job

Juliana Job

Augusto Brito (1º Geral na ULTRA DA LUA - 60 km)

Evandro Alemão e Almir Duarte.

Evandro Alemão


Lula Holanda, Presidente da ACORJA.

Pâmela, a Rainha das Ladeiras está de volta !

Kacau

Paulo Sobral e Seu Wellington

Flávio Maia

Almira e Noemi


Júlio Cordeiro flutuando no asfalto.

Henrique passando pelo Distrito Industrial de Moreno (PE)

Esposa dando apoio não tem preço!

Para acompanhar o ritmo de corrida do acorjiano Henrique tem que ser quase um queniano, afff!

Chega o fim de tarde...
 
De repente, a lua aparece no meu retrovisor. Imediatamente faço o retorno na BR 232 (sentido Recife) para encontrar um local adequado para fotografá-la.

Aí, encontro Ésio Cursino rebocando a lua.





Fiz fotos da lua utilizando um ISO elevado (1250), não muito recomendado pelos especialistas. É que o meu tripé é leve e não tem muitas estabilidade com os carros passando em alta velocidade na BR. Dessa forma, utilizei esse recurso para ganhar velocidade no disparo. Deu certo!


Paulo carregando a lua. Parece leve?


Almir e Paulo Sampaio à la Ronaldinho Fenômeno.

No início da noite, já iluminado pela lua, aparece Seu Wellington chegando em Vitória de Santo Antão após correr 25 km.




Paulo Sobral não quis parar no posto de gasolina para reabastecer o "tanque", seguiu direto até a Serra das Russas.


Até o Lobisomem apareceu para partcipar da ULTRAMARATONA DA LUA e subir a Serra das Russas com Lula e sua ACORJA.

Lula Holanda e Almir Duarte iniciando a subida da Serra das Russas (8 km), exatamente às 22 horas.



Pâmela entrando no Túnel Plínio Pacheco, antes chamado de Cascavel.


 Liderado por Noemi, esse foi o segundo pelotão da ACORJA a passar à noite pelo Túnel Plínio Pacheco. Foram aproximadamente 340 metros de pura emoção ao som dos motores reverberando nas paredes do túnel.



Lula e Almir saindo do Túnel Plínio Pacheco, em Gravatá (PE), e bem perto dos 60 quilômetros.

Chegada triunfante de Lula e Almir, 60 km de muita emoção sob a luz da lua.

O apoio moral e físico da amiga Pâmela aos ultramaratonistas Lula e Almir.

No final, muita conversa, frutas e bolo feito por Juliana Job (além de isotônicos e refrigerantes).

A festa da ACORJA no Rei das Coxinhas (GRAVATÁ), às 23 horas do dia 19 de março de 2011, dia da SUPER LUA CHEIA PERIGEU.

Lula Holanda, o Rei da ACORJA no Rei das Coxinhas (Gravatá - PE), depois de fazer 60 km pela BR 232.
Acreditamos no planejamento e na regularidade dos treinos. Assim, para a ACORJA, um bom plano de corrida é um plano executado. E como sempre, o plano da ULTRAMARATONA DA LUA foi concebido e executado por Lula. Parabéns! Ligar para todos os atletas, coletar colaborações financeiras, comprar água, confeccionar camisas e medalhas e ainda correr 60 km é algo fabuloso.
Sua liderança foi um presente para todos os atletas que participaram. Obrigado!

Atletas, parabéns!

33 comentários:

  1. Amigos da ACORJA,
    Hoje foi um dia especial em todos os sentidos. Uma lua gigante e iluminada no céu (um presente de Deus), corredores dispostos a superar seus limites e um líder fabuloso que nos guiou o tempo todo. Vai ser difícil esquecer essa corrida.
    Não pude correr, pois estou me recuperando de uma pubalgia, mas fiquei muito feliz em acompanhá-los nessa aventura, registrando tudo (ou quase todos) com minha câmera fotográfica.
    Todos sabem que eu adoro fotografar e isso foi pura diversão.
    Gostaria de registrar que além da saudade de Miguel Delgado (que é incondicional), sentimos a falta de Marinês, Ricardo Galinho, Paulo Picanha e Jacqueline.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Gilmar o que dizer deste post, simplesmente excelente camarada, parabéns a todos que participaram da Ultra da Lua Cheia, espetacular, como sempre vc dando showww, ah com certeza o Miguel Delgado quando ver a foto montagem dele aqui ele vai dar muita risada...hehehe...

    Valeu amigo boa semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Lula, Gilmar, Pâmela, Juju, Paulo Sobral, Paulo Sampaio e tantos outros amigos Acorjianos fizemos juntos esta Ultra Maratona da Lua e foi tudo perfeito, com muito apoio, muita água, isotônicos e principalmente MUITO SORRISO e o que é melhor efetivamente regitrado em fotos pelo nosso professor e fotógrafo Gilmar. Pois concluímos mais Ultra, muito bem organizada pelo nosso Presidente Lula.
    Vem aí agora a participação de muitos Acorjians na Maratona do Chile no ínício de abril, vem aí também as Maratonas de Paris, Berlim, no final de abril outra Ultramaratona de 65 Km nesta mesma BR 232, em maio a Comrades (89 Km na África) no 19 de junho a Ultramaratona Desafrio Urubici, pois é desaFRIO mesmo como está escrito, onde explico: O que é o DesaFrio Urubici- Uma corrida pedestre individual ou em dupla num dos lugares MAIS FRIO DO BRASIL.
    Urubici é uma cidade catarinense, distante 170km da capital (Florianópolis), cuja altitude varia de 900 a 1826 metros.No ponto mais alto da cidade o CINDACTA II tem seus radares para rastreamento dos vôos, Morro da Igreja, a 1826 metros.
    A corrida se inicia no centro da cidade e segue em aclive até o Morro da Igreja na Pedra furada. A volta de 26 Km quase toda em declive tem seu término no centro da cidade.
    Paisagens deslumbrantes e vegetação típica de altitudes são as companheiras do atleta por quase todo o percurso.
    Creio que com tantas atividades físicas, alegria, sorrisos e o companheirismo estes Acorjianos sobram em saúde.
    Lula: Parabéns por mais este evento organizadíssimo!
    Gilmar: Parabéns por tantas belas fotos, sua boa vontade e linda redação dada aos nossos eventos através deste seu blog.
    Outros Acorjianos que estiveram neste evento: Vcs deram show, provado por tantas belas fotos aqui registrada neste blog.
    Foi tudo uma DELÍÍÍÍÍCIA PAPAI!!!!!
    Almir Duarte

    ResponderExcluir
  4. Mais um show de corrida,companheirismo,aventura,diversão e tantas outras virtudes dessa grande família Acorjiana(Que vem sorrateiramente aumentando)!!!Liderança sempre firme,discreta e eficiente do já lendário,Lulinha e toda sua comitiva.Que corrida linda,difícil e não menos prazerosa por isso.Que apoios fantásticos(salientando aqui o amigo de Almir(baixinho),Seu Ednaldo e aquele que depois do km 28,permaneceu colado comigo num apoio incondicional e inesquecível, que foi nosso amigo Gilmar!!Desprendimento que lhe sobra na arte de fotografar e se divertir com coisas simples da vida!!Çbrigado de coração pela companhia!!Parabéns a todos os guerreiros que participaram desse evento!!Lamentar,somente algumas grandes amizades ausentes nessa linda Ultramaratona da Lua!!Abraços e até a próxima aventura!!Que dure muito tempo tudo isso ou quem sabe um dia,uma ultramaratona na própria Lua!!!

    ResponderExcluir
  5. lindo demais tudo isto .Este relato fotografico por si só descreve o alto astral desta prova .PARABÉNS
    eduardo

    ResponderExcluir
  6. Agradecemos ao nosso Deus por mais uma VITÓRIA.
    A Ultramaratona da Lua - 60KM de belas paisagem
    com a companhia da nossa Lua Cheia.
    Valeu Gilmar mais uma vez pela sua dedicação e despreendimenrto e sua belas fotografias.
    Lembro-me claramente quando surgiu a ideia da Ultramaratona da Lua, saiu de você amigo GIGI , a surgestão de corremos em noite de Lua Cheia e de imediato colocaste no Blog o Banner, o qual utilizamos em nossas medalhas e camisetas.
    Correr esta em nosso sangue e a longa distância nos encanta a cada dia mais - 60KM
    em companhia de amigos é uma maravilha.
    Agradeçemos a todos atletas que acreditaram e participaram desta maravilhosa corrida.
    Valeu Almir guerreiro, juntos mais uma vez sofremos e sentimos dores, mas orgullho de completado os 60KM ficará para sempre em nossos corações. Parabens Paulinho, JU , Augusto, Julio Cordeiro , Flavio Maia , Evandro , Henrique, Esio, Aumira, Noemi, Kacau, Luciano, Eduardo, Claudio Homem, Pâmela, Enildo, Major Lima, Yvison, Willington
    Paulo Gustavo e tantos outros que partilharam
    desta aventura. Veleu campeões!!!

    FORTE ABRAÇO,
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  7. Gilmar, as fotos ficaram muito boas, retrata muito bem o quanto foi boa a corrida, Agradeço pelo apoio. Postei as fotos que você que apareci no blog.

    ResponderExcluir
  8. Jorge,
    Estamos esperando você para uma corrida desse tipo. Sei que você gosta é de muitos quilômetros...
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Almir,
    É sempre um prazer poder fotografá-los e participar da festa no final. Parabéns pelos 60 km!
    Sim, Lula é o nosso líder e merece nossos agredecimentos pela organização. De fato, foi uma delíiiicia, papai.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Paulo Sobral,
    Já devia esta retribuição há algum tempo. Lembra da Maratona Maurício de Nassau 2010? Se não fosse o seu apoio provavelmente não teria forças para terminar os 42 km.
    Muito bom poder participar como coadjuvante dessa festa que só tinha protagonista.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Luiz Eduardo (Canela Fina),
    Aguardamos a sua presença em terras pernambucanas para correr e ser fotografado.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Meu estimado povo da Acorja. A capacidade dessa Equipe de realizar grandes eventos de sucesso é diretamente proporcional ao carinho que tem com os amigos. Em Recife, onde os amigos dão lição de abnegação e amizade, encantei-me pelas longas distâncias e sigo procurando vocês pelo mundo das corridas. Grande alegria saber que estarão em Urubici, para onde eu, Wu e nossa Vice-Presidenta Elis, seguiremos em junho, passando antes por Porto Alegre para acompanhar Júlio Cordeiro. Parabenizo-os todos pela grande prova, pela bela lua que infelizmente não esteve comigo no sábado. Parabenizo Lula pela grande liderança e capacidade de organização e agradeço a todos o carinho e a Paulo Sobral pela "lembrança" durante a prova. Sobre Gilmar, o que dizer, a não ser, dentro do grande exagero Baleias: Te amo! Miguel Delgado, buscando sempre na Acorja a inspiração para o mundo Baleias!

    ResponderExcluir
  13. Lula,
    Obrigado! Mil vezes obrigado! É de impressionar a sua capacidade de organizar tudo e manter o bom humor, tratando todos com deferência e valorizando o que cada tem de especial. Cada atleta contribuiu com os seus quilômetros, fazendo dessa festa uma das mais bonitas já realizadas pela ACORJA. Você foi o responsável por tudo isso. Haja responsabilidae!
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Ésio,
    A sua foto com a lua foi uma questão de sorte. Você olhou para trás e viu o espetáculo da natureza. Eu parei para te dar água e registrei aquela "belezura". Valeu pela participação e boa sorte nas 24 horas do próximo fim de semana.
    É isso!

    ResponderExcluir
  15. Miguel,
    O amor pode ser revelado de várias formas, inclusive por meio das corridas. Vamos seguir fazendo planos de correr pelo mundo. Sonhando, correndo, fotografando, blogando e confraternizando. É assim que o nosso mundo gira no mínimo a 5 minutos por quilômetro.
    Ando preocupado com a minha pubalgia, mas estou seguindo as orientações de`Paulo Sobral e espero me recupera a tempo de participar das Maratonas do RJ e Assunção.
    Abração!

    ResponderExcluir
  16. Arrebentou! Deslumbrante as fotos. Aguardo sua visita na minha serra em Rio Bonito. O Xerpa vai voltar.

    ResponderExcluir
  17. Gilmar,
    Sensacional! Estupendo! Ideia muito original essa corrida! Parabéns a todos e especialmente a você pela cobertura jornalística e fotográfica. Mas faz direitinho aí o que o médico recomendar para se recuperar logo, hein?!
    Grande abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Gilmar,

    Que show de fotos, simplesmente maravilhosas!!!

    Aqui em Ctba nós tb tivemos uma corrida noturna, mas infelizmente o clima não colaborou e além de estar frio, muito frio por sinal, tava nublado e chuviscando.

    Eu fico impressionada com a logística e união de vcs. Sempre organizam corridas e o povo comparece, ajuda, tira fotos e por ai vai. Uma linda festança!!!!

    Parabéns a Equipe.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ricardo,
    Sua visita nos honra! Em Julho estarei no RJ para a maratona. Se conseguir ficar mais uns dias poderemos subir a Serra. Espero ter curado a minha pubalgia até lá.
    Abração!

    ResponderExcluir
  20. Sérgio,
    Ô povo bonito de se fotografar. Agora imagine isso no Jardim Botânico?
    Estou cuidando dessa lesão, por enquanto é só antiinflamatório e descanso.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  21. Dani,
    Na sexta, vi que havia a previsão de tempo parcialmente nublado para o dia 19. Ainda bem que foi um dia sem nuvens até de madrugada. Deu para fotografar e correr sob a luz da lua.
    Fico completamente satisfeito com as corridas por aqui, pondo em xeque a minha participação em outras tantas que ocorrem no Brasil e no exterior.
    Beijão

    ResponderExcluir
  22. Sei mais nem o que dizer...a sensação que a corrida me traz é sem explicação.A noite foi linda!Tenho orgulho desse dia,de acompanhar Lula de perto e observar o empenho dele,é coisa de coração,empolgante.Sinto ter desistido,acho que faltou a injeção de ânimo do Dean(acho que eu como gazela neste dia,me entreguei ao leão!),mas estou feliz porque estive presente,é bom participar,vê gente nova empolgada,vê apoio com gente cheia de boa vontade,uma festa que só conta com a generosidade de cada um,nada mais!Que Lula nunca perca esse ímpeto inquietante quando se trata de correr!Ju Job.

    ResponderExcluir
  23. Juliana,
    Não importa se a Gazela foi abatida pelo Leão. O importante foi participar dessa festa. De quebra, você ainda correu em um ritmo alucinate e concentrado. Eu vi, ninguém me contou, você correu com os Leões durante muitos quilômetros.
    Valeu, Juju. Adorei o bolo também!
    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Acho que fui alcançado pelo vírus das longas distâncias irrevogavelmente.Outrora amante dos 10 km,agora quase recuso-me a essa distância.A Acorja é responsável por isso.....A corrida da lua foi ímpar.Todos que participaram já foram previamente felizes e o sucesso da corrida foi o carimbo final pra cada um dos corredores.Juliana nunca será do time das gazelas,pois é uma leoa indomável e aguerrida,foi apenas uma questão de "dia".Agradeço ao amigo Lula por ter proporcinado mais um dia festivo.Parabenizo cada um dos amigos-heróis que partilharam desse momento.Parabenizo a você Gilmar por tantos talentos demonstrados.Melhoras.Que Deus nos permita tantos momentos iguais a este.Abrçs.

    ResponderExcluir
  25. Augusto,
    Obrigado pelo comentário! Parece que todos que experimentam correr com a ACORJA se apaixonam pelas longas distâncias. Correr com a ACORJA é um caso de amor. Parabéns pelo excelente tempo. Correr 60 km nesse ritmo não é para qualquer um.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns amigo Gilmar!
    Foi uma festa muito bonita, infelizmente não pude participar dela por completo, mas não faltarão oportunidades.As fotos ficaram maravilhosas, obrigado pelo incentivo que o amigo dava todas as vezes que cruzava conosco. você é O CARA!! abraço

    ResponderExcluir
  27. Evandro,
    É tão emocionante assistir essas corridas através das lentes. Observo muitos detalhes, principalmente as expressões dos corredores. Enquanto estiver tratando a pubalgia, vou apenas ficar nos bastidores da ACORJA distribuindo água e fotografando os amigos corredores.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns gilmar essa ultramaratona da Lua foi fantastica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! lamentei d+ o fato de não poder está presente, mas estou muito feliz por todos que participaram e se divertiram, por cada kilometro precorrido!. É um prazer fazer parte dessa grande família, correr está no nosso sangue!!!. Quero agradecer a todos que me ajudaram quando passei mal por conta de uma hipoglicemia no longão do sábado 12/03/11 OBRIGADO!!!!! K-cau, Amanda e outros corredores que não me lembro no momento os seus nomes mas podem ter certeza vcs foram meus Herois. OBRIGADO!!!!! tambem pelo apoio do nosso Grande presidente Lula Valeu Campeão!!!! estaremos juntos novamente na proxima quinta no treino das ladeiras Que DEUS NOS ABENÇÕE e nos conceda cada vez mais milhares de KMS de vida!!!!!!!!!! Valeu Campeões!!!!!!! João FXBN

    ResponderExcluir
  29. Gilmar e amigos da Acorja

    Foi uma honra ter feito uma ponta no segundo longao da Acorja. O entusiasmo, o calor humano, a recepcao, me cativaram de montao. To esperando que por osmose eu possa correr tanto qto vcs, mas vcs me fazem sentir sempre uma gramde corredora!
    Que bom que existe vc Gimar que permite que essa alegria da corrida perdure a cada vez que olhamos essa fotos feitas com tanta curticao e qualidade e talento.
    A vc. Lula vai minha admiracao pelo computador de bordo com gps, cronometro, odometro, simpatia e alegria .
    Ate a proxima!
    Noemi

    ResponderExcluir
  30. João,
    Excelente saber que você tem o jeito ACORJA de ser. Nesse grupo tem espaço para todos que desejam correr por prazer e superar os seus limites.
    No próximo sábado estaremos no Sítio do Pica Pau Amarelo, não deixe de correr!
    Abração!

    ResponderExcluir
  31. Noemi,
    você acertou, quando fotografo estou em plena curtição...
    Você é muito simpática e isto é muito importante dentro da ACORJA. Gostamos de pessoas que mostram do incisivo ao último molar. Não deixe de aparecer para o longão de sábado no Sítio do Pica Pau Amarelo, certo?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  32. ALÔ AMIGOS Acorjianos,ACREDITO SER O MAIS NOVO INTEGRANTE DESSA FAMÍLIA MARAVILHOSA,FIZ MEU PRIMEIRO LONGÃO DIA 28 DE ABRIL,ESTOU MUITO ANSIOSO PARA O DESAFIO DO FRIO,ESPERO SAIR VITORIOSO,UM ABRAÇO A TODOS

    ResponderExcluir
  33. Oi gente,
    Se em 2013 tiver a ultra da lua me chamem....liyhapc@uol.com.br

    ResponderExcluir