Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MARATONA INTERNACIONAL MAURÍCIO DE NASSAU 2010: MINHA ESTREIA NOS 42 km

SÁBADO, 14 DE NOVEMBRO

Por aqui, a história dessa Maratona não começou com o tiro de largada. A festa se iniciou bem antes, no sábado, na entrega dos kits e na confraternização dos corredores. Numa grande coincidência, cheguei ao local de entrega dos kits e encontrei a ACORJA reunida com Tinil, um representante BALEIAS. O negócio foi tão agitado que “tietamos” até o Coordenador Executivo do evento, Sérgio Murilo, e algumas celebridades do mundo que corre, como a maratonista paranaense Edna Lúcia Martins e o pernambucano bicampeão da São Silvestre José João da Silva.

Na sede da Faculdade Maurício de Nassau, local da entrega dos kits, a ACORJA já começou a entrar no clima da corrida.

José João da Silva, bicampeão da Corrida de São Silvestre, e Gilmar.

 Sérgio Murilo, organizador do evento, Edna Martis, Maratonista paranaense, e Francisco Acioly, do Bureau Jurídico.

Gilmar ACORJA e Tinil BALEIAS.

Gilmar e a maratonista Edna Martins.

Depois das fotos, dos beijos e dos abraços, chegou a hora de pegar o kit, que foi bem generoso: camisa dryfit, filtro solar e talco para os pés. Os corredores se sentiram prestigiados com os mimos oferecidos e prometeram utilizar bem os produtos.

O destaque foi mesmo para as acorjianas Pâmela e Juliana que, de forma inusitada, foram surpreendidas e inscritas na elite feminina, com direito a número personalizado e todas as regalias dos que largam na frente. Elas merecem, pois todos nós sabemos que elas tem potencial para mudar a história da 1ª Maratona Internacional Maurício de Nassau.

Juliana Job ACORJA segurando o número de peito personalizado. Que luxo!

Seguramente, Maurício de Nassau não foi um grande corredor do Século XVII, mas podemos afirmar que o cenário percorrido durante a maratona é, em parte, fruto de suas ações durante os anos de 1637 até 1644. Edificou o Palácio de Friburgo, também conhecido como Palácio das Torres, e ao seu redor construiu viveiros de peixes, um jardim botânico e um zoológico. Sua residência estava localizada na região hoje ocupada pelo Palácio do Campo das Princesas (Sede oficial do Governo do Estado de Pernambuco), o Teatro Santa Isabel e a Praça da República. Nassau também ergueu o Palácio da Boa Vista como sua residência privada. Hoje, no local, existe o Convento do Carmo. A administração do Conde Maurício de Nassau ficou fortemente marcada pela construção de centros urbanos, de canais para evitar inundações, pontes, escolas, teatros, hospitais, asilos, estradas e fortes. Fundou uma imprensa, criou bibliotecas, museus e um observatório astronômico, transformando assim o Recife, de pequeno povoado de pescadores, numa cidade muito desenvolvida para a época. Assim, o nome e o percurso dessa maratona não deixam de ser uma homenagem ao Conde Maurício de Nassau, militar que deixou como herança o gosto pela cultura a essa terra outrora colônia.


DOMINGO, 15 DE NOVEMBRO

Este talvez tenha sido o dia mais esperado do ano para os amantes das corridas de rua aqui do Recife. Enfim, uma maratona! E ainda internacional? Com 200 mil Reais em prêmio? É demais!

Particularmente, seria a minha estreia em maratonas. Às vezes, tinha a impressão de que isso seria impossível. Mas, diante de tanto estímulo por parte dos amigos acorjianos, fiz minha inscrição para os 42 km e escutei atentamente as orientações e experiências de todos.

Cheguei cedo ao Marco Zero e já comecei a fazer as minhas fotos. Dessa forma, registrei muita gente bonita e simpática, como Graça Araújo e as Irmãs Mônica e Mariana Cordeiro, além de personalidades importantes do pedestrianismo nacional, como o mineiro Frank Caldeira.


Finalmente, conheci as Irmãs Cordeiro. A direita, a jornalista Graça Araújo

Frank Caldeira CRUZEIRO e Gilmar ACORJA.

O aquecimento de Pâmela ACORJA foi ao ritmo de frevo. 

Juliana ACORJA também frevou na chegada ao Marco Zero.


Ôpa! Tênis novo?


A característica de Isabela Cunha é uma corrida progressiva. Começa devagarzinho...
  

... e depois vira uma super-corredora! Difícil é acompanhá-la nos últimos quilômetros.

Egnaldo silva, grande corredor e amigo, e Cristiano, integrante da Equipicanha para a Ultramaratona Natal-Recife (300km).

Juliana Job com os seus amigos cearences. Destaque para Cícero (a direita), patrocinado pela Fundação SOS Chapada do Araripe.


Lula Holanda, Enildo, Pâmela, Ricardo e Chefe. Este último é corredor de rua lá em Orobó e veio prestigiar a maratona.

Edna Martins e Isabela Cunha, em frente ao prédio da Associação Comercial de Pernambuco.

No alto do prédio da Associação Comercial de Pernambuco, detalhe da estátua de Mercúrio, deus da venda, lucro e comércio, segundo a mitologia romana. Associado ao deus Grego Hermes, era o protetor dos rebanhos, dos viajantes e comerciantes: muito rápido, era o mensageiro. Muito rápido? Seria um presságio para os corredores?

Gilmar e Anízio fazendo trelas fotográficas.


Tradicional foto da ACORJA  e amigos corredores antes da largada.

Instantes finais da concentração de Pâmela ACORJA para a Maratona Maurício de Nassau.

Dada a largada pontualmente às 7 horas, a ACORJA seguiu em bloco e no mesmo ritmo até os dez primeiros quilômetros, na Praça de Boa Viagem. Depois, fiquei na companhia de Isabela Cunha e Ricardo Galinho até o quilômetro 21, quando imprimi um ritmo um pouco mais forte.

Chegando próximo a Avenida Cruz Cabugá, encontramos Frank Caldeira voltando e liderando a prova a pleno vapor, deixando todos os adversários comendo poeira. Ganhou e finalizou a maratona em 2h 21min 36seg.

Frank Caldeira cruzando a linha de chegada (Foto: Ana Carolina)

Já em Olinda, depois do retorno, no quilômetro 32, havia um posto de água e isotônico. Ali, reencontrei Isabela, Ricardo Welington Flor e Anízio (Corredor Endorfinado). Aumentei um pouco o meu ritmo, mas só consegui ampliar a intensidade das fortes dores que eu sentia em toda a musculatura da coxa, principalmente a parte anterior. O bíceps crural parecia que estava dentro de uma máquina de moer carne. Nesse momento, o tempo parcialmente nublado desapareceu e deu lugar a um sol responsável por impiedosos 32°C. Imaginem a temperatura do asfalto? Para minha sorte, Júlio Cordeiro se aproximou e me "rebocou" até o quilômetro 38, nas proximidades do Shopping Tacaruna. Depois, fui ficando para trás a ponto de não enxergar mais ninguém na minha frente. Fiquei sozinho durante os últimos quilômetros, principalmente no longo trecho da Rua da Aurora.

Adiante, quando estou contornando o Teatro de Santa Isabel, vejo o amigo Paulo Sobral no último apoio com água (na cabeça), isotônico e rapadura. Melhor do que a água foi escutar dele que agora faltava muito pouco. Utilizei a cabeça a meu favor, pois o corpo já tinha mandado parar há muito tempo, e busquei uma força interior para não desistir. Nessa hora pensei em muita gente...

Percorri a Avenida Rio Branco no limite das minhas forças e cruzei a linha de chegada em 04:12:29.

Pâmela ACORJA

Juliana Job ACORJA


Lula Holanda ACORJA fortemente aplaudido por sua excelente performance (03:53)

Laura e Egnaldo

Júlio Cordeiro ACORJA finalizando a maratona ao lado de seus filhos e irmãs.

Gilmar ACORJA concluindo a sua primeira maratona.

Laura, a medalha (suada!) e o papai Gilmar.

Gilmar e Lula Holanda, Presidente da ACORJA.

Gilmar, Evandro e Lula


As inseparáveis amigas Laurinha e Joaninha brincando durante a Maratona Maurício de Nassau.
Para aqueles que ainda não fizeram uma maratona é bom saber que o maior inimigo não é sol, o asfalto quente nem as dores, mas sim a cabeça. São muitos os motivos para desistir e a gente fica sempre se perguntando “o que é que eu estou fazendo aqui?” Trinta minutos depois da chegada a gente também fica se perguntando quando será a próxima maratona. Vai entender?
Preciso agradecer a uma “ruma” de gente: agradecimentos especiais a todos os atletas da ACORJA que correram comigo durante os longões de sábado. Ao Presidente Lula que não deixa ninguém desanimar e elaborou toda uma estratégia para finalizarmos a prova, além da forma carinhosa com que nos trata. Paulo Sobral, que não correu este ano, mas foi o grande protagonista desse dia, nos apoiando em pontos estratégicos durante o percurso de uma forma muito eficiente. Paulo, parabéns pelo seu desprendimento, adorei ser coadjuvante! Ao trio Pâmela, Juliana e Isabela, amigas corredoras que eu passei a admirar ainda mais, exemplos de garra e determinação. A Ricardo Galinho pelos valiosos conselhos, a Almir pelo bom-humor durante o percurso, a Júlio Cordeiro pelo reboque e a Henrique pela companhia na chegada a Olinda. A Evandro Alemão, que correu e também nos deu um apoio com um “staff particular” com água de coco e Coca-cola, era só escolher. Por fim, gostaria de expressar a minha felicidade maior em ver minha esposa, Ana Carolina, e minha filha, Laura, na linha de chegada. Eu sabia que elas estavam lá, orgulhosas do marido e pai corredor, e eu não podia decepcioná-las.

Acho que essa prova tem potencial para ser a maior competição de rua do nordeste. Foi bem organizada, com largada na hora certa, bastante água, percurso bem isolado, um staff simpático e eficiente, excelente premiação, bonita medalha e um lindo percurso. Penso que no próximo ano ela poderia ter a largada da maratona às 6 horas da manhã. Fica a sugestão. No mais, parabéns a Sérgio Murilo e a Henrique Figueira por organizarem a MARATONA INTERNACIONAL MAURÍCIO DE NASSAU, vocês capricharam!

Abaixo, a foto da linda medalha de participação.

23 comentários:

  1. Nancy,
    Obrigado! Ainda estou curtindo a felicidade de correr os 42 km.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,meu amigo,por tudo...pelas fotos(de um proissionalismo!),pelo relato(além de emocionante,cheio de informações culturais),mas sobretudo pela sua alma de corredor,apaixonado,muito bom estar ao seu lado em sua primeira maratona,primeira de muitas!Ju Job

    ResponderExcluir
  3. Gilmar,
    Parabéns!! Grande conquista!! Espero seguir seus passos e, quem sabe, um dia chegar a completar uma maratona! Essa parece que foi boa demais, bem organizada, com largada cedo e uma bela festa principalmente para os amigos aí do Nordeste. Você deve estar muito orgulhoso!
    Abração,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Valeu campeão!!! Parabéns pelo grande exito, você conseguiu - fechou bonito os 42KM.
    Parabenizamos os atletas da Acorja que participaram desta bela prova, completa em tudo
    Percurso, apoio, marcação da kilometragem e muita água - Show foi o apoio dos amigos: Vitor filho do Galinho, Paulo Sobral, Bobinha e Almir aparecendo após fechar a meia maratona para nos motivar e mata a nossa sede.
    Agradecemos a nosso Deus a sua divina proteção e o tempo maravilhos que fez neste dia nublado.
    Que venha a agora A MARATONA DE CURITIBA.
    DIA 21/11/2010 E ULTRAMARATONA NATAL X RECIFE.
    300KM. Reunião na terça-feira às 19:30h na Pizzaria Atlântico - Av. Rui Barbosa -Recife.
    Abraço,
    LULA HOLANDA
    8861-1604

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela prova completada Gilmar.

    Espero viver esta mesma emoção no próximo domingo, em Curitiba!

    Comemore muito.

    Um abraço do Claudio Dundes

    ResponderExcluir
  6. oi, gilmar!!!

    parabéns!!!
    você brilhou em sua estréia na maratona!
    encarou com muita coragem cada um dos 42,195km!
    como você mesmo disse, mais do que treino e condições climáticas ideias, a gente precisa é de uma cabeça muito boa pra vencer essa distância mágica!
    e você conseguiu!!!
    grande feito, gilmar!

    a acorja está de parabéns pela presença de tantos representantes da equipe nesse evento!
    e juliana e pâmela: elite!!! um reconhecimento mais que justo do desempenho brilhante dessas duas atletas!

    adorei saber dessa maratona! é bom perceber que o nordeste está entrando no circuito de grandes provas!

    bjs

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Gilmar, 42 é realmente uma grande conquista. Ainda estou nos 10Km, mas em breve chegarei na Maratona.

    ResponderExcluir
  8. Gilmar, PARABÉNS pela primeira maratona concluída! Você fez uma grande prova. O relato e as belas fotos já são características suas.Acordei cedinho e a primeira coisa que fiz foi acessar seu blog, sabia que ia ter coisa boa.
    E que bom que nos conhecemos pessoalmente, finalmente, não é?
    Também estou muito feliz por ter completado a prova de 10 km.Eu tava receosa, pois só tinha feito três corridas de 5km antes dessa, mas pra minha surpresa, consegui completar o percurso sem muito sofrimento e com um tempo de 1h e 10min.
    Abraços e até a próxima corrida.

    ResponderExcluir
  9. Valeu Gilmar, foi ótimo te conhecer e registrar esse momento para eternidade. A minha prova foi super bem, fiz em 1 hora e 15 minutos os 10 Km. Não sofri pelo sol e nem tanto pela sede, o percurso foi lindo... Eu estava lá para ver sua chegada, acredite! Fiquei feliz pelo seu resultado, Ótimo!!!. Até a próxima! Mariana

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Gilmar, você agora e um maratonista! Completar uma prova dessa não é para todos, é realmente chegar ao limite do corpo. As dores são quase que insuportáveis. Nós que somos iniciantes sofremos muito. Só se tem uma certeza clara: não desistir! Ainda me pergunto o que nos faz seguir adiante, realmente não sei.São diversos os sentimentos durante as 4:00h de corrida: orgulho, superação, excitação, ansiedade, medo, companheirismo...cada um ao seu momento, mas nada igual ao sentimento da chegada, da conquista, do fim!
    Encontrar a família na chegada deve ser muito especial, parabéns a Ana Carolina e a Laura!
    Seria muito importante ver meus filhos neste momento, mas ter meu irmão me ajudando nos últimos km e me "segurando" na chegada também foi muito especial, não esperava que ele iria se preocupar comigo desta forma. Espero não tê-lo decepcionado. Ainda passo uns 5 dias para me recuperar fisico e emocionalmente. Correr neste período nem pensar, só quero sombra e água fresca (posso até caminhar uns 4km pra relaxar).

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Gilmar! Voltar as maratonas e com um ótimo tempo de conclusão! Ano que vem estaremos juntos em algumas delas. Abração

    ResponderExcluir
  12. Grande Maratonista Gilmar!!!!Agora vou te falar aquele conhecido bordão:Eu já sabia!!!!Sabia que vc com esse potencial e determinação,completaria uma e muitas que virão por aí!!Parabéns pela raça,superação e não tem preço ver a família na linha de chegada como vc presenciou e melhor ainda ver o brilho nos olhos da esposa e filha orgulhosas de vc!!Valeuuuuuuu!!!!!!É CAMPEÃO!!É CAMPEÃO!!

    ResponderExcluir
  13. Quero parabenizar todos Acorjianos que correram os 42 km da Maratona Maurício de Nassau. Voces foram verdadeiros heróis!
    Eu, particularmente, não tive coragem de enfrentar nem os 21 km por conta daquela temperatura cruel.
    PARABÉNS CAMPEÕES!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi eu sou o da "DA CRUZ" venho através desse,pedir obrigado ao Sérgio Murilo pelo convite e pelo reconhecimento dos "BOMBEIROS CIVIS DA INFORTEL" estamos a disposição em qualquer dia em qualquer lugar.
    fone p/ contatos:34948133

    ResponderExcluir
  15. Olá Gilmar. Uma pintura todo o relato. Uma estreia maiúscula de quem gosta mesmo de percorrer quilômetros com amigos e sabe correr, saber vibrar, sabe registrar, sabe emocionar, sabe tudo! A primeira maratona nos envolve em um orgulho incrível, dá a sensação de sermos Gladiadores! E isso é bom demais! Abraço forte de todos os amigos Baleias a você e a todos os amigos da Acorja, do Recife e de Pernambuco. Miguel Delgado e Wu Arantes, cada vez mais próximos dos nordestinos, com muita honra!

    ResponderExcluir
  16. Oi Gilmar,

    É muito bom ler e ver as suas fotos, pois sempre posso relembrar desse magnífico lugar.

    Nesse próximo final de semana o meu marido tb irá participar de sua primeira maratona. Eu estou mais nervosa que ele...rs.

    Parabéns pela sua brilhante participação e agora vc é um maratonista.

    Bjos,
    Dani

    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amigo Gilmar, parabéns pela corrida. Esta é apenas uma das muitas que estaremos juntos corendo.As fotos estão lindas!!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Gilmar!
    Aproveito para parabenizar a Ju Job q substimou
    a si própria dizendo q eu chegaria primeiro q ela.
    Bjus da Bete,maratonista de BH.

    ResponderExcluir
  19. Aêêêêê Gilmar!!!

    Grande corrida, grandes fotos e grandes companheiros... só podia virar uma grande festa!!!

    Parabéns pela prova!

    Quero uma foto daquelas em que está vc com a medalha para o meu novo mosaico!

    Abração!

    ResponderExcluir
  20. Parabens, Gilmar, pela prova e pelo relato, maravilhosamente detalhado. Viajei de carro desde Fortaleza para correr a prova e curtir o final de semana em Recife, e voltei muito entusiasmado e plenamente satisfeito. O grande destaque da prova, pra mim, é o percurso, de muita beleza, com o mar quase sempre em destaque, ajudando a contrabalançar o desafio
    do intenso calor.

    Fantástica a iniciativa do apoio aos corredores - também fui beneficiado, pelo que desejo agradecer.

    Foi muito bom rever amigos pernabucanos, como o grande blogueiro Julio Cordeiro, além de estar ao lado de lendas como o presidente Lula. E de rever corredores que participaram, mes passado, da Maratona do Sol Poente, aqui no Ceará.

    Espero que a prova cresca ainda mais e que possamos estar juntos novamente nas maratonas em 2011.

    Um forte abraço!

    Dalwton

    ResponderExcluir
  21. Olá Gilmar, que bela prova heim?
    O Brasil precisa de mais provas com os 42.195 metros.

    Parabéns especialmente a você pela excelente estréia em maratonas e a todos da Acorja.

    Abraço e tudo de bom a todos...


    tutta/ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. ano passado não deu pra mim participa,
    mais esse ano estarei participando dos 5km
    se deus quizer quero fazer um bom resoltado
    tenho fé em deus.

    ass. atleta papa-leguas limoeiro/pe

    ResponderExcluir