Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

sábado, 4 de setembro de 2010

30 km DE CONQUISTAS, RESPEITO E SOCIALIZAÇÃO

Lendo a matéria Para todos a corrida é o esporte mais democrático que existe, escrito por Mário Sérgio e publicado na revista RUNNER’S BRASIL,  em de agosto de 2010 (p. 44), vi que a ACORJA é um exemplo de democracia. Ela representa bem esse ideal popular, existe espaço para todos e não há disputas internas.

Para Mário Sérgio a corrida cria uma sociedade bem próxima da que consideramos ideal, na qual as pessoas não são vistas ou analisadas por seus recordes, patrimônio ou status social e sim pelo que as move e pelo que é comum a todas: o prazer de correr e de fazer amigos. Abaixo, antes do longão de sábado, os amigos Lula e Pâmela colocando o papo em dia.
Hoje, em Aldeia (Camaragibe-PE), reunimos muitos amigos para correr. Eram dentistas, médicos, biólogos, militares, engenheiros, advogados, administradores, motoristas, micro-empresários e professores com o objetivo comum de correr 30 quilômetros. Podemos considerar isso uma grande CONQUISTA coletiva, pois reunir os amigos corredores já é um processo consolidado na ACORJA.










A largada foi no quilômetro 14 da Estrada de Aldeia. Partimos às 6 horas por um percurso completamente asfaltado, mas com muita vegetação margeando as estradas.










Na primeira metade da corrida, Lula sacrificou parte do seu treinamento e ficou responsável pelo apoio aos atletas, nos agraciando com paradas estratégicas para tomar água e isotônico.












Hoje, tivemos a companhia de Isabela Cunha e Ésio Cursino, blogueiros e corredores pernambucanos.





Estiveram presentes atletas de todos os níveis, não existindo diferenças de idade, sexo, desempenho físico, cor ou classe social, sendo o RESPEITO mútuo uma ordem entre os corredores acorjianos. Abaixo, as primeiras fotos da nossa aventura rumo a cidade de São Lourenço da Mata.










Lula mais uma vez preparado para auxiliar os atletas que estavam seguindo pelo trecho de Mata.










Ricardo Magalhâes com o pé no acelerador.
Alguns atletas da ACORJA tem inúmeras participações em corridas nacionais e internacionais, grandes conhecedores de maratonas e ultramaratonas. Estas criaturas dividiram a alegria de correr com aqueles menos experientes, compartilhando histórias, dicas e conselhos em um verdadeiro processo de SOCIALIZAÇÃO. Não é só o interesse momentâneo da corrida. Aqui, a perspectiva de SOCIALIZAÇÃO vai além do processo de identificação dos indivíduos em grupos. Para a ACORJA, ela é idealizada numa perspectiva interacionista, estabelecendo um vínculo entre o conhecimento de si e o conhecimento do outro, a construção de si e a construção do outro (Mollo-Bouvier 2005).




















Algumas ladeiras estavam presentes nesse desafio matinal. Abaixo, Paulo Sobral "ladeira abaixo" em seu momento Dean Karnazes.
Paulo Sobral, o Dean Karnazes da ACORJA.














Mais uma parada no km 10, em frente ao Posto Policial do Bairro de Tiúma, São Lourenço da Mata.












Depois, no retorno, o grupo já estava completamente dividido e agora era "ladeira acima."
Almir "ladeira-acima".


























































































Isabela Cunha, a mais nova acorjiana.
















Henrique e Almir seguiram em perfeita sincronia.







































Isabela Cunha já tem CAPA DA RUNNER'S!



















Henrique e Almir, novamente em perfeita sincronia.











Evandro, você poderia correr mais 30 km, parabéns!













Júlio Cordeiro seguindo para o seu último km.









Nesse longão não houve primeiro e nem último lugar, todos foram vencedores do desafio de correr 30 km. Na confraternização, lanche para todos.











Depois, na casa de Júlio Cordeiro, um Gatorade Espumoso acompanhado de boa conversa.


Mário Sérgio, a ACORJA concorda com você, correr proporciona CONQUISTAS, RESPEITO e SOCIALIZAÇÃO.

12 comentários:

  1. Gilmar, suas fotos,sua presença,seus relatos estão cada vez melhores!!Vc disse tudo quando se refere à socialização da Acorja!!Na verdade, toda a Acorja é um belíssimo patrimônio que deve ser zelado e lapidado como um pérola de brilho intenso e duradouro!!Como dizia o grande Filósofo Aristóteles:Somos o que fazemos repetidas vezes,por isso, o mérito não está na ação e sim no hábito!!!Abs e longa vida para tudo isso!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Gilmar. Essa Equipe é realmente sensacional e nos inspira demais. Para nossa sorte estamos na companhia de Paulo Picanha, Marinês e jacqueline aqui em Punta del Este e podemos aproveitar um pouco dessa energia Acorjiana por aqui também. Fora tudo isso, suas fotos são sensacionais pois trazem mais do que o instante do clique, trazem o clima e o sentimento que acompanham esses treinos perfeitos de vocês. Será que Lula ministra um curso de estágio para mim? Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  3. Esses treinos...só dá água na boca. E você soube transcrever muito bem, em palavras e em imagens. Sensacional Gilmar! A última foto da Isabela é digna de capa de qualquer revista de corrida, e o sorriso dela demonstra o prazer pela atividade. Belo clic.

    ResponderExcluir
  4. um êxtase!!!
    as suas fotos, e seus relatos, nos fazem viajar... até as paisagens pernambucanas, e mais além, até onde o sonho de correr nos levar!

    um grupo de corredores unido pelo prazer de conquistar amigos e kms: acorja!!!

    parabéns!!!
    bjs
    elis
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Paulo,
    Como sempre, muito gentil e habilidoso com as palavras. Hoje foi um dia especial. Aquele final lá na casa do Júlio laureou o nosso longão de sábado. Ainda estou muito feliz por acordar às quatro horas da manhã para correr com a ACORJA.

    Miguel,
    Boa sorte na missão de se divertir por aí com essa turma tão simpática. No futuro, estarei com vocês nas maratonas. Já estou esperando o seu próximo relato! Fotografar gente bonita em lugares bonitos é sucesso garantido, assim fica fácil! Acho que o Lula não pertence a esse mundo, ele tem um poder fabuloso de agregar as pessoas, por isso ele é o presidente da ACORJA. Desejo 42 km de muita festa para vocês!

    Ricardo,
    Nessa manhã de sábado estávamos no maior alto astral. Fotografar esse povo ficou fácil, apenas apertei o botão da câmera.

    Elis,
    Correr com os amigos faz muita diferença. A ACORJA tem ampliado cada vez mais essa filosofia de juntar amigos e corridas em um estilo de vida saudável.

    Amigos, obrigado pelos comentários. Considero cada palavra de vocês como um presente.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  6. Sem palavras,você falou tudo,mostrou tudo,não haveria forma de descrever melhor,mostrar melhor...como sempre digo,companhias perfeitas,num dia de clima perfeito,percurso perfeito=prazer sem limites,incontáveis ganhos...vida longa a Acorja,saúde e ânimo a todos pra enfrentar com tanto amor e disposição novos desafios.Amo muitooooooooooo tudo isso!Ju Job.

    ResponderExcluir
  7. Ju,
    Você correu tanto que eu não consegui te fotografar. Esse clima do longão de sábado está cada vez mais contagiante. Correr,fotografar e escrever com e sobre a ACORJA é fácil, tem muita gente de bem com a vida reunida, isso é inspirador. O blog é o reflexo da nossa filosofia de vida.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  8. Juliana tava, mais uma vez, com a "mulesta dos cachorros" pra variar... Nós estamos com o grupo extensao do ACORJA em alegria = GRUPO BALEIAS!!!Aqui encontramos um grupo Acorsa!! rsrsr falsié rsrsr Em breve nos encontraremos..
    PS: Caniço, tuas pernas estao mais grossinhas...hehehehhehe.. filé de crustáceo!!!

    ResponderExcluir
  9. Jaqueline,
    vi o relato da maratona no blog da Mayumi. Estavam também os pernambucanos Marinês e Paulo Picanha na farra com os BALEIAS. Qualquer dia desses estarei com vocês em uma maratona. Ainda preciso correr um pouco mais. Dia 12/09 estarei na Meia Maratona de Natal. Obrigado por prestigiar o nosso blog.
    É isso!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  10. Show de bola suas fotos, heim, amigo Gilmar.
    Parabéns pelo trabalho!

    Abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  11. Kleber,
    Sempre digo que fotografar gente bonita e alegre em um percurso maravilhoso fica fácil, é só apertar o botão.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  12. Nossa, adorei as fotos. Meu pai (o Henrique) já tinha falado do seu blog, mas só tive oportunidade de ver agora. tá de parabéns!!!!

    belíssimas fotos!!!

    ResponderExcluir