Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

terça-feira, 4 de setembro de 2012

MARATONA MAURÍCIO DE NASSAU 2012 - ÚLTIMA CHANCE


Em 2010, quando foi anunciada a Maratona Maurício de Nassau em Recife, os corredores de longa distância comemoraram muito. Mais do que um sonho realizado, essa prova colocaria a cidade no circuito nacional de maratonas. Viva!

Com a promessa de sua terceira edição para o dia 30 de setembro de 2012 e apostando em um novo percurso, gostaria de dizer que para muitos essa maratona está em cheque, ou seja, será a última chance para a organização do evento se redimir de todas as falhas cometidas nos anos anteriores e recuperar o prestígio da prova.


Muitos amigos maratonistas já confirmaram que nunca mais participarão dessa prova. Ficaram muito decepcionados com as falhas. Além da constante mudança de data, que é um aspecto negativo gravíssimo, existem muitos relatos de corredores que se sentiram abandonados à própria sorte pela organização da maratona.

Para aqueles que finalizam uma maratona entre quatro e cinco horas, é muito importante que os postos de hidratação cumpram o seu papel, providenciando ÁGUA GELADA para todos, principalmente nos quilômetros finais, pois estamos falando de um calor em torno dos 30°C.

Em sua primeira edição, em novembro de 2010, finalizei a maratona com 04h12min. Lembro que corri sozinho do Shopping Tacaruna até a Rua da Aurora. Não existia ninguém para me apoiar, aplaudir ou incentivar. Até o agente de trânsito que na ida estava na Ponte Limoeiro para organizar o trânsito, na volta, tinha abandonado o posto, deixando-me a mercê do semáforo e da boa vontade dos motoristas. A minha sorte, e a de muitos outros de minha equipe, é que um amigo ficou próximo ao Palácio da Justiça (Praça da República) e providenciou um copo de água gelada. Bebi um pouco o joguei o restante no corpo, que parecia ameaçar desnaturar a qualquer momento. Estava no meu limite.

Em 2011, uma lesão grave não permitiu que eu participasse dessa prova. Assim, como mero espectador, pude registrar falhas medonhas para uma prova internacional.

Explico. Para atrair mais atletas e dar oportunidade para aqueles que ainda não estão preparados para os 42 km, os organizadores também realizaram provas de 5, 10 e 21 km. Essa iniciativa foi boa, colocando mais gente na prova. Assim, após assistir a largada, fui para a Ponte 12 de Setembro (Ponte Giratória) com minha câmera fotográfica no intuito de registrar os corredores. Para meu espanto, o staff responsável por indicar aos atletas a direção correta estava em dúvida quanto ao percurso, que deveria ser pela Rua da Alfândega, e não pela Rua Alfredo Lisboa. Percebi isso exatamente quando os primeiros atletas da prova de cinco quilômetros apontavam na cabeceira da ponte. Salvei a situação indicando o caminho correto aos velozes atletas que passaram disputando o primeiro lugar nessa categoria.

Um staff que não sabia o percurso? Como assim?

Outra falha foi uma cena inacreditável, parecia roteiro de cinema. Por falta de um staff ou marcação vertical para indicar o percurso correto, o pelotão de elite feminino, que largou na frente e já estava retornando de Boa Viagem, erroneamente entrou à esquerda, na Rua Primeiro de Março, seguindo pela Ponte Maurício de Nassau. Na realidade, elas deveriam seguir em frente e entrar à esquerda, na Avenida Rio Branco. A cena foi muito estranha, pois o pelotão masculino, que vinha logo atrás, fez o percurso correto, criando uma maratona com percursos paralelos simultaneamente: o pelotão feminino correndo pela Rua Martins de Barros e o masculino seguindo pela Ponte Princesa Isabel.
Parecia inacreditável, mas estava acontecendo.

No final da prova, alguns amigos disseram que tiveram problemas com o trânsito, que em alguns momentos dividiram perigosamente a rua com os carros. Muitos foram até insultados pelos motoristas. Imagino o transtorno...

Fico me perguntando por que a organização da Maratona Maurício de Nassau não colocou com bastante antecedência faixas informando aos motoristas do Recife que o trânsito estaria interrompido naquele dia, indicando um percurso alternativo, como acontece nas grandes cidades que recebem uma maratona internacional. Problemas com a CTTU ou falta de planejamento antecipado?

Nessa segunda edição, em 2011, muitos se queixaram da falta de ÁGUA GELADA no final da maratona. Isso é um convite para o atleta desistir. Também é um convite para o atleta pensar duas vezes se é melhor fazer uma maratona aqui, na sua cidade, ou seguir para o Rio de Janeiro ou Porto Alegre em busca de uma corrida que trate bem os corredores.

Sinto muito em dizer que uma premiação alta e o sorteio de um carro não farão da Maratona Maurício de Nassau 2012 um grande sucesso.

O sucesso acontecerá se a prova tratar o corredor com atenção, carinho e respeito.

Amigos organizadores, não desperdicem a chance de tornar a Maurício de Nassau uma grande prova do circuito nacional de maratonas, por favor, eu imploro!

Gilmar Farias - Maratonista

Se gostou, deixe uma sugestão/comentário para tornar essa maratona um sucesso nacional.

14 comentários:

  1. Estou de acordo. E ainda incluo que a divulgação do percurso não esta clara. Deixa muito a desejar o desenho publicado. Virou circuito? A hora da largada? Altimetria?
    Afonso.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que as falhas sejam corrigidas e que a prova continue a fazer parte do calendário nacional de maratonas, Gilmar. Espero ter um dia a oportunidade de participar dela.

    Abraços e boa prova a todos que estiverem presentes nessa edição 2012.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a todos. Concordo com Gilmar, uma boa maratona não é feita apenas de bons premios, uma boa maratona tem o dever de tratar bem os corredores, quando digo tratar bem é no sentido amplo ou seja desde as informações corretas na divulgação da prova, respeitar o que estiver descrito no regulamento, não deixar informações referentes a corrida para ultima hora, pois muitos atletas fazem uma programação para uma maratona com bastante antecedência.
    Corredor que ser bem tratado do inicio ao fim da corrida, portanto os organizadores devem atentar aos detalhes.

    Sds
    Henrique (ultramaratonista)

    ResponderExcluir
  4. Essa "nossa" Maratona internacional está perdendo a credibilidade, se não já perdeu. Não tem data fixa e agora essa de mudar também o percurso, sem falar em alguns outros ítens que deixa a desejar, levando em consideração alguns eventos por esse Brasil afora.
    Ainda espero que um dia possamos fazer elogios a Maratona maurício de Nassau.
    saudações, Jonas

    ResponderExcluir
  5. Gilmar, permita-me acrescentar dois fatos que deixaram muito a desejar: as camisas dos kits dos anos anteriores ( 2010 transparente e a de 2011 de tamanho único que não entrou em mim - e olhe que não sou "gordo" ). O percurso de 5 Km em 2011 tinha, pelo menos, 6 Km.

    ResponderExcluir
  6. muito bacana sua avaliação da prova, Gilmar!
    acho que é isso que você falou: tem que tratar o corredor com respeito, e isso pra mim significa dar ao corredor todas as condições pra ele possa correr com segurança, hidratação, marcação de quilometragem, sinalização do percurso...

    no Nordeste, acho que as largadas têm que ser bem cedo... no máximo às 7h... o calor pega!

    torço pra que os organizadores sanem esses problemas e a Maratona Maurício de Nassau possa se tornar referência no calendário nacional de provas!

    abração!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Gilmar, mas, como fiz parte da organização da prova e posso afirmar algumas coisas, nao como desculpa mas como justificativa para alguns erros cometidos...

    1 - Essa foi a primeira maratona oficial de nossa cidade. NENHUMA assessoria, órgao, produtora ou qualquer outro componente, estava acostumado ou tinha experiencia para a realizacao de uma prova desse tamanho. Até entao, só tivemos provas de meia maratona e a distancia entre os pontos e o tamanho do percurso foi subestimado por nós...

    2 - CUSTOS, o valor cobrado pela inscrição, nao cobre os CUSTOS de uma prova desse tamanho e, de contra partida, é um preco ALTISSIMO para a região... acho q é a inscrição de maratona mais BARATA do Brasil... ara se ter ideia, so de taxa para a CTTU vão cerca de 6mil reais...

    Concordo que algumas coisas ja poderiam ser feitas, tais como, DATA FIXA, Largada a tarde, melhorar pontos de hidratacao, entre outros...

    esse ano, vou para a corrida como corredor e confesso que nao gostei do fato de ser 2 voltas no mesmo percurso e outras coisas... creio q as coisas aconteceram de traz pra frente... eramos para ter feito intercambios, estudado mais... e depois q tive oportunidade de correr maratonas em outras cidades, posso afirmar que é INDISPENSAVEL a presença de pessoas que correm, participam de provas pelo mundo, ao menos como conselheiras, na organização da prova !!

    #ficaadica

    ainda nao defini se vou para a prova, perdi meu pai nos ultimos dias e o ânimo para treinar se foi... mas a vontade de fazer mais uma maratona esse ano esta pulando dentro de mim... vamos ver ne??

    abracao e saudade do povo acorjeano !!

    ResponderExcluir
  8. Amigos,
    Agradeço imensamente as sugestões enviadas até o momento.

    Agora, seguem as minhas propostas para uma Maratona Maurício de Nassau melhor:

    1. ÁGUA GELADA de três em três quilômetros em todo o percurso, principalmente nos últimos postos de hidratação da maratona;

    2. ISOTÔNICO GELADO em três postos de hidratação a partir da meia maratona;

    3. FAIXA informando aos motoristas que haverá uma maratona no dia 30/09 (domingo) e que o trânsito estará interditado no local;

    4. TRÂNSITO INTERDITADO/CONTROLADO nos cruzamentos;

    5. BANANA e MELANCIA próximo ao quilômetro 30 (Praça de Boa Viagem). A elite não liga para isso, mas a maioria que vai encarar os 42 km certamente vai se sentir prestigiada;

    6. MARCAÇÃO VERTICAL eficiente indicando a quilometragem percorrida;

    7. BANHEIRO QUÍMICO (com papel higiênico) ao longo do percurso (LARGADA, km 05 e km 10, se confirmado o percurso 2x Marco Zero – Boa Viagem);

    8. ÁGUA, ISOTÔNICO GELADO e FRUTAS na chegada.

    9. POSTO MÉDICO e socorristas volantes (equipados com rádio, moto ou bicicleta)

    Outras sugestões como: spray analgésico, coca-cola, DJ botando som, massagem, sorteio de prêmios, medalha bonita, camisa de qualidade e outras coisinhas podem fazer a diferença, mas, no meu julgamento, são secundárias.

    Espero ter contribuído para que a MARATONA MAURÍCIO DE NASSAU, em Recife (PE), seja um sucesso nacional e que vire referência de organização técnica. Acredito!
    Boa sorte aos organizadores!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  9. Confesso que ficamos muito felizes quando surgiu a oportunidade de termos de volta uma maratona no nosso Recife e do porte que nasceu a maratona Mauricio de Nassau em 2010 e 2011 fiz as duas e acredite vou sempre prestigiar as corridas que são feita em nossa cidade, especialmente quando se trata de maratona 42km, somos um equipe(ACORJA - dos Corredores do Parque da Jaqueira) gostamos de longa distância e treinamos sempre focando as maratonas e Ultramaratonas no Brasil e no exterior.
    Sendo assim temos algumas sugestões para contribuir com o engradecimento de nossa Maratona Mauricio de Nassau.
    Antes gostaria de parabenizar a ideia do nosso amigo Gilmar.
    1) Se queremos atrair corredores de outros estados, temos que atentar para a data de nossa Maratona e manter um intercambio com outras organizadores para não chocar datas, como está ocorrendo no dia 30/09 - (Floripa e Foz de Iguaçu)
    2) O mês tem que ser fixo, temos que escolher um mês que fique na memoria dos maratonistas nacionalmente,percebam que algumas maratonas no Brasil: Porto Alegre (abril), São Paulo (junho) Rio de Janeiro (junho) creio que no nordeste os meses que são mais ameno e justamente entre os meses de maio a julho, sendo assim vamos pesquisar o calendário das maratonas em nosso pais e definirmos o mês mais adequado para realização da nossa Maratona.
    3) Horário é um ponto importantíssimo para os maratonistas, que tal larga a maratona o mais cedo possível ou fazermos um estudo/pesquisa para realizarmos nossa maratona a partir das 17 horas(noite).
    Os pontos abordado por Gilmar é de suma importância para encantarmos os maratonistas, porque é o que vivenciamos quando realizamos as maratonas em outros estados e fora do país.

    Recebam as nossas sugestões como críticas construtivas, porque é nosso desejo que tenhamos uma Maratona que encante todos atletas e que os mesmos a terminarem já fiquem pensando no próximo ano com a data já definida.
    Nota: As premiações são importantes, mas só conseguimos atingir uma pequena parte dos atletas e na maioria das vezes os profissionais do pedestrianismo que visam só a premiação, mas as maratonas ela só existem, porque temos o amadorismo, os amantes da corrida de rua.
    Abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gilmar. Polêmico assunto! É muito difícil organizar um evento, né? Nem imagino como se mantém a água gelada por algumas horas e para tanta gente, a esta temperatura ambiente! Mas deve ter um jeito, né? Tem que se consultar os organizadores que já fizeram provas nestas condições climáticas! Vc sabe que, falando em maratonas, a de Nova Iorque, este ano, não vai ter guarda-volumes? Parece que estava demorando muito para que os atletas conseguissem pegar os seus pertences ao final da prova. Assim, tudo que o atleta levar para a largada e não for usar, terá que deixar para doação. É, cada local com um problema! E tratando-se de prova grande, maior é o problema! Não tem nem como eu opinar sobre os problemas, pois nem conheço direito ainda o que é uma maratona! Mas que dá gosto de correr uma prova bem organizada, ah, isso sem dúvidas. Vamos torcer para que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
  11. Sou corredor do candeias running e estaremos na maratona Maurício de nasau

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Gilmar. Posso dizer em nome do grupo que ficamos contentes quando temos o nosso trabalho e dedicação reconhecidos por alguém, ainda mais quando se trata de uma pessoa experiente no mundo da corrida como você. Hummm...vocês da ACORJA como sempre fazendo os longões né....rsrs...Estamos nos organizando para começar a fazer esses longos e o primeiro percurso sugerido foi exatamente esse que vocês fizeram. Seria uma honra para o grupo correr com vocês, pena que realmente estávamos concentrados para o CICORRE, com foco no descanso, hidratação e reposição energética...rsrs! Esperamos encontrá-los um dia...rsrs! Vocês estarão na Maratona da Maurício de Nassau?? Bons treinos...AlohA! Ahh Gilmar...lembrei de outra coisa que queria comentar com você: qual a vantagem/diferença em correr com a polaina? Seria bom para quem sofre de canelite (como é o meu caso por exemplo)?? Percebi que Lula Holanda sempre corre com elas, mas procurei coisas relacionadas na internet mas não encontrei tantas e por isso gostaria de saber de você se correr com elas aliviaria as dores de canela, tem haver??? Obrigado pela atenção e aguardo retorno. Atenciosamente, Rafael da C. Lima...Candeias Running!

    ResponderExcluir
  13. Gilmar, parabéns pelo comentário. Um dos participantes do meu grupo (Corredor Style), aqui da cidade de Paulita/PE, concluio a 2ª Maratona Maurício de Nassau (2011) com o tempo de 04h:47min e ficamos muito tristes com o descaso, pelo qual esses corredores passam por parte da organização da prova. Na sua chegada, se não fosse os familiares e alguns amigos que estavam ainda aguardando ansiosos,ele estaria sozinho. Eu estava bem em frente ao local em você e alguns corredores do Acorja se encontravam, próximo a linha de chegada. Lembro como se fosse hoje, chuva que Deus mandava e se não fosse o isotônico que eu havaia ganho na conclusão dos meus 05km, e que eu tinha guardado, ele só teria um copo com água na sua chegada, fora o ambiente vazio, sem nenhum acolhimento por parte dos organizadores. Eu acho que para quem está fazendo sua primeira maratona, foi um choque tremendo e conforme palavras do meu amigo corredor naquele momento "nunca mais ele faria outra maratona", pois o desgaste foi muito grande e incentivo nenhum. Graças à Deus, isso passou e hj ele já pensa repetir a dose não esse ano, faremos 21 km, quem sabe em outra oportunidade e levando o nosso Grupo com ele.

    ResponderExcluir
  14. Gilmar,muito boa suas colocações. Participei hoje pela primeira vez nesse evento, fiz os 21km,levando em consideração os pontos que você citou, alguns foram melhorados, outros ainda deixa a desejar, por exemplo, ao final da prova se ter frutas, não houve, outra falha que observei foi em relação a quantidade de banheiros, para um evento desse porte o número tem que ser maior, a fila do feminino estava quilométrica, iniciou a prova e as pessoas aguardando para ir ao banheiro, coisas que não podem acontecer, detalhes que precisam ser corrigidos. Enfim.... gostei do evento, apesar de não ter ficado até o final, achei organizado, fiz uma boa prova e pretendo participar na próxima, que certamente será melhor.
    Atenciosamente, Mariland Sobral/ Olinda

    ResponderExcluir