Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

MACRO FOTO CORRIDA

A fotografia macro define-se como uma imagem feita a curta distância em que se tenta representar o objeto fotografado no tamanho mais natural possível, ou seja, na escala 1:1. Para isso, é necessário ter paciência e o equipamento adequado. Para fazer as fotos deste post eu utilizei uma câmera Nikon D90 e uma lente macro Nikon 105mm 1:2.8 (f/33).

Muitas câmeras digitais compactas já vêm com esse recurso, possibilitando o fotógrafo amador curtir um pouco desse universo de imagens fantásticas. É só procurar em sua câmera em que lugar aparece o desenho de uma tulipa, uma flor símbolo universal da foto macro, e focar nos detalhes. Você conseguirá fazer fotos espetaculares a curta distância.

Pensando nisso, fui resgatando os apetrechos de corrida que povoam a minha casa e decidi fotografá-los com uma lente macro, revelando detalhes e buscando sentindo em imagens inéditas no mundo das corridas.

Todos os objetos fotografados e aqui apresentados revelam sentimentos e informações pessoais. Porém, cada um pode buscar a sua emoção em cada uma dessas imagens, exatamente como se faz ao observar uma obra de arte. Curta cada imagem e lembre-se da corrida mais importante de sua vida. Vamos as fotos!

Sempre corto as etiquetas das camisas de corrida, principalmente aquelas do pescoço. Neste caso, a etiqueta do uniforme coral da equipe BALEIAS quase passou despercebida. Quando ganhei essa camisa do Miguel Delgado, fui cortar imediatamente a etiqueta e notei aquela minúscula baleia estampada. Que mimo! O Miguel Delgado pensa em tudo para valorizar os BALEIAS, por isso ele é o pop star do mundo das corridas. Nós, que somos subcelebridades, nos inclinamos a sua organização.

Lula Holanda, nosso líder maior, sempre manda estampar de forma discreta a frase “Deus é fiel” nas camisas da ACORJA. Muitas vezes, as letras são tão pequenas que só Deus percebe a sua intenção. Também costuma valoriza os detalhes e as cores da bandeira de Pernambuco nas camisas da ACORJA, principalmente o arco-íris.




Roupas de corrida geralmente são coloridas e atendem a todos os gostos. Os fabricantes utilizam novas tecnologias como as mais finas microfibras de poliéster e nylon para fornecer o máximo de conforto ao atleta. Mas, muitas vezes, esses detalhes tecnológicos passam em brancas nuvens, como os microporos de calção, por exemplo. Abaixo, uma série de fotos macro com detalhes interessantes das roupas de corrida.




O tênis de corrida talvez seja o tema mais recorrente no mundo das corridas, por isso caprichamos nas imagens. Vejam os detalhes de um Pegasus 26 completamente desgastado, a forma como o cadarço foi enfiado nos passantes do Adizero, o talão (calcanhar) de um Vomero 5 e o material utilizado para construir o seu cabedal.




Mesmo quando vou trabalhar, ao calçar os sapatos (geralmente tênis), de forma inconsciente sempre dou um nó em cima do laço. Mania de corredor, mas que é um detalhe crucial nas corridas de longa distância.

A hidratação também é um tema relevante na vida dos corredores e merece destaque neste post. Vejam o detalhe da garrafa de Gatorade, do copo de água e das importantes garrafinhas dos cintos de hidratação.









É muito importante se proteger do sol usando chapéu. Tenho alguns, mas o meu preferido é sempre o branco. Quando o calor impera, rapidamente o boné fica encharcado e logo começa a pingar o suor pela aba. Certa vez, durante a ULTRAMARATONA 300 km NATAL - RECIFE, esse gotejamento chamou minha atenção e ficou a ideia de registrá-lo. Deu muito trabalho, mas valeu a pena.




Usar o filtro solar é muito importante, todos sabem. Aqui em casa mora uma família de “branquelos” e os números 30 e 50 fazem parte do nosso cotidiano, inclusive nas roupas com proteção solar incorporada em sua tecnologia.


Qual o corredor de longa distância que nunca utilizou vaselina para evitar atritos e calos durante as provas? Esquecer de passar vaselina na virilha, dedos dos pés e mamilos pode condenar o corredor a um desnecessário desconforto pós prova. Eu uso vaselina sempre, ainda assim as minhas unhas nunca mais foram as mesmas.


Algumas pessoas só conheceram o alfinete de segurança depois que tiveram filhos ou viraram corredores de rua. Aqui em casa tenho algumas dezenas desse alfinetes, segurança dos muitos números de peito que já carreguei.

Alguns apetrechos tecnológicos ajudam a melhorar o nosso desempenho nas pistas de corrida. Relógios para marcar o tempo e Mp4 para determinar o ritmo de prova.




Em algumas camisas de corrida existe uma pequena alça que fica costurada na parte de trás da gola. Ela serve para passar e fixar melhor os fios do fone de ouvido, você sabia?



É muito bom ganhar uma medalha, mas é melhor ainda ganhar um troféu. Essa valiosa lembrança pode ser comparada ao oscar, representando a sua melhor performance naquele ano.


As medalhas também podem informar o tipo de pisada do corredor que serviu como modelo para tal comenda. Nesse caso, o corredor tem a pisada pronada.

Frutas, rapadura, BCAA e saches de gel de carboidratos são as armas secretas para manutenção e recuperação dos amantes das longas distâncias. Só não dá pra entender como a ciência conseguiu clonar animais e viajar para lua, mas não conseguiu criar sachês de fácil abertura durante as corridas. Muitas vezes tenho a impressão que os meus incisivos vão cair ao arriscar abrir com os dentes o sachê de algumas marcas de gel. Assim, o detalhe da abertura do sache na foto serve de alerta na hora de escolher a sua marca de carbogel.




O "cardápio" de leitura geralmente aumenta depois que o sujeito se apaixona pelas corridas de rua. Mensalmente esperamos ansiosamente pelas revistas especializadas no assunto... 

Se você não gosta de estudar fotografia, mas tem uma boa câmera, selecione a função com a figura de um corredor para garantir excelentes fotos dos amigos durante uma prova. Abaixo, na última foto deste post, apresento o detalhe do botão de controle de minha Nikon D50. Até as câmeras tem uma função exclusiva para os corredores. Que privilégio!

Gostaram? Então deixem os seus comentários !!!

44 comentários:

  1. Um show de imagens!!! Maravilha de post Gilmar, muitos detalhes que realmente passam despercebidos. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Foi muito divertido pensar e fazer todas essas fotos. Espero que tenha suscitado alguma emoção no seu espírito de corredor.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. oi, gilmar!!!

    muuuuito legal!
    parabéns!
    um post que revela em nós, seus leitores, emoções, sensações, recordações...

    você acredita que nem bem havia começado a ler seu post, e já fui correndo procurar a tal tulipa na minha câmera???? rsssssss
    a minha tem uma também!!!!
    oba!!!
    e só agora aprendi pra que serve;)
    e já testei;)

    a baleia na etiqueta é um charme;)
    e eu nunca havia observado aquele detalhe pra prender os fones nas camisetas de corrida!!!
    e as minhas unhas...
    ah, as minhas unhas... kkkkkkkkk
    tenho uma que ainda não se recuperou da maratona de são paulo do ano passado! rsssssss

    parabéns pelo post, gilmar!
    obrigada por partilhar conosco não apenas a dica valiosa de fotografia, mas todas essas sensações registradas pela sua câmera, e de certo modo gravadas na alma de cada corredor;)

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal as fotos. Acho que vou pegar a minha XTI e dar uns cliques.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gilmar,
    sensacionais as fotos! Tem um blog de fotografia que acompanho, do Globo, que é http://oglobo.globo.com/blogs/fotoglobo/. Você devia enviar algumas dessas fotos para lá para serem publicadas.
    A que mais gostei foi da gota de suor caindo do boné, mas tem várias com grafismo bacana e detalhes que normalmente passam despercebidos.
    Muito bacana mesmo,
    parabéns!
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gilmar,

    Sempre sensacionais as suas fotos. Sem palavras para a sua criatividade e sensibilidade ao fotografar itens que geralmente passam desapercebidos por nós corredores.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Elis,
    O objetivo era despertar lembranças e emoções em cada corredor, exatamente como os quadros de um museu.
    Confesso que a charmosa etiqueta BALEIAS foi um convite para a realização desse projeto.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Alessandro,
    Se você colocar um filtro "close up" poderá obter imagens espetaculares.
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro utilizar o macro, os detalhes garantem fotos lindíssimas.
    Seu post ficou excelente, mostrando tantos detalhes que passam desapercebidos. Parabéns!

    Grande abraço Gilmar!

    ResponderExcluir
  10. Sérgio,
    Obrigado pela dica. Também gostei muito da foto da gota de suor, mas deu um trabalhão. É que foto macro exige muita luz e às vezes disparar a câmera em alta velocidade (para congelar opingo) pode deixar a imagem escura.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Dani,
    Ainda bem que você gostou. Se eu tivesse consultado os amigos corredores seguramente teria mais ideias para fotografar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Drica,
    Só nos últimos tempos tenho explorado um pouco mais esse recurso. Não existe limite para a criatividade. Associada ao alegre mundo das corrida, fotografar fica mais fácil.
    É isso!

    ResponderExcluir
  13. Muito,muito impressionantes!Alguém,POR FAVORRRRRRRRRRRR...coloque essas fotos na mídia,o mundo precisa descobrir não só o talento,mas também a sensibilidade de Gilmar.Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Juliana,
    Que bom que você gostou das fotos. Se tiver alguma sugestão, é só falar que eu clico. Cada corrida é um flash!
    Vamos correr amanhã? Parque da Jaqueira as 5:10.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Vc realmente é de outro planeta nesse ramo de fotografar!!Que sensibilidade,que diferente,que original!!Sentimos sua falta no treininho básico da Acorja no último sábado(40 km)!!Melhora rápido dessa lesão e volta logo!!A Acorja te espera de braços abertos!!Abraço!!

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso Post, obrigada por nos ensinar a obter essas imagens. Como não sou do ramo de fotografias, jamais iria imaginar o significado da tulipa. E obrigada também, porque agora sei como posicionar meus fones de ouvido nas camisetas de corrida com o apetrecho.

    ResponderExcluir
  17. Paulo,
    As corridas da ACORJA servem de inspiração para tudo, até para fotografar. Obrigado pela companhia. Domingo corri 14 km com Lula e Segunda fiz 8 km. Hoje fiz muitos exercícios. Amanhã, quarta, vou correr com Juliana e espero fazer pelo menos uns 10 km. Preciso acumular quilômetros para sobreviver as maratonas que começam em 90 dias. Volto aos longões no dia 07 de maio.
    Abração

    ResponderExcluir
  18. Eliete,
    Obrigado. Vamos aproveitar a onda e fazer mais fotos diferentes.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  19. Karacas irado, gostei e muito Gilmar, irado !!! Toda vez que vejo essa camisa colorida com a cruz me lembro dos atletas nos 100km de Cubatão 2010. Só cabra bom !!!!rs

    ResponderExcluir
  20. Joka,
    Obrigado! Esses ultramans com as bandeiras de PE estampadas em suas camisas são conhecidos por aqui.
    Abração e bons treinos!

    ResponderExcluir
  21. Lindas fotos, Gilmar. Verdadeiras obras de arte. Parabéns por elas! Encantam e fazem pensar na importância que têm na vida os pequenos detalhes.

    Abraço!

    Fábio Namiuti

    ResponderExcluir
  22. Meu caro Gilmar. Do jeito comedido Baleias inicio esse comentário dizendo que TE AMO! Você é um artista. Na imagem e nas letras, mostrados ao mundo desde o relato sobre a Ultra Acorja na Contra Relógio de janeiro 2011. O seu carinho com seus súditos Baleias revela a imagem de um Rei. E sua inscrição em Assunção me faz pensar, em agosto, numa poça d´água onde poderei me deitar para te permitir superar o obstáculo sem macular seus pés. É desse jeito simples que penso nossa amizade. Você é legal demais. Só falta arrumar um número TIM que aí eu falo com você sem limite!! Grande abraço. Ah! Esqueci de dizer porque eu estava de manga comprida na Corrida da Ponte. É porque ...ih o google deu pau....

    ResponderExcluir
  23. Fábio,
    Fico feliz por você ter gostado das fotos. Já estava trabalhando nessas imagens há uns dois meses. Só faltava inspiração para escrever...
    Abração!

    ResponderExcluir
  24. Miguel,
    Já entendi que o jeito exagerado BALEIAS é uma forma original de dizer "eu te amo".
    Estarei em Assunção para uma grande confraternização do mundo que corre, no I Congresso Internacional Baleias de Maratonistas Blogueiros (e outros).
    Vou providenciar um Tim Infinity Pré e te informo o número em breve.
    Esse mistério da manga comprida na Corrida da Ponte dá, no mínimo, uma boa crônica. Quem sabe um romance. Mistério...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Gilmar!
    Sempre a surpreender com as tuas imagens maravilhosas!
    Muito original este post. De certeza que mtos corredores que seguem assiduamente o teu blog se conseguiram rever nos teus comentários.
    Forte abraço! Agora de Angola...
    Milton
    http://runningroutes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Milton,
    Obrigado. Espero que as fotos emocionem muita gente pelo mundo.
    Quem são aquelas pessoas que aparecem no seu último post? Você está morando em Angola?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. •●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    ɷ("ړ)ɷ

    EU CURTI O POST, MUITO LEGA!!!

    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  28. Marli,
    Valeu! Boas energias para você também!

    ResponderExcluir
  29. Ai, que legal. Não tenho talento para fotografia, mas amo...
    Parabéns!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  30. João meu colega de trabalho.
    Armindo e Cabral os seguranças da pista de atletismo aqui em Luanda.
    José.. é o José Socrates, Primeiro-Ministro que em 6 anos arruinou Portugal. :)
    E sim! Vivo em Luanda agora. Durante um ano.
    Forte abraço. Continua com as fotos e textos inspirados!
    http://runningroutes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Você Realmente é um verdadeiro artista cara! Parabéms continue assim Deus te abemçõe! João Fxbn

    ResponderExcluir
  32. Adorei as imagens, ficaram incriveis.

    ResponderExcluir
  33. Maravilha seus posts Gilmar!
    Imagens show!!
    E o negócio da camisa, legal, eu não sabia dessa ainda}!!!
    Correndo e aprendendo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  34. Gilmar, mandei meu Garmin para uma assistência em Campinas SP, o cara disse que o problema é na placa.Como ele não mexe na placa quer devolver sem consertar. Você conhece alguém que mexa com isso?
    Abraço Vanessa

    ResponderExcluir
  35. Gilmar
    Vc sempre inovando em seus posts.Como é interessante ver de um outro ângulo detalhes tão pequenos (e importantes)que fazem parte de nossas corridas e que em geral nos passam desapercebidos.Abrç.

    ResponderExcluir
  36. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Não tinha visto esse post antes, pois fiquei sabendo através do blog da Elis que ela mencionou vc lá agradecendo sobre os bizus da MACRO, o post ficou excelente Gilmar vc aliou as fotografias que vc gosta tanto com o mundo corrístico realmente é cada detalhe que muita das vezes passa desapercebido um deles é esse bizu que vc falou da pequena alça da camisa que dá para por o fio do Mp4...muito boas as dicas campeão...Parabéns...

    Boa semana e bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  37. Fabiana,
    Tenho certeza que uma boa máquina fotográfica lhe conquistaria.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  38. João,
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  39. Dart,
    Com o mundo inteiro correndo o que não falta é inspiração.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  40. Vanessa,
    Espero que as imagens sirvam de inspiração para você correr ainda mais. Não tenho informações sobre conserto de Garmin, infelizmente.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  41. Augusto,
    Reconheceu o seu Adizero vermelho?
    Abração!

    ResponderExcluir
  42. Jorge,
    Pode acreditar, acumulei muitas informações e detalhes observados nas histórias dos blogs e dos amigos corredores. O resulto foi materializado nessas imagens. Obrigado por colaborar sempre.
    Abração!

    ResponderExcluir
  43. Gilmar! Vc arrasou, as imagens ficaram lindíssimas... amei. Vc é excelente.
    ééé... uummmmm.... então.... vou perguntar...
    se um dia a gente quiser usar uma dessas imagens no nosso blog, citando referências, pode?
    #prontofalei
    e se não puder, a amizade é a mesma, hein?
    Grande abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  44. Marluce,
    É claro que pode. Sinta-se a vontade para utilizar qualquer imagem dest post.
    Abração!

    ResponderExcluir