Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

domingo, 17 de outubro de 2010

VIII CORRIDA DO FOGO - 2010


Medalha da VII Corrida do Fogo - SESI - 2010 (Recife / Pernambuco)
 A Corrida do Fogo 2010 foi realizada hoje, dia 17 de outubro. A partida foi dada pontualmente às 8 horas da manhã em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, na Avenida João de Barros. A prova teve um percurso de dez quilômetros, com a opção de cinco quilômetros corrida ou caminhada.
Encontrei por lá Isabela, amiga da ACORJA, Leandro Flinker (amigo e professor da UFPE/Nutrição), Evandro Alemão, Cláudio Homem, Henrique e Bagetti, amigos viciados em corridas. Também encontrei um corredor de codinome “Chefe”, do município de Orobó, e que acompanha esse blog. Procurei as Irmãs Cordeiros antes da largada e não obtive êxito na missão.
Bastante água gelada, batedores, polícia de trânsito, agentes da CTTU e um percurso lindo com indicação dos quilômetros marcaram a boa organização da prova. O Corpo de Bombeiros colocou na Avenida Mário Melo um caminhão pipa e uma super-mangueira para refrescar os corredores que já tinham passado dos sete quilômetros de prova. Essa foi uma excelente ideia, pois o céu estava azul e a temperatura elevada.
Terminei a prova muito cansado e com o tempo de 47 minutos. Agora que estou experimentando corridas de 30 quilômetros parece que essas de menor quilometragem têm perdido a graça. Na linha de chegada recebemos medalha, chapéu, água, maçã, barra de cereal, isotônico e massagem (para aqueles que desejassem).
Parabéns ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a Fitfam pela organização da prova. Ainda assim, gostaria de fazer algumas observações de cunho construtivo que poderão contribuir para as futuras edições dessa corrida.
Hoje, fiquei muito decepcionado com a atitude de muitos motoristas de carros e ônibus que invadiram a faixa destinada aos atletas. Muitos corredores foram obrigados a subir as calçadas mal conservadas daquele bairro, principalmente nos cruzamentos da Avenida Mário Melo e, depois, na Avenida João de Barros. Alguns motoristas insultaram de forma exagerada os atletas e agentes de trânsito por conta dos congestionamentos. Posso afirmar que o último quilômetro oferecia risco à integridade física dos atletas. Talvez a utilização de cones isolando a faixa dos atletas fosse uma boa alternativa para as próximas corridas. Para um país que vai sediar a próxima Copa do Mundo e também os Jogos Olímpicos, existe a necessidade de mais investimentos na educação para o trânsito, além de mais tolerância por parte dos motoristas do Recife.
Aqui, o amigo Evandro Alemão fez o registro de minha passagem pelo Cais do Apolo durante a VIII Corrida do Fogo (imagem retirada do blog: http://www.maratonistaalemao.blogspot.com/)



26 comentários:

  1. Olá Gilmar. A vida de corredor não é fácil. Ao começar a circular pelo Brasil atrás das maratonas você verá o nível da falta de educação dos motoristas e o despreparo de todos para com as atividades esportivas. A situação chega a tal ponto que no ano passado um guarda de trânsito, pressionado num cruzamento, fez sinal com a mão para eu, corredor, parar para um carro passar. Claro que eu não parei porque no dia a festa era minha. Mas em algumas corridas é quase uma batalha. Por isso me surpreendi positivamente com Los Hermandos na Maratona de Buenos Aires. A cidade foi fechada para a maratona, que percorreu os pontos turísticos principais, e eu não vi um motorista bigar. No mais, parabéns pelos 47 min. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  2. Gilmar, você vai constatar que essa deseducação no trânsito não é exclusividade do Recife. Ele existe em várias cidades do Brasil e do Mundo. Não estamos preparados para os grandes eventos que estão por vir. Esse comportamento denota o nosso egoísmo, desrespeito e acima de tudo, sedentarismo. Percurso isolado, nem que seja uma faixa com cones, é o mínimo. Precisamos de segurança. Parabéns pelo excelente tempo na conclusão dos 10k.

    ResponderExcluir
  3. Gilmar, êta corridinha dura! Senti dificuldades agora para correr 10km já que estou treinando para longas distâncias. Aumentei 3 minutos meu tempo. Fora o forte calor, mormaço, e o final correndo entre os carros buzinando. Acho que preciso fazer uns tiros e treinar mais para 10km, afinal corrida de 10km tem todo final de semana aqui em Recife, e como não tenho tanta disponibilidade de viajar para correr 21 ou 42km, não posso desprezar essas corridas, preciso melhorar meu tempo e brigar por bons resultados .
    Encontrar os amigos e conhecer pessoas já vale qualquer corrida. Sempre é uma festa! Legal que conheci as irmãs Cordeiro. Também muito bom ver Evandro Alemão correndo com sua filhota. Quem sabe um dia correrei com minha filha também... Será que Laura um dia correrá com você? Tem muito chão pela frente, não é?
    Parabéns pela corrida.
    Abraços
    Isabela Bello

    ResponderExcluir
  4. Miguel,
    Depois de escutar os seus conselhos antes da Meia Maratona do RJ, desencanei completamente desse negócio de correr feito um desesperado para bater recordes pessoais. Curtir a prova é bem melhor. Acho que os recordes vem naturalmente, com a regularidade dos treinos.
    Bom saber que os argentinos estão caprichando nas corridas, um motivo a mais para participar da Maratona de Buenos Aires no próximo ano.
    Obrigado por deixar o seu comentário.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,
    Acho que os motoristas das grandes cidades deveriam correr e diminuir esse mau humor logo cedo, em pleno domingo. Seguramente, eles seriam mais felizes.
    Queremos saber o que tem depois da porteira, viu? Siga correndo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Isabela,
    De fato, sol forte e o tempo abafado foram os nossos inimigos. Vou continuar participando dessas corridas de 10 km, acho que é uma boa desculpa para melhorar o ritmo de treino, embora não seja mais prioridade pensar em tempo. Não tive a oportunidade de conhecer as Irmãs Cordeiros, foi uma pena. O Alemão conseguiu me fotografar lá no Cais do Apolo, senda esta a única imagem minha na corrida.
    Quando vou ao Parque da Jaqueira com Laura sempre damos uma corridinha.
    Em relação a corrida de hoje eu concordo com você, valeu pela festa!
    É isso!

    ResponderExcluir
  7. Gilmar meu camarada tirando o problema do trânsito parabéns a vc por mais uma corrida realizada para quem vem fazendo alta kilometragens nos longóes vc fez muito bem essa prova...Realmente é triste ver essas atitudes dos motoristas eu também por aqui no Rio já corri corridas assim, vamos torcer para que essa situação mude. Linda a medalha.
    Quanto a Ultra que vcs faráo vcs estáo de parabéns, caso eu consiga apoio é uma boa prova para eu fazer. Vou divulgar sim pode ficar tranquilo.
    Como foi prova e vc não poderia ficar parando para tirar fotos, hj não teve várias fotos né...rsss...

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  8. Jorge,
    Embora o Brasil tenha um calendário de corridas de rua bem movimentado, parece que as pessoas não se acostumaram com esse tipo de evento, principalmente os motorista.
    Seria uma honra se você participasse da nossa ultramaratona. Vamos dormir uma noite em Natal, local da largada, e depois em João Pessoa, que é a metade do caminho.
    Antes da corrida de hoje, duas pessoas me abordaram para dizer acompanhavam o blog e que viram a minha foto na RUNNER'S. Pena que não estava com a câmera para fazer esse registro...
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gilmar, parabéns pela corrida e lamento o fato acontecido com os motoristas, fato este que revela nada mais, nada menos do que falta de educação no sentido mais literal da palavra. É a nossa nação, o terceiro mundão que precisa ser ensinado, precisa ser educado por pessoas como vc, que vê no esporte e nas suas fotos, uma opção de vida saudável. Abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gilmar! parabéns por mais uma prova. Agora, esta da educação no trÇansito, é em qualquer lugar, e em corridas com poucas pessoas, é bem pior, pois somos em minoria! Uma vez, fui correr em uma cidade perto daqui, e no percurso, até um onibus entrou no percurso! Afff, tivemos que inalar a fumaça dele!
    Apesar disso, vamos tentando fazer com que todos entendam o que é "esporte"! Rs. Bons treinos!

    ResponderExcluir
  11. kd as fotos do corredo gerlúcio moura

    ResponderExcluir
  12. Gilmar, também lhe procuramos bastante, antes e depois da corrida, pena que não nos conhecemos, fica para a próxima prova. Concordo com você em relação à falta de educação dos motoristas do Recife, mas acho que esse problema acontece no Brasil todo, o que é uma coisa trite de se constatar.
    Engraçado que vi também Isabela, Bagetti e Paes entre outros acorjianos, só faltou você.
    Ah, vi sua foto na Runners, muito legal!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Nossa Gilmar. Você é um super corredor. Corre, fotografa, e ainda posta nessa velocidade recorde??? Parabéns. Ficamos te procurando também, mas na próxima trocamos celular para ficar mais fácil.Consegui terminar, mesmo com o sol de torrar. Preciso treinar pela manhã. Um abração!Mariana

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Gostaria muito de conhecer as Irmãs Cordeiros, famosas no mundo que corre e que "bloga". Fiquei ainda algum tempo na esquina da João de Barros, mas não tive sorte, acho que vocês já tinham passado.
    A pouca educação de alguns motoristas não é nenhuma novidade, porém o tratamento agressivo com os atletas e autoridades policiais foi espantoso.
    Sábado, dia 23, vamos fazer um longão na Serra das Russas. Vocês poderiam aparecer para fazer parte do percurso (ou ele todo!), o que acham?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Mariana,
    Postei nessa velocidade recorde porque, quando cheguei em casa, Ana Carolina e Laura já estavam de saída para o Parque da Jaqueira. Fiquei em casa sozinho entre 11h e meio dia. Assim, na falta do que fazer, fui escrever as minhas impressões sobre a corrida.
    Depois fui almoçar com a família e seguimos para o Cinema da Fundação para participar da oficina de cinema e assistir um filme.
    Parabéns, não tinha nenhuma dúvida que você iria concluir a prova tranquilamente. Agora, vai aumentando a quilometragem que em breve você estará viajando com o Júlio para as maratonas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Mayumi,
    Acho que os motoristas deveriam experimentar correr, seguramemnte eles mudariam de postura. Talvez o que tenha mais me preocupado é que tudo isso aconteceu nos últimos quilômetros da prova, bem próximo da chegada. Os corredores menos experientes estavam exaustos e muitas vezes não prestavam atenção ao trânsito.
    Vamos seguindo e correndo!

    ResponderExcluir
  17. Marluce,
    É uma pena constatar esses fatos. Se o mundo é assim, as empresas que organizam as corridas deveriam ficar mais atentas as questões do trânsito. Qualquer acidente poderia ter estragado o brilho da corrida.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  18. Oi gilmar...estou conhecendo teu blog agora..e gosto muito de corrr também, mas por hobby e p tentar emagrecer mesmo! Ontem a corrida do fogo foi muito organizada, apesar do sol escaldante. acho que todos as corridas na epóca do verão deverião começar às 07 da manhã! O sol me desgasta muito! Foi um prazer!

    ResponderExcluir
  19. Oi Gilmar. Aqui em Ctba não é diferente e muitos motoristas xingam os corredores e os agentes de trânsito. Ontem na corrida da Adidas um carro foi multado por não obedecer a sinalização a passou uma rua bloqueada para os corredores de rua passarem. Parabéns pela corrida e pelo ótimo tempo.
    Bjos e boa semana,
    Dani
    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Gilmar, Parabéns por outra cobertura nota 10. O calor estava desumano; mesmo com a boa oferta de hidratação, foi penoso o horário.
    Oportunamente: coloco-me tb no lugar de alguns motoristas que, por não terem a informação de evento fechando avenidas do centro, terminam em situação complicada (perda de compromisso [até médicos], trânsito parado, calor extremo, etc.). É necessário que se busque solução tb para a propagação da informação sobre tais eventos e caminhos bloqueados - e que isso sejá prévio à surpresa, qdo já não há mais como os motoristas mudarem trajetos. Ideal seriam placas luminosas programáveis e móveis, que poderiam ser postas em pontos de maior fluxo.
    À minha frente, por pouco um motorista raivoso não foi às tapas com um guarda de trânsito que, tranquila e passivamente, apenas escutava suas iras.
    Geovani Andrade.

    ResponderExcluir
  21. Fátima,
    Obrigado por passar pelo blog e deixar o seu comentário. Concordo, essas corridas deveriam ter o horário de largada mais cedo.
    Parabéns por participar com tanto entusiamo da Corrida do Fogo. Continue treinando que ainda tem algumas boas corridas em 2010 aqui na RMRecife.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  22. Valeu, Dani
    Estou acompanhando os seus treinamentos para chegar bem na Maratona de Curitiba 2011.
    Enquanto isso, as corridas de 10 km são ótimas para manter o ritmo e não desanimar.
    Infelizmente, algumas corridas não conseguem elaborar percursos menos arriscados para os atletas, aí ficamos nas mãos dos motoristas.
    Até!

    ResponderExcluir
  23. Geovani,
    As empresas que organizam os eventos podem anunciar as modificações no trânsito e alertar os motoristas para evitar determinadas ruas. Lembro que na Corrida Batalha do Riachuelo 2010 foi divulgado na internet, e também nos jornais de grande circulação, uma nota alertando as alterações no trânsito.
    Entendo o seu ponto de vista, mas nada justifica um motorista de ônibus colocar o veículo por cima dos corredores.
    Sim, estava quente demais. Se não fosse aquela água gelada nos postos de apoio, seria muito difícil terminar a corrida.
    Parabéns por mais uma conquista e vamos treinando que vem aí a Maratona Internacional Maurício de Nassau.
    Abração!

    ResponderExcluir
  24. Oi Gilmar!!!

    Parabéns pela prova!!!

    Sabe, tenho um adesivo na traseira do carro que diz "Bike, eu respeito!". Pensei em fazer um "Corredor, eu respeito!", o que é que você acha??? Aqui em São Paulo é dureza!

    Abração!

    ResponderExcluir
  25. Dona D,
    Imagino a dificuldade para encontrar roteiros alternativos para correr longe dos carros aí em SP. Em relação ao adesivo, se não funcionar pelo menos estaremos mandando o recado.
    Vi sua foto de carnavalesca no seu blog e fiquei me perguntando o que teria tudo aquilo com as corridas. Você é muito criativa!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  26. Apesar do meu atraso estou aqui para parabenizar-te pela boa prova realizada.
    Desejo continuação de bons treinos.
    Abraço.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir