Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

NOVA INTEGRANTE DA ACORJA: Nikon D90

Não é nenhuma novidade a minha paixão por fotografias, principalmente aquelas das aves e dos corredores de rua da ACORJA. Toda pessoa que gosta de fotografia sempre sonha em dar um upgrade no equipamento, e eu não sou diferente. Sempre tive a idéia fixa de adquirir uma NIKON D90...

Sonho realizado! Comprei a nova câmera esta semana e ela já chegou. Essa máquina fotográfica vem equipada com uma lente 18-105 mm, mas na realidade ela funciona como uma 27-157 mm, já que o fator de corte dela é de 1,5. O ISO máximo é de 3.200, possibilitando aumentar a velocidade de obturação até 1 segundo/4000 e congelar as imagens dos atletas durante as corridas. Assim, com esse desempenho, considerem a D90 como a mais nova integrante da ACORJA. Veja a foto abaixo, não é linda?


Já estou imaginando a quantidade e a qualidade de fotos dos amigos corredores que eu vou fazer. Assim, vou aproveitar esse post para apresentar a minha experiência como fotógrafo amador de corridas de rua e oferecer detalhes que poderão auxiliar os maratonistas que gostam de registrar as paisagens durante as provas ou treinos.

Para fotografar as corridas você pode utilizar qualquer tipo de câmera digital. As compactas são interessantes porque fica fácil transportá-las durante os treinos ou provas. Mas, se você é um fotógrafo exigente, ela tem uma grande desvantagem: não congela a imagem do corredor e tem um atraso no obturador. Às vezes, quando a câmera é disparada, o corredor já passou pelo fotograma e você perdeu a chance de registrá-lo. Também a imagem pode sair borrada, principalmente se as condições de luz forem precárias. Mas, com criatividade e paciência, é possível registrar toda a corrida e ter boas imagens para compartilhar. Vejam a minha experiência na Meia Maratona do Rio de Janeiro 2010 com uma câmera compacta.

Para transportar a câmera durante a corrida, sugiro aos amigos corredores/fotógrafos comprar uma pochete Personal Belt, da Skyhill (http://www.skyhill.com.br/), que é toda confeccionada em neoprene, muito confortável e utiliza velcro, facilitando o acesso ao seu compartimento principal. Garanto, ela não incomoda e nem sacode, fica perfeitamente ajustada à cintura.

É bom levar a câmera dentro de um saquinho plástico para protegê-la do suor, da chuva ou da água que sempre despejamos na cabeça para aliviar o calor. Aconselho também a aquisição de um minitripé de pernas flexíveis, que é muito conveniente para quem vai correr sozinho e quer aparecer nas fotos.

Pochete Personal Belt, da skyhill, câmera fotográfica compacta, saquinho plástico e minitripé.

Câmera compacta Sony DSC W320 com disparo automático montada em um minitripé de pernas flexíveis, a composição ideal para o corredor solitário.
  
Mas lembre-se, a máquina deve ter um temporizador e disparar sozinha. Sugiro programar a câmera para fotografar automaticamente em dez segundos. Atenção! Se a máquina tiver aquele modo de disparo contínuo, ao programar a máquina para fotografar automaticamente, ela fará uma série de cinco fotos, permitindo que posteriormente você escolha a melhor. Pelo menos é assim que funcionam as compactas da marca Sony.  Atualmente, utilizo uma câmera compacta Sony DSC W320 e tenho obtido resultados satisfatórios. Veja a minha primeira experiência com a W320 registrando o longão do Sítio do Pica-pau-amarelo, em agosto de 2010.

Já as câmeras do tipo SLR (Single Lens Reflex), muitas vezes chamadas de profissionais, oferecem dezenas de recursos (é o caso da D90), porém são grandes e pesadas para se levar durante uma corrida. Essas câmeras permitem a troca de lentes, velocidades altíssimas e não tem atraso de obturação. Também permitem utilizar um flash dedicado, garantindo a perfeita iluminação do atleta, mesmo que ele esteja na contraluz (flash de preenchimento). Outra vantagem é poder utilizar teleobjetivas com zoom, permitindo enquadrar o corredor de forma mais fácil. Sugiro comprar uma 70-300 mm. Também é possível utilizar aberturas maiores do diafragma e desfocar a paisagem em segundo plano, destacando ainda mais a imagem do corredor.

A experiência em fotografar as aves me ajudou a melhorar a técnica para congelar os corredores em seus rápidos movimentos. Assim, uma câmera SLR permite maiores sensibilidades, como ISO 800, 1600 ou maior, permitindo fotografar com velocidades acima de 1 segundo divido por 1000 (1/1000). É importante também adquirir câmeras que permitam altas velocidades associadas à utilização do flash. Geralmente, as câmeras do tipo SLR tem sincronia automática do flash de 1/125, o que é considerado lento para fotografias de corridas. Excepcionalmente, a D50 (minha antiga câmera) tem velocidade de sincronia 1/500, o que possibilitou fazer aquelas imagens durante a madrugada na Maratona Circuito das Praias Sul, organizada pela ACORJA no início de outubro. As câmeras mais avançadas possuem o modo de sincronia rápida com o flash.

Fotografia dos corredores da ACORJA na Ponte Princesa Isabel, Bairro de São José, Recife. Aqui foi utilizado um Flash SB 600 da Nikon, iluminando os atletas e congelando a imagem.

Estudando sobre composição de fotos, algumas leituras me fizeram pensar que é interessante também agregar outros valores as fotos, registrando não somente o corredor, mas também as paisagens, os monumentos, obras de arte e outros pormenores que remetem a corrida, como o detalhe do cadarço sendo amarrado, da medalha de participação, do chip e das expressões de sofrimento e/ou alegria dos corredores. Abaixo, vejam alguns exemplos.


Gilmar correndo ao lado das muralhas de Nova Jerusalém, Brejo da Madre de Deus, PE.

Evandro Alemão e Tom correndo pela estrada de São João da Várzea (Recife/PE). No detalhe, uma escultura assinada pelo artista plástico Francisco Brennand. Reparem que os corredores estão desfocados, valorizando a obra de arte.

Detalhe do chip amarrado pelo cadarço.

Detalhe do solado desgastado do tênis, induzindo a idéia de que ele já correu centenas de quilômetros.

Emerson tomando água na Maratona Circuito das Praias Sul (outubro de 2010). Veja que a imagem da água ficou congelada graças a alta velocidade de abertura do diafragma da câmera. Veja a expressão de alívio de Emerson. Adorei esta foto!

Juliana Job passando pela fronteira dos municípios de Pombos e Gravatá (Pernambuco). Vejam que tanto a placa como a corredora de saia chamam atenção, pois elas ocupam no fotograma uma das zonas de intersecção indicada pela regra dos terços.

Ninguém duvida que Lula estava de fato feliz após correr 30 quilômetros na Serra das Russas (PE).

Em segundo plano é possível observar o Parque das Esculturas, no Marco Zero do Recife, agregando valor a fotografia do corredor.

Expressão de concentração de Almir durante o longão da Ponte do Paiva (PE).

Espero que as dicas aqui apresentadas sirvam para aqueles que pretendem correr e fotografar ao mesmo tempo. Boa Sorte!

18 comentários:

  1. Uauuuu, gostei das dicas Gilmar. Eu tenho uma Sony e sempre carrego nas corridas. Como sou muito amadora nas fotos até que ela satisfaz...rs.

    Bjos e boa sorte com o "brinquedinho" novo.
    As suas fotos sempre são lindas.
    Dani

    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dani,
    Vou precisar de muita paciência, pois esta máquina tem muitos recursos e tenho que estudar o menu para não me perder durante as corridas fotográficas.
    Câmera compactas também são as melhores para levar durante a corrida e alimentam os nossos blogs com belas imagens.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vai entender de fotos e máquinas assim,só lá na Acorja!!!Vc é nosso Phd em imagens e fototelecomunicações da Acorja!!O Presidente já sancionou uma pasta de ministro das imagens e meio ambiente,de caráter irrevogável,para vc e fique tranquilo que a próxima eleição para presidente da Acorja é somente em 2078!!Vão ser muitos km a serem percorridos....!!Abs e sua maratona tá chegando e vai tirar de letra!!!

    ResponderExcluir
  4. Paulo,
    Com um mandato tão longo do nosso presidente, ainda bem qua a máquina tem garantia de mais de 100.000 disparos. Haja foto!
    Meu amigo, valeu pela força e pelas dicas de como sobreviver a primeira maratona. Vou internalizar todos os seus conselhos e espero terminar bem o meu batismo nos 42 quilômetros.
    Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  5. oi, gilmar!!!

    linda câmera!
    parabéns pela aquisição!
    eu sei como é bom quando a gente tem em mãos um objeto do desejo desse quilate!

    obrigada pelas dicas preciosas!!!
    uma de suas dicas, a de proteger a câmera com um saquinho, já coloquei em prática em bertioga!

    boa sorte na preparação pra sua estreia na maratona!
    vontade, que é o principal ingrediente, você tem de sobra!

    um abraço!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gilmar,
    Obrigado pela aula! No post tem várias fotos fantásticas. Se eu conseguir um dia UMA foto igual a que abre seu blog já ficarei muito feliz. Infelizmente minha máquina "melhorzinha" (uma Sony DSC h9) com dois anos pifou o flash e querem R$500 para consertar :-( estou fora. Vou voltar às compactas. Ainda tenho guardada uma Canon EOS 1000 perfeita. Mas infelizmente não é digital, aí não vale mais nada. Nas corridas tenho tirado fotos ou filmado com o celular. Mas nunca sairá algo com qualidade mesmo. Cara, essa Nikon D90 é um espetáculo. Parabéns pela aquisição!
    abração,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Perfeito!Até eu,acéfala em assuntos tecnológicos já estou me enturmando com esse negócio de fotografias,agora...com essa menina,não tem como!Todo mundo vai sair lindo,igual a Paulo Sobral!Ju Job.

    ResponderExcluir
  8. Elis,
    Já vi que tem um post cheio de fotos da sua última aventura BALEIAS. Passarei por lá em breve.
    Foi naquela troca de informações sobre "fotografar ou não fotografar, eis a questão", que decidi fazer este post.
    O gatilho foi a chegada da D90. Pensei em contribuir com aqueles que desejam fotografar durante as corridas.
    Sábado, dia 23, fiz um longão de 34 quilômetros para aferir a possibilidade de participar da 1ª Maratona Maurício de Nassau, no dia 15 de novembro, aqui em Recife. Para concluir numa boa, tive a orientação dos amigos Paulo Sobral, Ricardo Galinho e Lula, experientes maratonistas. Não sai quebrado e amanhã já vou correr mais 15.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Sérgio,
    Essa câmera Sony DSC W320 você encontra por 500 Reais aí no RJ ou SP. Não vale a pena consertar a antiga.
    A foto de abertura do blog teve um pouco de sorte também, mas prestei atenção na posição do sol, horário e composição. Além disso, coloquei a máquina no modo fotografia de esportes, o que elevou consideravelmente a velocidade de abertura do diafragma.
    Continua correndo que a gente se encontra no RJ em 2011.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Juliana,
    A relação do Paulo Sobral com a máquina fotográfica é algo sem explicação. Se ele é clicado, sai bonito. Se ele clica, a foto sai espetacular. Mistério...
    Prometo que vou caprichar mais ainda nas nossas fotos, afinal representamos a ACORJA, e a ACORJA é motivo de orgulho.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Deu uma aula de fotografias para nós corredores Gilmar...Parabéns...Cara eu também sou apaixonado por fotografias que a minha maquina sony pifou na após a ultra dos Fuzileiros pois ela molhou e não quis mas ligar, até tentei secar ela mas ela ficou de mal comigo e não funciona mais, tou vendo se compro uma a prova dagua...rss...
    Valeu bons treinos e bons clicks...

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela aquisição. Seja já dava show com a antiga, imagina agora cheio de recursos. Você está convocado para dar um workshop presencial de fotografia para os amadores. Que venham as novas fotos.

    ResponderExcluir
  13. Jorge,
    Você não pode ficar sem uma câmera fotográfica! O homem que mais corre nesse planeta e que também mais "bloga" tem que andar equipado. Júlio Cordeiro me disse hoje de manhã que comprou uma compacta a prova de água e choque. Vou me informar e te dou detalhes.
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Ricardo,
    Vamos ver se eu aprendo a dominar tantos recursos. O legal é que ela veio com uma lente que vai permitir um melhor resultado das fotos com os atletas relativamente mais próximos de mim. Fotos mais clara e iluminadas.
    Dei uma olhada nas fotos do desafio Nike600k para tentar me inspirar e fazer uma boa cobertura fotográfica na nossa maratona de revezamento, a ACORJA 300K, em 4 de dezembro de 2010.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  15. Aêê!!! Ainda não aprendi a correr com uma máquina. Acho até o número de peito pesado. Mas estou interessados nessas dicas dessa a prova dágua e de tombo! Valeu pela aula. Você vai carregar a nova na maratona do dia 15?? Essa pergunta é só para animar... Grande abraço meu amigo. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  16. Miguel,
    Ainda não temos um post do maratonista e fotógrafo Pinguim nos ensinando a correr com uma câmera SLR, que pesa mais de um quilo e é um trambolho para carregar durante uma corrida. Só ele tem esse segredo!

    Como o dia 15 de novembro vai ser uma data muito especial para mim e para todos os corredores de Recife, vou deixar a câmera (a SLR) com um amigo para ele encher o cartão de memória. Assim, sem preocupações com imagens, poderei apresentar para todos os amigos um relato dessa primeira maratona pelas terras antes dominadas por Maurício de Nassau.

    Já passei no blog BALEIAS e comentei sobre a participaçãos das corredoras superpoderosas na ultramaratona Bertioga-Maresias.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  17. Muito bacana as dicas.
    E parabéns pela aquisição desta fantástica câmera fotográfica.
    Se suas fotos já ficavam boas com a "antiga", agora é que vão melhorar e muito.
    Abraço.


    tutt@/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir
  18. Tutta,
    Espero poder fotografar muitos amigos corredores. Afinal, a promessa é de fazer no mínimo 100.000 disparos.
    Valeu!

    ResponderExcluir