Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

terça-feira, 12 de outubro de 2010

BRINCAR DE CORRER 25 km: DIA DAS CRIANÇAS DA ACORJA

A ACORJA decidiu comemorar o Dia das Crianças e brincou de correr 25 km lá na Mata de São João da Várzea (Recife/PE). Esse fragmento florestal de quase 100 hectares é uma Unidade de Conservação e, atualmente, encontra-se bem preservada, já que se trata de uma propriedade particular e vigiada 24 horas por dia. Quem não participou dessa corrida perdeu a oportunidade de estabelecer uma sinergia com a natureza e de também dar muitas risadas,  pois todos pareciam crianças tamanha a felicidade durante o percurso. Abaixo, foto das crianças acorjianas na entrada da Oficina Brennand.



Não demorou muito tempo para a largada. Depois da autorização do presidente Lula Holanda, já seguimos em um ritmo forte pela trilha principal da Mata de São João da Várzea.

Dois quilômetros depois, a ACORJA chegava a Oficina Brennand para seguir pela mata em direção ao Bairro de Cosme e Damião, município de Camaragibe.




No Bairro de Cosme e Damião, seguimos por uma ladeira medonha até chegar no Alto da Estrela, a primeira parada obrigatória!
Durante toda a corrida Almir estava com a "gota serena"! O homem catucou todo muito com seus comentários bombásticos. Ricardo Galinho sofreu repetidas piadinhas sobre supostos graus de parentesco com as penosas que circulavam livremente pelo bairro. Ricardo Galinho sobreviveu a todo o ataque e deixou todo munco comendo poeira. O amigo Paulo Sobral também estava "virado no tetéu", contando piadas o tempo todo. Juliana Job estava com a "moléstia dos cachorros"! Afff! Com tanta brincadeira o Dia das Crianças estava se apresentando como uma das melhores corridas da ACORJA dos últimos tempos.







Retornamos de Cosme e Damião até a Capela dos Brennand, onde aconteceu a segunda parada obrigatória, mas dessa vez para reagrupar os atletas.


Seguimos em ritmo forte pela floresta até o Rio Capibaribe, local de grande beleza paisagística. No caminho, tome piadas e comentários ácidos o tempo todo. Também, nesse caso, ninguém pode nos acusar de falta de motivo. No Rio Capibaribe, Flávio Lemos inventa de refrescar o juízo e se posiciona de maneira pouco convencional e performática, permitindo que todos lançassem comentários maldosos acerca de sua masculinidade.


ACORJA cruzando o Rio Capibaribe, Recife, Pernambuco.


Na ACORJA, Tom tem o melhor tempo nas maratonas: 3:10. Agora que ele está trabalhando em Fortaleza (CE), estamos sentindo muito a sua falta durante os treinos semanais.

Flávio Lemos refrescando o juízo no Rio Capibaribe e se posicionando de maneira pouco convencional e performática.


Foi determinado pela cúpula da ACORJA  que deveríamos atravessar o "pontilhão" (rezando para não passar nenhum trem) em direção ao Terminal Integrado de Passageiros - TIP (Rodoviária do Recife), local de reabastecimento de água. Aproveitamos e comemos chocolate.





ACORJA passando pelo TIP (Terminal Integrado de Passageiros).


Depois do pitstop para a água, seguimos por uma trilha linda, agora com a floresta mais sombreada e fresca. A certa altura, fomo impedidos por seguranças locais de seguir pela trilha principal. Entendemos educadamente o pedido dos vigilantes e seguimos por outro caminho. Isso não fez com que a ACORJA perdesse o humor.

Barrados no baile? Sim, mas com educação e humor!


ACORJA no interior de um fragmento florestal.

Lula comemorando o Dia das Crianças da ACORJA.

Almir continuava matraquenado. Alardeou para os quatro cantos do mundo que estabeleceria repetidas conjunções carnais ao término da corrida. Mas, a julgar pela disposição apresentada na foto abaixo, ele não iria dar nehuma "nhanhadinha" depois da corrida.
Mesmo  depois de correr 20 km, Almir continuava alardeando o possível exercício pélvico que faria após o treino. A foto sugere um bom encontro na horizontal, mas na companhia de Morfeu.

Almir materializando o seu amor por Lula, o presidente da ACORJA.

Paulo Sobral, Ricardo Galinho e Juliana Job, ô povo bem humorado. Adoro correr com vocês!

Finalizamos a nossa corrida do Dia das Crianças no maior alto astral. Corremos 2 horas e 20 minutos, reunimos amigos, nos divertimos muito, repartimos uma melancia e, depois, todos foram para casa curtir seus filhos, sobrinhos e netos, nesse que foi o melhor Dia das Crianças dos últimos tempos.
Para completar a felicidade, chego em casa e ganho um abraço gostoso de Laurinha, que estava feliz da vida com seus novos brinquedos. Aproveitei e registrei esse momento com Laura segurando o meu novo brinquedinho, um Nike Pegasus 26.
Depois, abro o Jornal do Comerccio (JC) e descubro que sou notícia na coluna Ciência e Meio Ambiente. O JC divulgou uma pesquisa que eu fiz na Mata da Ronda, município de Pombos (PE), sobre as aves endêmicas e ameaçadas de extinção daquele fragmento.
Como se não bastasse, abri a minha revista RUNNER'S e descobri que estou na página 16, na coluna "VOCÊ POR AÍ".
Quer dia das Crianças melhor do que esse?





23 comentários:

  1. Realmente não tem coisa melhor do que comemorar uma data especial correndo e depois reunido com a família. Parabéns pelas belíssimas fotos e pela equipe que sempre corre unida. Tb tenho um pégasus 26 e é ótimo, não largo dele.
    Bjos,
    Dani
    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dani,
    Muito bom ter amigos para correr e uma família para amar. Foi um Dia das Crianças incrível.
    O Nike Pegasus é bom, bonito, barato e já venceu duas maratonas de NY.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Gilmar,
    Sensacional o treino e o relato. Essa turma é mesmo muito animada. Engraçado que tinha lido a Runners toda e não reparei na foto, que é lindíssima.
    grande abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. a propósito, vi que você perguntou ao Jorge como colocar um vídeo no blog. Eu apanhei hoje também tentando colocar. A solução que adotei foi colocar no youtube e incluir na lateral do blog. Achei até melhor porque assim fica sempre ali. Primeiro é importante que você crie uma conta no youtube exclusiva para incluir esses vídeos. Para você que também usa blogspot, é só ir no espaço para mudar o design no blog e ir na seção "Adicionar um gadget", selecionar "barra de vídeo". Aí na hora de configurar a barra de vídeo, você precisa colocar na seção "critérios" seu nome de usuário no youtube. Por isso é importante que a conta seja exclusiva para o blog, senão todos os seus vídeos vão aparecer ali. No meu caso funcionou assim, talvez não seja o melhor jeito.
    abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. Sérgio,
    Obrigado pelas dicas de vídeo, em breve elas serão úteis. Adorei o seu vídeo da corrida na Quinta da Boa Vista (RJ). O lugar é lindo, perfeito para treinamentos. Já deixei o meu comentário por lá.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. oi, gilmar!!!

    que lugares lindos esses por onde vocês correram!!! ah, se eu fosse por aí, certamente pegaria carona com vocês num longão desses de tirar o fôlego!

    amei as trilhas!!!

    passei tantas férias em recife, e nunca fui conhecer a oficina brennand!!! me arrependo tanto!
    quem sabe um dia não volto a recife e corro aí com vocês;)

    parabéns pela foto na runners!!!
    e pela matéria no jornal do comercio - que bela maneira de reconhecer seu trabalho!!!
    parabéns, gilmar!!!

    ah, minha filha ia adorar esse brinquedinho que a laura ganhou - ela tem vários itens das little poneis;)

    olha, adorei a ideia da ultra!!! muito legal!
    tomara que muitos corredores decidam participar!!!
    se eu pudesse, certamente iria!

    um abraço!!!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Valeu campeão!!!!GIGI , nosso reporter fotográfico, mais uma vez nota 10.
    Que maravilha de percurso, a mãe natureza nos
    deu de presente no dia das criança.
    Parabéns GIGI você está na mídia, bricadeira,
    isto é fruto de um trabalho sério e competente.
    Laurinha é linda em breve ela vai conhecer a minha Heloísa 09 anos.
    Aproveitando a oportunidade, informamos que nosso amigo Paulo Picanha está reagindo bem e
    está fora de risco. Vamos continuar orando pela
    sua recuperação o mais breve possível.
    Abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  8. Lindo e categórico relato comme d´habitude!!!Tão simples,tão divertido,tão saudável!!O mundo seria bem melhor se as pessoas provassem um pouco desse prazer de correr e fizessem parte de um grupo como esse da Acorja!!Vida muito longa para tudo isso!!Parabéns pela linda família e todo trabalho feito com amor,inexoravelmente um dia é reconhecido,mesmo que essa nem seja a intenção do autor!!Desejamos mais sucesso ainda no profissional e no lúdico!!Abs e até os próximos flashes e kilômetros......!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por tudo... Pela família, pelas matérias, sucesso sempre. O blog está ótimo. vou fazer a III Corrida do Fogo em Recife domingo, 17/10. Vou tentar fazer os 10 Km. Um abração! Mariana

    ResponderExcluir
  10. Elis,
    A ACORJA te daria uma carona com o maior prazer. Entre os anos de 1997 e 1999, morei em um conjunto habitacional que ficava na entrada da mata da oficina Brennand e, naquela época, já era viciado em corridas e/na natureza. Depois foi só encontrar a ACORJA e tudo ficou melhor.
    Venha participar da nossa ultramaratona ou da Maratona Internacional Maurício de Nassau, que será realizada em 15 de novembro.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Lula,
    Obrigado pela nota 10, mas esse prêmio se estende a toda a ACORJA que se comportou direitinho na corrida do Dia das Crianças. Sim, qualquer dia vamos formar a dupla explosiva Laura & Heloísa.
    Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  12. Paulo,
    Belas e sábias palavras: simples, divertido e saudável. Essa corrida foi espetacular. É sempre um prazer desfrutar da companhia dos amigos acorjianos e do inerente bom humor que cerca o grupo.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  13. Mariana,
    Ótima notícia, nos encontraremos por lá. Bem, para uma "Irmã Cordeiro" 10 quilômetros vai ser moleza, principalmente no lindo percurso pelas principais ruas da nossa cidade.
    Chegarei por volta das 7 horas.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. aDOREI! Vc fazas duas coisas que amo...correr e fotografar tuuuuuuuuudoooooo...

    No dia das crianças, não corri tanto assim,mas corri atrás do meu filho de 2 anose na boa, acho que deve ter chegado sim perto dos 25km....rs...já que o guri não para um minuto....

    Tb tenho um blog sobre corridas...se quiser dá uma passadinha por lá e se gostar, seja um seguidor...será bem vindo de qualquer forma...

    abraços e ótimos treinos

    www.lucy-justrun.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Boa maneira de viver um feriado...no lugar mais lindo do Recife,meu lugar preferido em todo o mundo,boas companhias,boas conversas,cachoeira,trilha,risadas...ops...volta pela trilha,melancia geladinha...amo muito tudo isso!!!Mas...foto revelação vai para Laurinha,com uma doçura que extravaza pela imagem,um amorzinho...e a sua em Nova Jerusalém merece a CAPA,muito linda!Parabéns!Ju.

    ResponderExcluir
  16. Gilmar adorei seu relato, me divertir muito lendo-o. Deve ter sido muito divertido e muito lindo o lugar que vcs escolheram. Ótimas fotos, vc sempre pegando os melhores angulos, inclusive qdo. coloca em "xeque" a masculinidade de alguns..kkk....
    Vi que vc comentou no meu blog me convidando para tb correr a corrida do fogo, infelizmente tenho compromisso em família e não vai dá.
    Mas agente se ver por aí, oportunidades de correr nunca faltaram....e eu vi sua foto na Runners, menino chique!!! Mas a foto digna de ser plubicada, muito linda....Correndo sempre amigo...Até!

    ResponderExcluir
  17. Que beleza de comemoração do dia 12. Tudo de bom! Parabéns pela alegria de todos ai nesse treinão.

    ResponderExcluir
  18. Luciane,
    Depois de correr alguns quilômetros com a ACORJA, também fui correr atrás de Laura, que tem 6 anos. Foi um excelente Dia das Crianças. Vou passar no seu blog e adicioná-lo nos meus favoritos.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  19. Juliana,
    Confesso também que adoro aquele lugar. Mas correr com os amigos e compartilhar a melancia geladinha na linha de chegada é algo fantástico, isso não tem preço! Naquele dia você estava para lá de inspirada. Junto com Paulo Sobral e Almir, vocês animaram a nossa corrida o tempo todo. Até o presidente Lula estava perturbando a comunidade acorjiana. Repito, ô povo bem humorado! Bom também foi ter a companhia do amigo Tom, não foi?
    Sou uma pessoa privilegiada por ter saúde para correr e, principalmente, dividir este prazer com todos os amigos da ACORJA. Adoro vocês!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. Vanessa,
    Sem dúvida, essa corrida estava mais para um recreativo do que para um longão. Foi muito divertido. A foto de Nova Jerusalém foi uma conjunção de fatores positivos. Fim de tarde com luz dourada, nuvens contrastando com o céu azul, o cenário espetacular, um tripé e uma máquina fotográfica com mais recursos, além da sorte na hora do clic.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  21. Ricardo,
    Só faltou um BALEIAS nesse treino. Seria formidável juntar tanto bom humor em uma corrida. Acho que no próximo ano teremos muitas corridas com a presença da ACORJA e BALEIAS.
    Abração!

    ResponderExcluir
  22. Que belo Dia das Crianças heim Gilmar?
    Mesmo muuuuuuuito atrasado lhe desejo parabéns, pelo treino, pelo tênis novo e pela foto sua na revista.
    Desejo que continues brilhando por aí.
    Forte abraço e tudo de bom.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir
  23. Tutta,
    Obrigado. Foi um dia das Crianças para entrar na história da ACORJA. Fiquei muito feliz com a foto na RUNNER'S.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir