Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

domingo, 12 de setembro de 2010

MEIA MARATONA DE NATAL 2010, UM SUCESSO!

A cidade de Natal é a capital do Estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil. Fundada em 25 de dezembro de 1599, o nome do município tem origem no latim natale e apresenta ligação direta com a data de fundação da cidade. O município nasceu às margens do rio Potengi, numa região chamada "esquina do continente" (Fonte: Wikipédia). Aqui, o Sol brilha trezentos dias por ano.
Nessa linda cidade, no dia 12 de outubro, foi realizada a II MEIA MARATONA DE NATAL. Seguramente, a maior do Nordeste, com a participação de 5.000 atletas dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Alagoas, Bahia, Amazonas, Roraima, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até representantes de Portugal.
Essa foi a minha terceira meia maratona, e não posso deixar de compartilhar com os amigos fanáticos por corridas a emoção dessa conquista pessoal.

Sábado, dia 11 de setembro, véspera da II Meia Maratona de Natal
No sábado, a ACORJA fez um longão de 30 quilômetros na Serra das Russas (Pombos-Gravatá). Que inveja! Não pude participar, pois neste instante estava dentro do ônibus rumo à Natal.

Assim que coloquei os pés na capital potiguar, fui ao SHOPPING MIDWAY MALL pegar o kit da corrida e depois aproveitei para curtir um pouco a capital e suas belas paisagens. Abaixo, imagens do Forte dos Reis Magos, principal atrativo turístico da cidade, e da Ponte Newton Navarro.
Forte do Reis Magos, Natal (RN).
O Forte dos Reis Magos é chamado assim por conta do início de sua construção ter sido no dia 6 de Janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis no calendário católico. Foi edificado em 1598 pelos portugueses, na barra do Rio Potenji, utilizando cal e óleo de baleia. Naquela época, foi responsável pela proteção da cidade de Natal (Fonte: Wikipédia).


A belíssima e impressionante Ponte Newton Navarro liga os bairros da Zona Norte aos bairros da Zona Sul de Natal e foi inaugurada em novembro de 2007. O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística. Com 1,8 km de extensão, a ponte  possui um trecho estaiado de aproximadamente 500 metros (Fonte: Wikipédia).
Não resisti a beleza da ponte e o fim de tarde de céu azul e fui correndo até o hotel, em um percurso de aproximadamente 3km.
Gilmar percorrendo a Ponte Newton Navarro, em Natal (RN).

Domingo, 12 de setembro, II Meia Maratona de Natal
Fiquei hospedado no Marina Travel Praia Hotel, um luxo à beira mar, localizado na Praia dos Artistas. À noite, percebi que não tinha levado minhas havaianas e fui obrigado a ACHINCHELAR o tempo todo, ou seja, usar o tênis como sandálias. Vocês devem estar estranhando o linguajar, mas é que fiquei lendo e me divertindo com o Dicionário de Potiguês, de Kadmo Donato. Muito bom! Assim, estando em terras potiguares, nada mais justo que ilustrar o relato da II MEIA MARATONA DE NATAL com expressões locais.
No domingo, logo cedo, coloquei a camisa da corrida, ACOCHEI (= apertei) o cadarço junto com o chip e...
segui para o restaurante do hotel para ver se comia uma BANDA (= pedaço de alguma coisa) de pão, café com leite e algumas frutas. Durante o café da manhã, encontrei Lucílio, um simpaticíssimo TARTARUGAS DO ASFALTO, de Fortaleza.
Gilmar (ACORJA, de Recife) e Lucílio (TARTARUGAS DO ASFALTO, de Fortaleza) durante o café da manhã no Hotel.

Depois, saí DESIMBESTADO (= correndo forte) achando que esperar o café da manhã do hotel foi um negócio SEM FUTURO (= mau negócio). Minha sorte era que a largada não estava lá na BAIXA DA ÉGUA (= lugar muito distante), mas localizada a um quilômetro do hotel, próximo a Ponte Newton Navarro.
Na concentração, não perdi tempo, fiz logo uma foto em frente ao pórtico de largada/chegada...

com alguns amigos em uma farra tipicamente pernambucana...

Frade, Flávio Lemos e Gilmar: a festa pernambucana da ACORJA na Meia Maratona de Natal 2010.
e, depois, tentei ficar próximo a linha de partida para não pegar muito tráfego, como aconteceu na Meia do Rio de Janeiro. A largada não foi pontual, houve um atraso de 20 minutos. A organização da prova, mesmo sabendo que estava atrasada e que os corredores estavam impacientes, insistiu em seguir com um aquecimento realizado por uma equipe patrocinadora e levou uma vaia sem fim. No palco, vejam o naipe dos atletas de vermelho insistindo com um aquecimento, nessas alturas do campeonato, sem propósito algum.

Finalmente, às 7h20min, foi dada a largada e os cinco mil corredores fizeram o maior FUZUÊ (= tumulto).
Largada da II MEIA MARATONA DE NATAL 2010 (RN).
O percurso foi praticamente ao longo de toda Via Costeira (Avenida Senador Dinarte Mariz), uma avenida expressa com quase 10 quilômetros de subida (sentido norte-sul), vento contrário e um sol impiedoso. Passei pelo quilômetro 10 com 54 minutos, bem acima do meu tempo. Ainda bem que tinha bastante água gelada durante o percurso. Essa prova não é uma boa oportunidade para quem pretende estabelecer um novo recorde pessoal para a meia maratona.
Fiz praticamente toda a prova em companhia do amigo da ACORJA Flávio Lemos. Passamos em frente ao Parque Estadual das Dunas de Natal, uma Unidade de Conservação com 1.172 hectares de Mata Atlântica. Aproveitei para fazer uma foto de Flávio em sua excelente performance.
Flávio Lemos (ACORJA) percorrendo a Via Costeira, Natal (RN)
Gilmar (ACORJA) subindo as ladeiras da Via Costeira durante a II MEIA MARATONA DE NATAL (2010)
O retorno aconteceu lá em CAIXAPREGO (= lugar distante), no final da Via Costeira. Aqui, muitos atletas já tinham PEDIDO PENICO (= desistido) da corrida. Mas, antes que eu fizesse o mesmo, tomei água e degluti um gel de carboidrato para ter mais SUSTANÇA (= energia) e suportar a segunda metade da corrida.
Na chegada, uma liquidação de corredores abatidos com o calor e sol intenso. Na dispersão, muita água, medalha, isotônico e frutas.
Corredores da ACORJA em liquidação: Gilmar (EU), Gerlúcio, Frade e Cláudio.

Abaixo, uma foto da linda medalha dourada da II MEIA MARATONA DE NATAL. Finalizei a prova com 1:52:20 (tempo não oficial).

Foi consenso entre os corredores, no próximo ano, a prova deveria incluir a Ponte Newton Navarro no percurso.
FONTE: http://img244.imageshack.us/i/img0041gf1.jpg/

41 comentários:

  1. Na próxima, a família vai junto pra se esbaldar nas praias!! Beijinhos do seu fã clube oficial.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Gilmar!
    Parabéns pela 1/2!
    Essa um dia pretendo fazer.
    Agora só não sei dizer se ficou melhor as fotos ou o vocabulário! hehee
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci
    Com + 1 blog:
    http://coluccinos600k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    Combinado, assim a festa estará completa, a família Lins e Silva de Farias em terra potiguares para a III Meia Maratona de Natal.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Colucci,
    Venha em 2011, será uma boa oportunidade para desfrutar das praias com a família e testar a resistência correndo debaixo de sol forte.
    Estou na torcida para o desafio Nike600km.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  5. Valeu campeão!!! Mais um sonho realizado.
    Maravilha de paisagem, belas fotos como sempre o Gigi dando show.

    Parabéns a todos os ACORJIANOS que participaram
    desta bela meia maratona de Natal.
    Em especial os pupilos Gilmar, Lemos e Claudio Homem e toda galera Pernambucana.
    Araço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  6. Muito legal mostrar os locais , Eu também estava por la nos 10 K, parabens

    ResponderExcluir
  7. Oi Gilmar!

    O relato da prova está ótimo. Por pouco não nos encontramos por lá como no Rio (em tempo: foi minha 1a. vez no Rio com o "manto coral", mas foi minha 3a. Meia Internacional), já que quis muito ir, mas não deu.
    Parece que a prova foi muito sofrida com direito a atraso, ladeira e solzão "torrando os miolos".
    É.... Correr no nordeste né pra "molenga" não.. Tem que ser cabra da peste/mulher guerreira.
    Abraço!
    Lia

    ResponderExcluir
  8. Jaqueline,
    Ótima dica para aqueles que de forma recorrente tem bolhas no final de uma longa corrida. Obrigado!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  9. Paulo,
    O início da corrida foi sofrida, mas o visual ajudou a terminar a prova. A Via Costeira é muito bonita. Estaremos por lá em 2011.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  10. Lula,
    A Ponte Newton Navarro é uma beleza. Vamos fazer a ultramaratona Natal-Recife passando por ela. Obrigado por passar no blog e deixar o seu comentário.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. Lia,
    Quem corre no nordeste não sofre tanto quando o sol está forte, mas somando ladeiras e vento contrário o negócio ficou complicado. Encontrei os cearences TARTARUGAS DO ASFALTO hospedados no Hotel Marina. Você vai para a Volta da Pampulha?
    Gilmar

    ResponderExcluir
  12. Cara parabéns pela prova aqui na minha terra. O relato está ótimo!
    Apareça no próximo ano. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Wolder,
    Você também correu? Ok, em 2011 estarei em Natal para participar da maior Meia Maratona do Nordeste.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  14. Oi Gilmar!
    Gostaria muito de ir à Pampulha. Fui ano passado e adorei a prova. Além do mais grande parte dos Baleias estarão por lá pra fazer a foto oficial e não queria perder essa.. rsrs
    Mas ainda não sei. Tenho outra viagem programada em novembro e acho que esse ano fico sem a Pampulha.
    E vc? Vem pra Maratona do Sol Poente em outubro?
    Lia

    ResponderExcluir
  15. Lia,
    Não estarei na Maratona do Sol Poente, mas a ACORJA será representada por um bom número de atletas.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  16. Olá Gilmar,

    Ótimo relato, parabéns! E as fotos, nem se fala, estão incríveis!

    Sou entusiasta de fotografia também (OK, fotógrafo amador, se preferir) e os seus cliques são realmente muito inspiradores.

    Bons treinos e continue fotografando!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Cláudio,
    Obrigado pelos elogios. Sim, também sou fotografo amador. Às vezes, as pessoas deduzem o profissionalismo por conta da máquina SLR em mãos. Lá em Natal, utilizei uma compacta da Sony (DSC 320) e deu para fazer boas imagens.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  18. oi, gilmar!!!

    parabéns!
    pelo desafio vencido!
    pelo relato!
    pelas fotos!
    pelo vocabulário... deu pra matar um pouquinho da saudade do falar nordestino, já que muitas dessas expressões são usadas também em fortaleza, minha querida cidade!

    natal é uma cidade linda, e a via costeira parece ser um lugar muito bom pra correr, apesar da solaca;)
    metade da prova foi subida??? arre!
    ainda bem que a largada foi logo depois das 7h, senão ia ficar ainda mais difícil!

    mais uma vez, parabéns!
    elis
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Elis,
    Não sabia que você era cearence, "guá"! Tenho muitos amigos por lá. Já estou devendo uma corrida "réia" em Fortaleza. O vocabulário do Ceará é o melhor e mais interessante da Região Nordeste. Quando andava pelo interior do Ceará, morria de rir com as expressões locais. Aquilo era outro mundo, com um dialeto bem específico e engraçado.
    Para quem é do nordeste, como você, o sol forte faz parte do nosso cotidiano. Em Natal, na Meia Maratona, foi uma conjução de fatores que desfavoreceram a primeira metade da prova: sol, vento e ladeiras. Agora, ainda em processo de recuperação, vou "merendar" junto com Laurinha. Um grande abraço.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  20. Muito divertido e instrutivo o seu blog!!Chinchelar:Muito boa essa,lembro de minha avó dizendo:Menino,não chinchela seu sapato!!Ah!!, como é bom recordar essas coisas!!Voltando a corrida,meia-maratona é fichinha(muito fácil)para vc;Maratona é a sua praia(mitier);Vc deu um bolo(faltou)o treino das russas;Suas fotos são tampa de Crush(boa demais);Sentimos um banzo(saudades)de sua presença nas Russas!!Desculpe os trocadilhos!Abs e apareça!!!!

    ResponderExcluir
  21. Gilmar, gostaria de ter participado também desta Meia.
    Parabéns pela corrida e pelo blog. Qual será a sua próxima conquista? Concordo que a Meia é fichinha pra você!

    ResponderExcluir
  22. Paulo,
    É sempre um prazer ler os seus comentários. Adorei, você pegou a onda e já está surfando nas expressões locais com muita habilidade. Ainda fiquei com vontade de ir para a Serra das Russas para fazer fotografias, mas depois não teria dado tempo de viajar e chegar em Natal para pegar o kit da corrida.
    Sábado, dia 18, vou apenas fotografá-los no longão até a ponte do Paiva. Se tudo der certo, farei uma sessão especial CAPA DA RUNNER'S de toda a ACORJA. Vou economizar os "cambitos", pois no domingo, dia 19, irei participar da 1ªCorrida Oficial de Olinda, as 8h, na Praça do Jacaré.
    Um fraterno abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  23. Isabela,
    Não se engane, ainda não estou bem para as longas distâncias. Nessa prova em Natal eu sofri muito no início. A sorte é que estava na companhia de Flávio Lemos o tempo todo, isso ajudou bastante. Depois que a gente cruza a linha de chegada é que bate aquela sensação de que valeu todo o esforço durante os treinamentos. Faz bem para alma e para o corpo celebrar essas conquistas pessoais.
    Acho que agora não vou investir em corridas fora de Pernambuco em 2010. Ainda pensei na possibilidade de ir para a Volta da Pampulha, mas não dá para levar Ana e Laura. Aí fica sem graça, viajar até Minas sem a família.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  24. Fala Gilmar blz, cara eu demoro vir aqui, mas venho...rsss...Pois os treinos para Ultras me consomem o tempo e o tempo que sobra eu tenho que aproveitar para descansar...Vc foi correr ou tirar fotos...rssS...Parabéns por mais uma Meia concluída...Natal é showww já tive em Natal...Linda a medalha dourada...Showww...Boa preparacão para a corrida do fogo.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    PS: Já estou seguindo o seu blog se puder seguir o meu também eu agradeço.

    ResponderExcluir
  25. Gilmar, Parabens pelas belas fotos que você consegue fazer, tornando os treinos mais atraentes, quando vejo as fotos, penso, tambem quero fazer este treino.

    ResponderExcluir
  26. Jorge,
    Fotografar também é vício. Quando Lula determina o calendário de treinos eu também já fico pensando no roteiro fotográfico. Para essa de Natal tive que levar a câmera mais simples, o que limitou a qualidade das fotos. É verdade que eu também queria me concentrar na prova e correr bem.
    Jorge, quando gosto de um blog de corrida a primeira providência é me tornar seu seguidor. Sempre acompanho os seus treinamentos e relatos de corridas no JMARATONA, que serve de inspiração para qualquer corredor e blogueiro. No caso do seu blog, foi puro esquecimento. Já estou te seguindo oficialmente a partir de hoje, pode conferir.
    Grande abraço e bons treinos!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  27. Ésio,
    Obrigado por prestigiar o meu blog. As fotos também podem servir de motivação, principalmente para mim. No próximo sábado não vou fazer o longão do litoral sul, mas estarei lá apenas para fotografar os amigos e garantir uma sessão CAPA DA RUNNER'S. Vamos lá?
    Gilmar

    ResponderExcluir
  28. Oi Gilmar. Tudo lindo, as fotos, o relato, a participação. Só acho mesmo que os caras da organização deveriam ter antecipado a largada pra muito antes, tipo às 6 horas. Correr nesse calor que faz por aí nesses horários é pra quebrar o corredor mesmo.
    Parabéns pela corrida.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  29. Dani,
    Pois é, às 6h seria o ideal. Ficaria até mais fácil para organizar o trânsito. Mas, de certa forma, vento, sol e calor fazem parte dos nossos treinos. E a canelite, já foi embora?
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  30. Bela participação nas terras potiguares, com regionalismo e tudo o que tem direito. Um ótimo tempo, você tá voando. Não demora estará nas maratonas. Abração e parabéns pelas imagens.

    ResponderExcluir
  31. Aêêêê Gilmar!!!!

    Belo relato e parabéns por mais uma prova!!!!

    Confesso que fiquei com uma invejinha... mas da boa!

    Recebi a sua foto e agora estou esperando o povo me mandar também... obrigada!

    Abração!

    ResponderExcluir
  32. Ricardo,
    A vontade de participar de uma Maratona é grande, mas tenho que subir a quilometragem gradualmente se quiser correr por muitos anos. Quem sabe a estréia não será no RJ ?
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  33. Dona D,
    Seus posts são muito criativos. Adorei a idéia de responder a questão sobre o alongamento com um mosaico de fotos. Estou aguardando as respostas...
    Estava sem participar de uma corrida desde a Meia do RJ. Natal foi muito legal, mas o RJ deixou saudades.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  34. esta corrida foi massa e com certeza estarei na 2011 até lá.

    ResponderExcluir
  35. José Crispim,
    Concordo, foi uma corrida bem organizada. Poderia ficar melhor se no próximo ano a Ponte Newton Navarro fizesse parte do percurso.
    Obrigado por deixar seu comentário.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  36. Como sempre, um excelente relato, ótimas fotos e uma bela participação.
    Parabéns Gilmar.
    Abraço.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir
  37. Tutta,
    Valeu por passar por aqui. A corrida foi difícil, mas muito gratificante.
    Abração!

    ResponderExcluir
  38. Boa Noite, Gilmar,

    Inicialmente, parabéns pelo belo serviço prestado com o blog. Como leitor, ele tem me ajudado muito a conhecer mais um pouco do mundo dos corredores de rua do Recife. Certamente também é de grande valia para outros que, como eu, tem enveredado nessa prazerosa atividade. Obrigado!
    Adicionalmente, informando que iniciei há poucos meses nessa diversão de correr, treinando hoje entre 3 e 4 vezes na semana, oscilando entre 8 e 13 km por treino, e fazendo uma média de 6m20seg/km (tô lento ainda, né?, mas estava com 108,5 kg no final de fevereiro, quando comecei a caminhar, e depois a correr, encontrando-me hoje com 87,5kg; ou seja, perdi 21 kg do final de fev para cá), gostaria de saber se há condição para, com a minha "performance" atual acompanhá-los nesse treino das manhãs de terças, na Brennand. Tenho muito interese em fazê-lo, mas nenhuma intenção em atrasá-los ou deixá-los preocupados por eu ter ficado um pouco para trás.
    Caso possas me responder, agradeceria muito.
    Grande abraço
    Geovani Andrade.
    geovaniandrade@gmail.com.

    Obs.: tenho participado de eventos do Cicorre e outras corridas mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi através do CICORRE e também outros clubes de Recife PE, que realizei sonho real de grandes corridas, foram os corredores de Pernambuco que me sjudaram a conclusão da CORRIDA RENE JERONIMO e ficar no Calendário da Ilha todo o 1º sabado haverá a corrida e no Brasil afora equipe "CORAÇÃO VALENTE" - Geovane Andrade fica na Paz do Senhor

      Excluir
    2. Desculpa alguns erros, a corrida rene jeronimo ficou no calendário da Ilha todo o 1º sabado de agosto, cujo mês é aniversário da Ilha, onde se lê sjudaram, leia-se ajudaram. participo de varias corridas pelo Brasil, dentre elas Maratona e Ultra maratona. Rene Coração Valente

      Excluir
  39. Parabéns Atletas se Pernambuco, Rio G do Norte e do Brasil, pela coragem e dedicação a modalidddade de corridas e maratonas. Você que corre sabe o valor do seu corpo saudável, longevidade de vida, em voz reina o companheirismo, amizade sólida, pareçe uma benção de Deus. Infelizmente nossos governantes não atentaram para os detalhes demonstrados pelos atletas que tem vigor e saúde, dispensando em parte a medicina farceutica. Compartilho por ser um atleta na faixa etária de 73 anos, morador de Fernando de noronha, não uso nenhum medicamento farceutico e o meu Médico está np Céu DEUS meeu e-mail - renejeronimo40@gmail.com

    ResponderExcluir