Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

terça-feira, 7 de setembro de 2010

DOCE CORRIDA (18 km)

O consumo compulsivo de doces está ligado a problemas psíquicos e orgânicos. Esta é a conclusão de especialistas em nutrição que puderam constatar que a voracidade por bombons pode ser tão doentia quanto à dependência do álcool ou drogas (http://www.bibliomed.com.br/).
Sendo assim, “tô ferrado!” Ontem, deu uma vontade insana de comer doce de leite talhado. No final da tarde, sai para comprar pão e voltei com dois litros de leite, um limão e açúcar. Talhei o leite com o suco do limão, fiquei duas horas com a barriga colada no fogão mexendo o leite açucarado na panela e o resultado foi fantástico: o meu primeiro (e o mais bonito) doce de leite. Vejam abaixo a foto da iguaria. Isso parece coisa do Jeff, o corredor cozinheiro, um apaixonado por receitas.
A origem do doce de leite é incerta, mas existe uma versão argentina relatando que ele teria sido inventado por Juan Manuel de Rosas, um político local do século XIX. Ele estaria preparando um pouco de leite quente numa tarde de inverno, quando alguém bateu à porta. Ele esqueceu a panela no fogo, formando uma pasta encorpada e amarronzada, dando origem ao doce (Fonte: Wikipédia).

Sei que cada 100 gramas de doce de leite tem aproximadamente 300 calorias. Acho que comi uns 200 gramas, portanto, teria que correr pelo menos uma hora para gastar aquelas 600 calorias deglutidas. Ainda bem que a ACORJA não dispensou a tropa no feriado de 7 de Setembro e foi correr na Mata de Brennand, no bairro da Várzea. Abaixo, em plena Mata Atlântica, a foto dos corajosos que acordaram cedo no feriadão para mais uma sessão de terapia corrística.
ACORJA reunida para o LONGÃO DE 7 DE SETEMBRO.
A corrida começou às 5h e 30min, no bairro de Jardim Petrópolis, e foi em direção à Oficina Brennand.
 
Oficina Brennand, bairro da Várzea (Recife - PE)
A Oficina Brennand surgiu em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto do artista Francisco Brennand. A Oficina era uma antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, a Cerâmica São João, e tornou-se fonte inspiradora e depositária da história desse artista pernambucano (Fonte: http://www.brennand.com.br/).
ACORJA correndo na Oficina Brennand,  Várzea (Recife - PE).










ACORJA correndo na Mata de São João, Várzea (Recife - PE).
Seguimos por uma trilha no interior da mata que vai sair no bairro de Cosme e Damião, na cidade de Camaragibe, onde paramos para mais uma fotografia do grupo.












































Na volta, seguimos por um percurso no meio de um remanescente de mata até chegarmos aos trilhos do Metrô. Aqui, o grupo já tinha corrido 12 quilômetros e estava esfuziante.


















































Depois de 13 quilômetros de corrida, a paisagem se revelava bela e DOCE, na margem do Rio Capibaribe. Alguns Acorjianos decidiram se refrescar nas pequenas cachoeiras que se formavam. A maioria deve ter se lembrado das aventuras da época de criança..Olha a farra dos marmanjos da ACORJA.
ACORJA tomando banho no Rio Capibaribe (Recife - PE)






















Outros preferiram apreciar a paisagem.






































Além do banho de rio, Lula também  apreciou a paisagem.












Na volta...









...passamos mais uma vez pela Oficina Brennand, deixando saudades dessa DOCE aventura que foi correr 18 quilômetros em paisagens de matas e rios.









































Após quase duas horas de corrida, seguramente o corpo secreta grandes quantidades de enzimas que convertem glicose em glicogênio no músculo e no fígado. O glicogênio é a reserva de glicose e está diretamente relacionado ao desempenho físico (Fonte: Revista O2, nº. 68). Assim, depois dessa DOCE CORRIDA, vou para casa restabelecer os níveis de glicogênio com o meu doce de leite caseiro.

26 comentários:

  1. Realmente uma Doce Aventura partilhar esses momentos com o Acorja-Groups!!Linda manhã,linda natureza,bons momentos de pura diversão!Seu blog,além de tudo é multi-cultural,pois aprendemos de culinária à nomes de localidades!!Impossível perder um treino desses,impossível não acessar seu blog diariamente!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Paulo,
    Se o camarada tiver juízo não perde um treino da ACORJA por nada! A corrida de hoje foi prá lá de espetacular. Pena que Almir, Juliana e Ricardo (Galinho) não estiveram presentes, eles iriam se lambuzar com essa DOCE CORRIDA.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Que lugar fantástico para se correr.
    Parabéns pelo treino de toda a equipe.
    Logo mais às 16h00 será a minha vez de ir treinar. Sempre prefiro treinar a tarde, pois nunca consigo acordar de madrugada. rsrs

    Ah,e quanto ao doce de leite, pela "carinha dele" deve ter ficado delicioso.
    Minha mãe faz aqui também e é muitíssimo bom. hehe
    Abraço e bons treinos, fotos e doce de leite. rsrs


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir
  4. oi, gilmar!!!

    tô com água na boca!!!!!
    vixe, e o pior é que tem um potão de doce de leite lá na cozinha rsrsrsrsrsrs
    tem que postar a receita completa, viu! você citou 2l de leite, 1 limão, mas não disse a quantidade de açúcar;)

    quanto ao treino... uma viagem, um passeio lindo!
    vocês vão longe!!!
    e a gente vai junto, quando lê seus posts;)

    bjs
    elis
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tutta,
    A turma da ACORJA prefere treinar de manhã para não sofrer tanto com o sol. Além disso, é o horário que dá para juntar todo mundo, pois a maioria tem outros compromissos ao longo do dia. Antes da ACORJA eu também gostava de correr à tarde, o corpo já estava mais aquecido.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  6. Elis,
    Duas xícaras, pois ele fica menos doce, aí dá para comer mais. O doce de leite talhado (ou com gruguminhos) tem uma textura espetacular. Aqui em casa ele está ganhando disparado dos tabletes de chocolate meio amargo que estão desprezados na geladeira. Mas, em contrapartida, ele está quase acabando...
    Tem troféu esse fim de semana?
    Gilmar

    ResponderExcluir
  7. Aiiii...tô de biquinho por não poder ter ido,vou provar um docinho pra aliviar...lindas fotos,lindas mesmo!Ju

    ResponderExcluir
  8. Juliana,
    Sentimos falta do seu astral nesse maravilhoso feriado de 7 de Setembro. Para a corrida de hoje levei a máquina menor, muito limitada. Mas o lugar é tão bonito e os modelos estavam tão inspirados com as paisagens que acabou dando um bom resultado. Estamos todos lambuzados!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  9. Valeu Gigi - A 8ª Maravilha - Mata Brennand.
    18km de pura natureza - cada kilometro percorrido nos dava mais energia pela beleza que iriamos desfrutando e ao chegar nas CATARATAS DO CAPIBARIBE ai foi só festa, que delicia de banho.
    Sentimos falta de alguns amigos Acorjianos em especial a Juliana, Jaqueline, Ricardo(galinho)
    Almir, Ricardo, Emerson e tantos outros em breve iremos repetir esta MARAVILHA DE TRIENO.
    Obrigado Senhor por permitir a todos nós este
    presente IMPAR a MÃE NATUREZA.
    QUINTA-FEIRA NOS VEREMOS NAS LADEIRAS ÁS 05H.
    Forte Abraço
    LULA HOLANDA
    8861-1604

    ResponderExcluir
  10. Lula,
    No meu pouco tempo na ACORJA nunca experimentei um percurso tão fantástico. Deus foi muito generoso, nos presenteou a cada quilômetro com belíssimas paisagens.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. Oi Gilmar. É muito bom ler o seu blog e poder rever e relembrar de alguns lugares que visitamos qdo estivemos aí. Parabéns pelo treino e pelo doce que deu água na boca.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  12. Dani,
    O lugar é espetacular. Ainda bem que você esteve na OFICINA BRENNAND, ajuda a compreender o porquê de nossa emoção ao correr por aquelas paisagens. O doce já acabou, mas vou tentar uma segunda rodada no final de semana.
    Grande braço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  13. Grande Gilmar!

    Definitivamente faz parte dos meus planos fazer um longão desses junto com essa equipa fantástica nesses cenários maravilhosos!
    Não perco um post no teu blog. Continua!
    Um forte abraço do outro lado do Atlântico!
    Milton

    http://runningroutes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ahhh comer doces é bom demais...rsss...Náo ligue náo,vc abusou e com certeza queimou todas as calorias nesse belo treino longo que vcs fizeram e ainda com direito a banho de cachoeira...Parabéns a todos vcs.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  15. Milton,
    Fiquei impressionado com o seu tempo na Meia Maratona, você está voando! Obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentários. Em breve, espero poder fazer alguma corrida nas terras de além mar.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  16. Jorge,
    Aqui em casa Carolina e Laura participaram da farra do doce de leite, não sobrou nada. Aquele treino na Mata da Várzea com a culminância nas cachoeiras do Rio Capibaribe não tem dinheiro que pague.
    Acho que se tivesse que treinar sozinho não estaria passando das provas de 10km, ainda bem que a ACORJA existe. Fico impressionado com a sua concentração para treinos tão longos. Esse fim de semana vou para a Meia de Natal.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  17. Caro Gilmar. Esse doce de leite fez parte da minha infância. Hoje não como mais essas coisas pois gasto minhas proibidas calorias com outras graças. Belo treino, belo local, grandes amigos e a camisa do Júlio, que beleza. Mas a nata estava dividida porque estávamos com Jacque, Paulo Picanha e Marinês em Punta, fazendo uma das melhores duplas do mundo das corridas: Acorja-Baleias. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gilmar! Que doce com aspecto delicioso! Enquanto eu comia dulce de leche em Punta, você estava fazendo o doce de leite em sua casa! Estou proibida de comer isto por um bom tempo! Rsrsrs. Até voltar ao meu peso anterior! Rsrs.
    E venha msmo estrear em maratonas para participar das festas! Muito bom mesmo! Até mais! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  19. Miguel,
    De fato, esse doce é uma das boas lembranças de infância. Recordo que minha mãe ficava brava quando o leite talhava e, de forma discreta, eu comemorava um possível doce cheio de gruguminhos. Parabéns pelo último relato em seu blog, está cada vez melhor.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  20. Mayumi,
    Esse dulce de leche no Uruguai seguramente estava uma delícia. Acho que correndo maratonas você estará liberada para comer um docinho de vez em quando. Sim, penso que RG, SP e RJ serão excelentes opções para estreiar no mundo das maratonas. Estou começando a considerar a possibilidade de participar da volta da Pampulha. E você?
    Gilmar

    ResponderExcluir
  21. Gilmar, fiquei honrado de ter sido lembrado e com certeza esta receita farei e também postarei fotos assim que possível... Que belo lugar pra se treinar, belas fotos, obrigado pelo incentivo de continuar tirando fotos das comidas que faço nos intervalos das corridas hehehehe.
    Abração
    Jeff

    ResponderExcluir
  22. Beleza,
    Seria impossível não lembrar das suas iguarias.
    Vamos continuar cozinhando, comendo e correndo.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  23. Correr em Trilha de Trem e tomar banho no Rio Capibaribe são coisas que só Acorjianos faz!
    Esse treino uma sensacional delícia!
    Gilmar, parabéns por + essa bela "reportagem"
    Saudações acorjianas
    Jonas

    ResponderExcluir
  24. Jonas,
    Bom foi ter a companhia de vocês na maluca aventura de correr até o Rio Capibaribe.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  25. foi através do seu irmão josimar que é carteiro na minha cidade(orobó)que conheci teu blog. Que fotos bacanas, é uma pena que moro tão longe e não posso participar desses longões com vocês(arcoja), mais quem sabe um dia....Participei circuito pague menos, e não te vi por lá, participou?. Um grande abraço!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Chefe,
    Não estava na Corrida Pague Menos. Fui para a Meia Maratona de Natal. Quando quiser correr com a ACORJA sinta-se convidado para participar.
    Gilmar

    ResponderExcluir