Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

sábado, 18 de setembro de 2010

CAPA DA RUNNER’S NO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO (30 KM)

Já é de conhecimento geral, sábado é dia de longão da ACORJA !!!

O longão partiu da casa de Henrique (Piedade, Jaboatão dos Guararapes) e seguiu pela Ponte do Paiva e Via Parque até a praia de Pedra do Xaréu (Cabo de Santo Agostinho), local de retorno. Esse percurso tem exatamente 30 quilômetros.
Hoje, saí de casa às 4h45min da manhã preparado e inspirado para fazer fotografias dos amigos corredores. Levei a Nikon D50, tripé, duas baterias e as lentes de 18-55, 70-300 e 150-500mm. Ainda teve espaço para a compacta intermediária Sony DSC H50.
O leitor já deve ter percebido que eu não fui correr, mas apenas fotografar. É que amanhã (domingo, 19/09) vai acontecer a 1ª Corrida Oficial de Olinda (10 km), e estou economizando um pouco de energia e músculos para tentar fazer uma boa prova. Além disso, para mim, o prazer de fotografar é equivalente ao prazer de correr.
Abaixo, a tradicional foto dos dispostos corredores da ACORJA que estão se preparando para o calendário de maratonas e ultramaratonas de 2011.


Fiz 500 fotos ao longo dos 30 quilômetros. Assim, com tanta fartura de imagens, o post de hoje fará jus ao título CAPA DA RUNNER’S NO LITORAL SUL.


PONTE DO PAIVA
No quilômetro sete chegamos a Ponte do Paiva, o que tornou a corrida ainda mais especial. Essa ponte tem 320 metros de extensão e dá acesso às lindas praias do litoral sul, como Itapuama, Pedra do Xaréu, Enseada dos Corais, Gaibu e Calhetas. Para sua construção, foi adotada uma solução que combinou robustez estrutural e valor estético, tirando partido dos benefícios da alta tecnologia da estrutura metálica estaiada.
Detalhe da estrutura metálica estaida da Ponte do Paiva (PE)
A ponte conta com duas faixas de rolamento, ciclovias e os passeios de pedestres. Também possui dois mirantes localizados do lado da desembocadura do rio Jaboatão (Fonte: http://www2.ppp.seplag.pe.gov.br/web/portal-ppp/projetos-ppp).


Pâmela atravessando a Ponte do Paiva (PE) 

Isabela Cunha
Almir e Ricardo

Evandro

Paulo Picanha

Lula Holanda

Jaqueline

Flávio Maia

ACORJA chegando na Praia do Paiva (PE)

Emersom e Marinês

VIA PARQUE
A Via Parque é a principal alameda coletora do destino de turismo, lazer e residência da Praia do Paiva e, junto com a ponte sobre o Rio Jaboatão e as duas praças de pedágio, integram esse sistema viário de aproximadamente 6,2 quilômetros. A Via Parque tem início a partir de Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes) até a Praia de Itapuama e segue, no sentido sul, encontrando a Rodovia PE-28, em Gaibú (Cabo de Santo Agostinho).
A Via Parque tem duas faixas de rolamento para cada sentido de tráfego e estão separadas por um canteiro central. Ciclovias, calçadas para pedestres e paisagismo complementam o projeto da Via Parque (Fonte: http://www2.ppp.seplag.pe.gov.br/web/portal-ppp/projetos-ppp).






Flávio Lemos atravessando a Via Parque, Pria do Paiva (PE)



Henrique correndo na Via Parque, Praia do Paiva (PE)







Pâmela chegando ao ponto de retorno na Praia de Pedra do Xaréu (15 km)

Isabela bem humorada subindo a ladeira na Praia de Pedra do Xaréu (PE)

Flávio Lemos concentradíssimo na corrida



ACORJA  na contraluz

Pâmela retornando no quilômetro 15




 






Enildo percorrendo a Via Parque



 


A Ponte do Paiva deu mais beleza as fotos e ao longão, disso ninguém duvida. Mas os atletas da ACORJA deram um toque especial as imagens, principalmente pela alegria durante todo o percurso. Obrigados amigos!
No próximo sábado tem Longão no Sítio do Pica Pau Amarelo, 21 quilômetros pela Mata Atlântica.
Dessa vez eu vou correr! 

27 comentários:

  1. Que legal Gilmar!!! Que honra para essses corredores com um fotógrafo em cena rsrrsr

    Quero mais!!!! Boa prova para ti amanhã.

    abraços, Pri

    ResponderExcluir
  2. Belas fotos! Com qual máquina foram essas?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gilmar, além de um excelente corredor, você é um fotógrafo e blogueiro profissional. LINDAS FOTOS!
    Realmente é uma honra ter esses preciosos registros feito por você.
    Obrigada pela força durante o percurso, pois sofri um pouquinho. De alguma maneira a turma do ACORJA me deu força para completar os 30km sem pedir pinico.
    ATÉ O PRÓXIMO LONGÃO! Dessa vez vamos correr, né?
    Abraços
    Isabela Bello

    ResponderExcluir
  4. Gilmar,quando pensamos que a beleza de suas fotos chegaram ao limite,vc vai lá e prova o contrário!!Estão cada vez mais extraordinárias!Parabéns a todos!!Pena que não podia está lá de corpo presente,mas Vcs estão sempre em meus pensamentos!!Logo,logo estarei de volta para desfrutar desses momentos inesquecíveis com a Acorja!!

    ResponderExcluir
  5. Belas fotos, bela turma, bela ponte e belas paisagens. Não é tão difícil apaixonar pelas corridas por aí não. Grande abraço. Miguel Delgado. Boa prova amanhã!!!

    ResponderExcluir
  6. Priscila,
    Fotografar os atletas da ACORJA é tão divertido quanto correr. Obrigado por prestigiar o FOTOCORRIDA.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Ricardo,
    A maioria foi feita com uma câmera digital SLR Nikon D50 e lentes 70-300mm. No retorno, arrisquei colocar uma lente de 500mm, diminuir o ISO e reduzir a abertura do diafragma, diminuindo assim a profundidade de campo. Em 2011 o sonho de correr uma maratona se junta ao de comprar uma Nikon D90. Como é bom sonhar...

    ResponderExcluir
  8. Isabela,
    Obrigado pelos elogios ao FOTOCORRIDA. Sim, sábado estarei firme e forte no propósito de vercer aquela ladeira medonha lá no Sítio do Pica Pau Amarelo. Espero ter fôlego para acompanhá-los!

    ResponderExcluir
  9. Paulo,
    Você fez falta em todas as pinturas produzidas no dia de hoje. Saí de casa esperando fazer a sua CAPA DA RUNNER'S para retribuir aquela bela foto produzida por você lá na Serra das Russas, lembra? Repito, fotografar os acorjianos não é uma tarefa difícil.

    ResponderExcluir
  10. Miguel,
    Ter o seu comentário no meu blog é melhor do que correr, quanta honra. De fato, correr nessas paisagens nordestinas apaixona qualquer criatura. Grande abraço e valeu pela apresentação do BALEIAS mais light do Brasil.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. GIGI NOTA 10 - Mais uma vez sensacional, belas
    fotos e que paisagem, Deus é fiel, ELE nos dar
    o melhor; amigos de verdade, saúde, coragem, determinação, disciplina e belos percurso para desfrutarmos de nosso vigor atlético.
    Correr é vida e está no nosso sangue, é bom acordar cedo 04hs manhã com a certeza que iremos nos econtrar com pessoas com o mesmo objetivo - QUALIDADE DE VIDA.
    Valeu Herique e Nice os nossos anfitriões do terceiro sábado de cada mês - Gente coloque em sua agenda, este percurso é imperdível!!!
    Sentimos falta de alguns Acorjianos que sempre estão presente: Juliana, Paulo Sobral, Julio Cordeiro, Ricardo Magalhães, Júlio Cesar, Bagetti, Esio, Welington Flor etc.
    Miguel Delgado - Grande Baleias, é bom saber notícias, a nossa família ACORJA, ama todos
    todos os Baleias vocês são nossos co-irmãos.
    Valeu campeões!!!
    Forte abraço,
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  12. Gilmar, o treino da ACORJA fica mais bonito ainda atraves do seu olhar. Parabens

    ResponderExcluir
  13. Lula,
    Acordar as 4h da manhã é fácil, difícil é perder esse longão do sábado. Que venha o próximo!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  14. Ésio,
    O novo olhar é sempre uma lição para quem gosta de aprender sobre fotografia. Então, esse longão me ajudou a aprender um pouco mais sobre a composição e as corridas.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  15. Poxa, como somos privilegiados!! Morar num lugar lindo desse, praticar um esporte maravilhoso com os companheiros acorjianos e ainda por cima, acompanhados de um amigo fotógrafo profissional de extrema sensibilidade e desprendimento. Se melhorar, estraga...rsrsNão dá pra pedir mais nada a papai do céu!

    ResponderExcluir
  16. Jacqueline,
    Com tantos elementos a nosso favor, agora é só exercitar a criatividade. Não é só o efeito da endorfina, existe algo mais forte nesse grupo. Agradeço também a sua disponibilidade em ser fotografada. Gostei especialmente da sua primeira foto, paz e amor na Ponte do Paiva. O povo de Limoeiro passa pelo blog pare te ver correndo?
    Sábado aposento a câmera, vou fazer os 21 quilômetros do Sítio do Pica Pau Amarelo.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Gilmar. O que falar das suas fotos...realmente são espetacular e o cenário lindíssimo tb. Que honra pra essa equipe ter um corredor fotógrafo que se dispõe em acordar cedo e ir tirando fotos de todo mundo. Sem palavras!!! Parabéns à todos.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  18. Dani,
    Obrigado pelos elogios, mas as fotos estão bonitas porque a A"CORJA" fotografada estava muito feliz naqueles 30 km, sem falar da paisagem.
    É isso!

    ResponderExcluir
  19. Gilmar,
    Belo fotolog. As fotos são lindas, parabéns!
    Abraço, bons treinos e boas fotos!
    Cesinha

    ResponderExcluir
  20. Cesinha,
    Obrigado por passar por aqui. No próximo treino, tenho que guardar a máquina e correr, se não fico para trás.
    Abração!

    ResponderExcluir
  21. Oi Gilmar,
    Eu queria agradecer as palavras de incentivo e parabenizá-lo pelo seu novo recorde pessoal na prova de Olinda!
    Poxa, sempre fico babando por suas fotos...muito lindas e o visual do último longão da Acorja não deixou a desejar!!
    Parabéns mais uma vez e agente se vê por aí..bjuu
    Vanessa Torres
    Corredora Pernambucana

    ResponderExcluir
  22. Sim...só para acrescentar, alguém tem que tirar fotos suas, afinal vc tb é um corredor..rsrsrs
    Abraçoo

    ResponderExcluir
  23. Vanessa,
    Obrigado por tantos elogios. Mas os modelos da ACORJA tem mérito nas imagens, são atletas muito simpáticos. De vez em quando consigo aparecer nas corridas. No post anterior, o da Meia de Natal, fui clicado pelo amigo Flávio Lemos na Via Costeira.
    Continue treinando forte e venha participar da VIII Corrida do Fogo do Corpo de Bombeiros de PE, dia 17 de outubro. As incrições já estão abertas no site da fitfam.
    Em relação ao recorde pessoal nos 10km foi uma conjução de fatores: não tinha feito o longão de sábado de 30km (apenas fotografei), percurso plano e muita água gelada.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  24. oi, gilmar!!!

    parabéns!

    que percurso legal!
    mas é como você diz, a magia está na alegria e companheirismo com que vocês encaram esses desafios!
    dá uma vontade louca de estar no meio, correndo com vocês!

    parabéns pelas fotos, pelo relato!
    e pelo RP na prova de domingo!

    bjs!!!

    nesse momento em que estou postando, sábado, 10 da manhã, vocês devem estar num desses longões deliciosos;)

    ResponderExcluir
  25. Elis,
    Acabei de chegar do Longão do Sítio do Pica Pau Amarelo, aqui mesmo na Região Metropolitana do Recife. Foram 21 quilômetros por estradas de barro, margens de riachos e muita floresta. Hoje não levei a câmera.
    No próximo sábado, a ACORJA vai comemorar o aniversário de Pâmela (a Rainha das Ladeiras) fazendo uma corrida de 42 km: 1ª Maratona das Praias do Litoral Sul. Estou planejando fotografar até o km 12, depois corro os 30 kms finais com a turma.
    Este fim de semana teremos mais um novo e delicioso post? Quando puder, escreva para o meu e-mail: gilmarfarias@br.inter.net
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  26. Gilmar adorei seu blog, assim como você adoro fotos e corrida também.

    Abraços
    www.dartufba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Dart,
    Visitei o seu blog e gostei. Vou adicioná-lo aos meus favoritos. Sábado, faremos o super longão de 42 km pelas praias do litoral sul de Pernambuco. Vou fazer apenas 30, pois vou fotografar durante os 12 primeiros quilômetros.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir