Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

sábado, 7 de agosto de 2010

SÁBADO É DIA DE LONGÃO DA ACORJA – ALDEIA (25 km)

Hoje, o treino da ACORJA aconteceu em Aldeia (município de Camaragibe, Região Metropolitana de Recife, PE), local tranquilo, com condomínios repletos de jardins, Mata Atlântica preservada, ar puro e estradas de barro entre os canaviais. Mas, por conta das fortes chuvas do dia de ontem, não pudemos fazer o percurso desejado. Desta forma, optamos por 25 km de muita alegria e disposição na PE-27. Após o aquecimento, já na saída, todos pareciam muito animados para esse momento de confraternização, pois estávamos celebrando também o aniversário do acorjiano Flávio Lemos.
Equipe ACORJA: Gilmar (Eu), Jaqueline, Ricardo, Flávio, Evandro, Paulo Sobral, Júlio Cordeiro, Primo, Juliana, Lula, Almir, Pâmela e Tereza.
Na largada, parecia estar se formando um pelotão de elite composto por Lula, Pâmela e Júlio Cordeiro, verdadeiras autoridades quando o assunto é maratona.









Essa formação durou até a entrada do Hotel Campestre, no km 12. Em seguida, o grupo manteve-se unido até a primeira metade do percurso (12,5 km).









































Até esse momento, eu estava dirigindo o carro de apoio e fazendo as fotos. Estacionei o veículo em frente ao Aldeia Shopping, coloquei a velocidade da máquina em 1/1000 e aguardei a chegada dos atletas. O cenário se apresentava de acordo com a foto abaixo, com Paulo Sobral chegando em primeiro, seguido de Pâmela e Almir. Tentei flagrar o sprint final de cada um e deu certo, mas falhei justamente com o aniversariante. Flávio, aguardo o seu perdão. Na sequência, as fotos pela ordem de chegada.




Paulo Sobral (Capa da RUNNER'S)
Pâmela (Rainha das Ladeiras)
Almir (Vice-Presidente da Acorja)
Juliana (Sempre simpática)
Lula (Presidente da Acorja)
Ricardo (Galinho)

Evandro (Alemão)

Júlio Cordeiro (Homenagem aos BALEIAS)

Primo

Jaqueline (Comrades 2009)

Tereza (feliz da vida)






















Vejam o impressionante desempenho de Júlio Cordeiro,o Maratonista Pernambucano, ele parecia se multiplicar a medida que vencia o percurso. Será que existem clones do Júlio Cordeiro por aí fazendo uma maratona a cada fim de semana?











Após a hidratação e antes de retornar, ainda tivemos disposição para mais uma foto em frente ao Aldeia Shopping, com todo o grupo reunido.














Agora, passei a direção do carro de apoio para Almir e segui com a ACORJA ladeira acima. Abaixo, um registro de minha participação no treino de hoje graças à habilidade fotográfica de Jaqueline. Valeu!
Gilmar (Eu)
Na chegada, Jaqueline pegou balões de festa e voltou correndo para fazer uma surpresa para Flávio Lemos.
Vejam a cara de felicidade de Flávio. Agora sim, um close no aniversariante.
 Flávio, o aniversariante, no seu momento ultramaratonista Dean Karnazes.
A seguir, mais uma sessão CAPA DA RUNNER’S da ACORJA.
Observando o desempenho fantástico desses atletas durante o longão, ainda fica uma pergunta no ar: por que essas criaturas acorjianas correm tanto? Isso eu não sei responder, mas no dia de hoje foi possível constatar que aqueles homens e mulheres ignoraram completamente o sedentarismo e buscaram felicidade na ação de colocar um pé na frente do outro em velocidade “automobilística” durante 25 km! Ninguém queria correr devagar! Dizem por aí que essa história de trote regenerativo ficou no passado da ACORJA, parece que todos já são canelas finas.
Entre os corredores, a expressão canela fina quer dizer que o atleta está correndo muito, está “voando”.

Pernas de Lula: CANELA FINA? Isso está parecendo a batata da perna do Mister Universo Schwarzenegger.
O que é espetacular nessa história é saber que essa expressão tem origem indígena e está ligada aos rituais envolvendo corridas, isso mesmo, corridas. Os índios maranhenses da etnia JÊ, mais conhecidos localmente como TIMBIRAS, foram apelidados de canelas finas pela delicadeza de suas pernas e pela velocidade espantosa que desenvolviam correndo pelos descampados (Vaz, 2001).
Canela fina também é uma antiga expressão espanhola usada para definir alguma COISA de extremo bom gosto, capaz de preencher todos os nossos sentidos e de nos fazer saborear a vida. Alguém tem dúvida de que essa COISA maravilhosa se chama corrida?

Viva aos CANELAS FINAS DA ACORJA!

20 comentários:

  1. olá, gilmar!

    adorei seu post!
    você escreve muito bem, menino;)
    e as fotos são perfeitas!
    não fica faltando pedaço de ninguém;)
    (como acontece com as que eu tiro hehehehe)

    fiquei com inveja do treino de vocês!
    isso é que é longão divertido!

    passei tantos anos indo a recife, mas na época não corria:(
    só que caminhei muito em boa viagem, no centro, em olinda...
    adoro recife!

    ah, adorei o post sobre nova jerusalém! não sabia que havia uma pousada lá!
    mais uma razão para visitar esse lugar tão especial!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Elis,
    Obrigado pelos elogios e por prestigiar o meu blog. Sim, o treino da ACORJA é muito divertido. Ele visa não somente a preparação para as competições como também integrar as pessoas e celebrar a amizade. Acho que este último post retratou muito bem o espírito do nosso grupo.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Gilmar,parabéns pelo seu blog e pelas fotos maravilhosas. Ainda bem que consegui tirar uma boa foto sua. Literalmente voando...
    Vou assimilar suas dicas valiosas e as próximas serão melhores... Um abraço. Jacque

    ResponderExcluir
  4. Valeu Gilmar. Tu és arretado cara. E um grande canela fina....

    ah! tais perdoado pela perda da foto na minha chegada, desde que deixe eu ganhar na próxima corrida de 10 Km. he he he..

    abração.
    flavio lemos.

    ResponderExcluir
  5. Lindas demais,todas as fotos!!!Vc é profissional,cara!!Agrega com simpatia esses momentos simples e de pura alegria que domina na Acorja!!Tenho plena certeza que o mundo seria um pouco melhor se tivessem mais pessoas dedicando 02 horinhas para cultuar a natureza,rir à toa,dá bons abraços,deixar se contagiar pelo prazer de se sentir bem,enfim:Muito me orgulha fazer parte desse grupo!!!Vida lonnnnggggaaaaaa a Acorja!!!!

    ResponderExcluir
  6. Dá-lhe Gilmar. Mais um belo post, repleto de ótimas fotos e informações culturais. Suas lentes desvendaram o segredo do Júlio (Agente Smith) Cordeiro. O cara é um vírus da Matrix instalado em Recife! Cuidado com ele! E pelo visto tem Baleias nessa história também (não sou eu hein rs). Abração!

    ResponderExcluir
  7. Postagem espetacular!Fotos espetaculares...conseguiste fazer Paulinho ficar mais sensual correndo que Dean Karnazes(e olhe que eu sou alucinada pelo homem).Gostei muito da descrição da origem e significado do termo "canela fina",bom demais tê-lo conosco...Ju Job.

    ResponderExcluir
  8. Jaqueline, Flávio Lemos, Paulo Sobral e Ricardo Hoffmann, Juliana Job
    Obrigado pelos simpáticos comentários nesse post. Fico muito feliz em poder compartilhar esse prazer de fotografar, escrever e, principalmente, correr com a ACORJA. Essa possibilidade de estar entre amigos, como disse Paulo Sobral (CAPA DA RUNNER’S), curtindo a natureza e correndo é algo fantástico. Já estou pensando na estratégia para participar do desafio da Serra das Russas do próximo sábado e fotografá-los, principalmente na ponte e no túnel cascavel. Flávio obrigado pelo seu perdão. Ju, esse negócio de canela fina ficou engraçado, não foi? Você viu as pernas do presidente?
    Grande abraço
    Gilmar

    ResponderExcluir
  9. Olá Gilmar,

    Ótimo post e excelentes fotos! Captou muito bem o momento da corrida de todos!

    Deixei um selo para você sobre Segurança Virtual lá no meu blog.

    Bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. GIGI, NOSSO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E REPORTER FOTOGRÁFICO, MAIS UMA VEZ, PARABÉNS NÃO SÓ BELAS FOTOS, MAS PELO SEU DESPREENDIMENTO E PARCERIA,LARGANDO A CORRIDA POR ALGUNS MOMENTO
    PARA FOTOGRAFAR O EVENTO, ISTO DEMONSTRA A SUA CAPACIDADE DE PARTILHAR E DIVIDE O SEU PRÓPRIO TEMPO DE LAZER COM SEUS AMIGOS.
    ESTAMOS FELIZ POR TER VOCÊ NA NOSSA EQUIPE.
    PARABÉNS GAROTO QUE DEUS TE ABENÇOE!!!
    AMO VOCÊS. BEIJÃO
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  11. Lula,
    Tenho a impressão que os objetivos da ACORJA estão além da corrida. Muito bom fazer parte desse grupo.
    Sábado, na Serra das Russas, se tiver um motorista para o carro de apoio posso traçar uma estratégia e mais uma vez fotografá-los. Não posso fazer 30 km agora, tenho que economizar um pouco as canelas para a Meia do RJ. Quem sabe uns 29...
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  12. Gilmar,
    Gostei muito do teu blog.
    E das imagens poéticas que captam o prazer de cada um dos corredores no seu treino.
    Ficarei atento a novos posts teus neste blog!
    Entretanto podes dar uma olhada no meu:
    http://runningroutes.blogspot.com/
    Tem algumas fotografias dos locais por onde passo. Mas são normalmente tiradas a partir do celular e enquanto corro! Nada do luxo fotográfico como o Grupo ACORJA tem! :)
    Um abraço do outro lado do Atlântico e continuação de bons treinos!
    Milton

    ResponderExcluir
  13. Gilmar meu amigo, agradeço pelo apoio que vc tens me dado, cara aqui no Rio eu tambe´m registro os treinos com a galera filmando e tirando fotos e a galera aqui dizem que sou profissional em tirar fotos, mais vendo as suas fotos profissional é vc, que belas fotos que vc tirou dos amigos corredores e que bom longão que vcs fizeram, pena que moramos tão longe senão também encararia esses treinos com vcs...Bom o Júlio Cordeiro eu já conheço, espero te encontrar aqui na Meia do Rio hein...Parabéns pelo longão e pelas excelentes fotos.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqeuria
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Gilmar, uma alegria para nós Baleias ter o Manto Coral envergado no treino da equipe que mais admiramos nesse mundo das corridas por um dos mais ilustres ultramaratonistas pernambucanos, Júlio Cordeiro, e ver as imagens captadas por quem é do ramo. Parabéns por tudo. Abraço Baleias. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  15. Caro Gilmar, fiquei com inveja de vocês. No sábado saí de casa as 7:00h para João Pessoa participar da Meia Maratona no domingo. E como moro em Aldeia, quando passei na frente do shopping no Km 5 vi vcs. Êta turma boa. As fotos estão lindas, parabens. Vc é fera mesmo!!
    Quando tiver um treino aqui na minha terra me convida que eu vou! Quero conhecer o pessoal do ACORJA, só não sei se aguento o pique da turma!
    No aguardo
    Isabela Cunha Bello (www.irmaoscunha.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  16. Isabela,
    Vi os resultados de suas corridas no seu blog. É para ter orgulho! Hoje (sábado) estivemos na Serra das Russas para 30 km. Amanhã estaremos no CICORRE Dois Irmãos, lá eu te apresento a ACORJA.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  17. Que belo treino.
    Já em relação as fotos, nem tenho o que falar. ficaram sensacionais, como sempre.
    Abraço e bons treinos e cliks pra você. hehe


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Amigo Gilmar
    Fiquei muito feliz ao ler todos os seus registros e muito mais feliz com as fotos. Puxa vida! Um ser humano ter uma visão como a sua e fotografar nossos momentos de tanta alegria e esta atitude se ver em belíssimas fotos, deixa-nos com mais vontade ainda de fazer o que gostamos: CORRER, CORRER E CORRER e agora com fotos é que não perderemos mais estas alegrias. Muito obrigado pela sua chegada na ACORJA. Parabéns pelos belos registros e pelas maravilhosas fotos. AH! To chegando próximoa da Rainha das Ladeiras. rsrs..

    ResponderExcluir
  19. Gilmar, amei suas fotos!!! Muito legais, vou ficar de olho agora no teu site. Sou muito fã de fotografia tb. Karla (endorfinados)
    PS: Depois mande pra Anizio aquela foto que vc fez minha com Dani.

    ResponderExcluir
  20. Almir, vamos continuar correndo e fotografando. Se depender da amizade desses corredores viciados esse negócio não acaba nunca. O seu desempenho está cada vez melhor, é só conferir as fotos do post sobre o longão de luxo da Serra da Russas. Quero ser Almir quando crescer! Valeu, amigo!
    Karla, já mandei pro Anízio as fotos. Obrigado por acompanhar o meu blog, na realidade, o nosso blog. Qualquer dia desses gostaria de acompanhá-los para me divertir correndo e fotografando.
    Gilmar

    ResponderExcluir