Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

sábado, 28 de agosto de 2010

LONGÃO CROSS COUNTRY (21 Km)

Hoje, ainda curtindo a ressaca da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, fui participar do famoso longão de sábado da ACORJA. Chamamos esse treino de Longão do Sítio do Pica Pau Amarelo porque durante o percurso passamos em frente a um Clube de Campo com esse mesmo nome, localizado na Estrada da Mumbeca, município de Paulista. O local de concentração e aquecimento foi no posto Texaco da BR 101, às 5h e 10min. Hoje, não tivemos a presença de Lula Holanda, presidente da ACORJA e grande líder dessa equipe. Quem estabeleceu a ordem foi Almir, vice-presidente de honra. Abaixo, a tradicional foto dos corredores que acordaram cedo para mais um divertido longão da ACORJA.










Nos primeiros metros, e ainda aquecendo, pegamos um trecho da BR 101 até a altura do viaduto que dá acesso a Jardim Paulista.
























No trecho asfaltado, a Mata Atlântica já começava a se apresentar de forma exuberante e os corredores a aumentar o ritmo gradualmente. Nesse momento, Pâmela, Paulo e Flávio assumiram a dianteira.







































O local é cheio de propriedades cortadas por pequenos riachos, sendo uma opção de diversão para a comunidade local. Veja a placa em destaque com o cardápio regional.



Na Estrada da Mumbeca o percurso apresentava uma vegetação ainda mais exuberante. Ar puro, ladeiras e poças d’água. Isso era praticamente um cross country. Para quem não sabe, o cross country é um tipo de corrida que se caracteriza por ser praticada em terreno acidentado, com muitos obstáculos naturais, incluindo em seu percurso subidas, descidas, grama, lama, areia e mata, além de pequenos riachos.




























Hoje não teve carro de apoio. Dessa forma, aquela tradicional paradinha no km 10 para reabastecimento (água, isotônico, gel, rapadura e banana, entre outros) não aconteceu, o que fez uma enorme diferença para mim, pois vinha aí uma famigerada ladeira para subir. Ela vai de 60 à 110 metros em aproximadamente 500m de subida. Em 2009, quem fez a I MARATONA ECOLÓGICA DA ACORJA conhece bem o grau de dificuldade a ser vencido nesse trecho.Vejam o esforço dos nossos atletas nesse aclive medonho.














































Agora sim, chegamos ao planalto e o sol se junta ao grupo, pois até então ele estava tímido, escondido entre as nuvens. Essa parte do percurso tem estradas de terra bem largas e sinuosas, convidando o atleta a correr um pouco mais forte.
Por conta de obras de saneamento e pavimentação no trecho do Córrego da Prata, pegamos muita lama, diminuindo bastante o ritmo do treino naquele momento. Faltando uns cinco quilômetros para terminar, confessei a Juliana que estava sonhando com doce e água gelada, e percebi que o meu ritmo diminuía gradativamente.
Comecei a “comer poeira” do grupo, principalmente de Ricardo (GALO-DE-CAMPINA), que vem em plena ascensão no universo das corridas. Novamente, acompanhar o cara estava difícil! Aproveito a oportunidade para explicar o porquê desse pseudônimo tão singelo. Almir relatou que Ricardo, em um de seus primeiros treinos com a ACORJA, esqueceu de passar filtro solar no pescoço e a pele ficou bastante avermelhada. Como o pássaro denominado GALO-DE-CAMPINA possui a cabeça vermelha, Ricardo não teve como escapar dessa associação. Com o tempo, passamos a adotar a corruptela GALINHO, uma forma mais singela de perturbar o amigo corredor. Abaixo, RICARDO GALINHO e o GALO-DE-CAMPINA. Qualquer semelhança é mera coincidência!



Voltando para a corrida... Já estava sozinho quando passei pelo bairro de Bola na Rede. Parei na primeira “bodega” e comprei doce de goiaba e água gelada, hummm! Muito bom! Foi espetacular materializar esse sonho, vinha pensando nisso o tempo todo nos últimos quilômetros.












Consegui terminar os 21 km de cross country em sub2horas. Vejam o tempo abaixo.
Longão da ACORJA estilo cross country, difícil é não participar!

14 comentários:

  1. Gilmar,treino com essa turma é sempre sinal de saúde e pura diversão!!Como de costume sua fotos são de uma beleza incomparável com relatos recheados de picardia e cultura(Essa da analogia do galinho foi ótima,e o melhor de tudo é que ele gosta e entra no clima da brincadeira)!!Excelente começo de dia com todos vcs!!Lamentar a ausência de alguns Acorjianos e do Presidente máximo!Abs e até outro divertimento nessa maneira simples de viver a vida correndo!!

    ResponderExcluir
  2. A água hoje fez um pouco de falta...mas sobra energia e gente pra te levar pra frente,o clima estava ótimo...Ju.

    ResponderExcluir
  3. Paulo,
    Esse bom humor parece algo característico na ACORJA. De fato, foi uma maneira excelente de começar o sábado.

    Ju Job, graças as orientações e companhia da ACORJA é que tenho alcançado distâncias maiores e realizado sonhos. Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Beleza de treino hein Gilmar!!! Na próxima corrida que vier ao Rio, já está convidado a provar algumas das gororobas que faço lá em casa huahauhauauha. Se tentar fazer qualquer uma das receitas, quero teu relato hein!?
    abraço e bons treinos

    ResponderExcluir
  5. Belo treino e fotos. Parabéns a equipe.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Jeff, se o sabor for tão apetitoso quanto a imagem... huuum!

    Dani, a nossa equipe é muito unida e divertida. Quando estiver novamente em Recife, venha correr com a ACORJA.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gilmar,

    Mais uma vez, o seu relato e suas fotos dão uma ideia muito legal do treino.

    Parabéns!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Gilmar. Estivemos, eu, Wu e Walasce, de Baleias, com o amigo Hideaki de SP, correndo a Meia Maratona da Acorja em 2009. Foi um final de semana excepcional em que meus filhos também estiveram presentes aproveitando tudo o que Júlio Cordeiro colocou a nossa disposição. Lembro bem daquela poça d´água que obriga a passar agarrado na cerca de arame. Grande abraço. Miguel Delgado. Já agendou sua maratona??????

    ResponderExcluir
  9. Cláudio,
    Obrigado por prestigiar o nosso blog. Sim, treinar com essa turma da ACORJA é certeza de diversão e corrida de qualidade.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  10. Miguel,
    Conheci o universo BALEIAS por meio do blog do Júlio. Depois, vi o seu relato completo daqueles dias de muita diversão quando vocês estiveram aqui para a I MEIA MARATONA ECOLÓGICA DA ACORJA. Então, você como "grande" conhecedor do percurso deve saber que aquela poça d'água é um bom "redutor de velocidade".
    Maratona de São Paulo 2011, esta provavelmente será a minha estreia nos 42km.
    Sábado tem longão de 30km saindo lá da casa do Júlio, em Aldeia. Vou tentar fazer uns 25 de corrida e uns cinco de fotografia.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. oi, gilmar!!!

    esses treinos de vocês são bons demais!!!
    se eu estivesse aí no meio, certamente não ia faltar o doce de banana... já a água gelada...;)
    tô com água na boca só de ver esse docinho de goiaba...

    o percurso que vocês fizeram é um verdadeiro desafio... adorei as fotos da trilha, aquela da placa escrita a mão ficou joia!

    mal posso esperar pelo relato do próximo treino de vocês;)

    parabéns pela união da equipe! fiquei muito feliz de encontrar alguns membros da acorja lá na maratona das praias, em bertioga!
    faltou você lá;)

    será que vamos correr juntos a maratona de são paulo??? tomara!

    bjs
    elis

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Elis,
    Sim, estarei em São Paulo para a Maratona. Espero encontrar por lá os amigos virtuais para muitas fotos. Será a minha primeira Maratona e conto com a sua experiência para possíveis dicas. Sábado teremos um longão de 30 km, com muita estrada de barro no meio da Mata Atlântica. Espero que faça um dia de sol lindo e que tenha o carro de apoio para eu poder levar a câmera maior, flash, tripé e etc.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Gilmar!

    Fiquei feliz em honrado em saber que meu trabalho inspirou o seu, temos muito em comum, gostamos de correr e de fotografar o que gostamos.
    Aqui na cidade de São Paulo sou um dos maiores defensores da prática das corridas Cross-Country ou seja das corridas Fora do Asfalto, pois ele é mais natural e trabalha com praticamente todos os grupos musculares devidos as grandes variações no tipo de piso e na altimetria, além das grandes vantagens do contato direto com a natureza longe da emissão dos escapamentos dos carros e dos veículos pesados.
    A nossa grande e principal vantagem como fotógrafos é que "através de uma boa imagem conseguimos passar uma mensagem que vale mais que 1000 palavras", como diz a célebre frase popular.
    Aproveito para lhe convidar a ver minha última postagem que conta através de fotos e de link com a Wikipédia um ponto de vista totalmente novo sobre nosso pouco conhecido país vizinho que é o Paraguai.
    http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2010/08/maraton-del-bicentenario-asuncion.html
    Continue com seu belo e importante trabalho, estarei sempre torcendo por você.
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir