Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

sábado, 14 de agosto de 2010

LONGÃO DE LUXO - SERRA DAS RUSSAS (30 km)

Quem segue pela BR 232, sentido litoral-sertão, vai encontrar a Serra das Russas. É um trecho de encosta entre os municípios de POMBOS e GRAVATÁ, sendo considerada uma das áreas mais acidentadas do Planalto da Borborema. Foi nesse local de paisagem deslumbrante que aconteceu mais um longão da Associação Corredores do Parque da Jaqueira (ACORJA). O longão foi considerado de luxo porque teve carro de apoio com água, isotônico e gel, um percurso maravilhoso e muitas fotos.

A cidade de Pombos fica a aproximadamente 60 km do Recife e é conhecida na região como a terra do abacaxi, uma vez que possui grandes áreas de plantio da fruta. Os abacaxis produzidos no município são considerados os melhores do estado de Pernambuco. A concentração da ACORJA e o aquecimento aconteceram no início da serra, em frente das tradicionais barracas de frutas. Hoje, tínhamos a presença de 11 acorjianos sob a liderança de Lula Holanda, o eterno presidente da ACORJA.














Ladeira acima, ACORJA!
Por falar em ladeira, Pâmela tomou a dianteira e ignorou completamente os oito quilômetros contínuos de aclive. No limite entre os município de Pombos e Gravatá, Pâmela passou “voando”, defendendo o seu título de “RAINHA DAS LADEIRAS”. Na sequência, Almir passando a todo vapor e muito concentrado... 
... depois Ricardo, Lula...
...Juliana Job, Cláudia e Jaqueline.
Durante a subida, por volta do km 65, encontramos a Ponte Cascavel, com extensão de 450 metros.  Na ponte, Almir conseguiu acompanhar o ritmo imposto por Pâmela. Veja a concentração do rapaz!
PÂMELA E ALMIR NA PONTE CASCAVEL - GRAVATÁ - PE
ALMIR (CONCENTRAÇÃO TOTAL)
Aqui, a paisagem se revelou ainda mais bonita e aumentou a vontade de correr ladeira acima. Lá vem Juliana subindo a ladeira!
Impossível não conferir a deslumbrante paisagem, não é Ju?
Ricardo e Lula passando pelo quilômetro 66, local combinado para o primeiro "pit stop". 












Depois da hidratação a subida continua com parte da ACORJA reagrupada.
Para nossa surpresa, no meio do caminho, encontramos Paulo Picanha e Marinês fazendo treinos secretos. Será que eles estão se preparando para a COMRADES 2011?
Pâmela vencendo o calor e a parte mais difícil do percurso.














Entre os anos de 2001 a 2003 aconteceram as obras de duplicação da BR 232. Nesse momento, parte da rodovia teve que ser construída exatamente no trecho da Serra das Russas. No meio do caminho, havia uma montanha que precisava ser perfurada para se chegar à Gravatá, e isso deu origem ao primeiro túnel rodoviário de Pernambuco, o Túnel Cascavel. Abaixo, Almir a 400 metros do Túnel.













Nós atravessamos os 370 metros desse túnel correndo e, nesse momento, as pupilas aumentaram de tamanho e o coração bateu mais forte ao som dos motores dos carros reverberando nas paredes do túnel. Foi emocionante! 
Uma nova parada programada para hidratação no km 12. Almir optou por seguir cometendo excesso de velocidade e “botou prá quebrar”. Foi difícil enquadrá-lo no fotograma. Parabéns, hoje você estava fantástico! 












A chegada de Júlio no km 12, em Gravatá. Depois, um close refrescante

























Ao se aproximar de Gravatá, Lula deu uma "esticada" e foi seguido por Ricardo.












Marinês subiu a Serra das Russas no maior pique e chegou como se não tivesse corrido 12 km em aclive. Que fôlego!









Logo atrás, Paulo Picanha se aproximava ignorando completamente a ressaca dos 42 km da Maratona de Assunção (Paraguai), que aconteceu na semana passada. Ao fundo, Jaqueline e Cláudia.


Até o km 15, no ponto de retorno, eu estava fotografando e acompanhando Paulo Sobral no carro de apoio. Nesse momento, deixei minha Nikon D50 com ele e fui correr ladeira abaixo. Já estávamos na entrada do município de Gravatá. A cidade fica localizada no alto da Serra das Russas, a mais de 600 metros de altitude. No topo da serra o clima frio pode chegar aos 10 graus, mas a temperatura média anual se mantém em torno dos 22 graus.
Aqui, um registro de minha presença nesse treino de luxo. Paulo fez uma foto espetacular, coisa de profissional, demonstrando muita habilidade com a câmera. Agora eu também tenho uma CAPA DA RUNNER'S. Valeu!
Seguimos correndo ladeira abaixo curtindo a paisagem maravilhosa, um verdadeiro presente de Deus. Abaixo, algumas acorjianas que depois de 30 km chegaram sobrando e comemorando. Que venham as maratonas e ultramaratonas!
JAQUELINE



















JULIANA



















CLÁUDIA


















MARINÊS























Na chegada, os acorjianos se refrescaram com muitas frutas, principalmente com os dulcíssimos abacaxis daquela região. Ricardo cuidou logo de escolher o mais bonito.















Apesar de apreciadíssimo pela maioria das pessoas, na gíria brasileira, abacaxi significa “algo que não dá bom resultado, coisa embrulhada ou que não presta”. Este fato provavelmente se deve a seu visual espinhoso e ressequido, bem como a dificuldade para descascá-lo sem se ferir com suas farpas, presentes tanto na "coroa" quanto na própria casca. Descascar o abacaxi, uma extensão da mesma gíria, significa resolver um problema difícil (Fonte: Wikipédia). Mas, pelo jeito, a subida da Serra das Russas não foi um abacaxi para a ACORJA descascar, e sim uma corrida muito boa de degustar, quilômetro a quilômetro, hummm!

Abaixo, Paulo erguendo o troféu abacaxi, um reconhecimento merecido para quem estava se recuperando de uma cirurgia e mesmo assim não deixou de participar dessa festa de luxo! Obrigado Paulo, sua atitude é a cara da ACORJA!















Abaixo, LULA feliz e agradecendo a Deus este maravilhoso longão de luxo, um sábado sem igual!

14 comentários:

  1. Gigi,você simplesmente arrasa...nas fotos,na descrição,no desprendimento.Treino maravilhoso,clima perfeito,percurso perfeito,perfeitas companhias...quer farra melhor que essa?Parabéns,Ju Job.

    ResponderExcluir
  2. Que fotos maravilhosas!! Seu relato realmente reflete nossa vibração no treino. Gente.... esse treino é m a r a v i l h o s o !!!!
    Dessa vez tive o prazer da companhia de minhas amigas Claudinha e Marinês, que adoraram. As fotos falam por si.
    Obrigada Gilmar. Você chegou e fez a diferença no nosso grupo!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gilmar. Cuide mesmo com muito carinho dessa turma que o Brasil inteiro gosta de vocês. E essas moças da Acorja que já são belas viram obras de arte nas suas lentes. Grande abraço e parabéns pelas fotos.Já pensou na hipótese de vir fazer a Volta Pampulha e trazer sua inspirada lente para fotografar Baleias na Lagoa?

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez SHOW DE FOTOGRÁFIAS!!! Valeu Gigi sua participação sempre encantando a nossa família ACORJA e divulgando para o mundo a beleza de paisagem do nosso Estado - Serra das Russas o nosso cantinho ESPECIAL de treinar para a mais sonhada ULTA - COMRADES 2011 - Desta vez será mais atletas com a companhia do nosso amigo Paulo Pincanha.
    O próximo treino será IMPERDÍVEL - 50KM
    Jaqueira x Enseada dos Corais - Largada 04:30h
    Percebam que show de percurso: Margeando as 11 prais do litoral Sul de Pernambuco:
    Porto do Recife, Pina, Boa Viagem, Piedade, Candeias, Barra de Jangada - PONTE NOVA - Ilha do Amor, Itapuã, Paiva, Pedra de Xareu e Enseada dos Corais-Ufa que delicia!! chegamos e seremos recebido pelo nosso querido amigo Enildo com um saboroso café da manhã regado a
    frutas tropicais.
    Aproveitamos a oportunidade para deixar o nosso abraço a turma dos Baleias - Valeu Miguelzinho você é um grande motivador e se Deus permitir nos veremos em Curitiba e quem sabe em DURBAM - COMRADES 2011.
    FORTE ABRAÇO
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  5. Gente!!!!! Que relato, quer treino, que grupo, que fotos, ui....q..q..q.., Gilmar, você consegue dar um Q especial na nossa imagem, fica tudo de bom......obrigada. Obrigada também aos meus amigos acorjianos, com vocês me sinto bem mais forte, capaz, confiante, com vocês eu me sinto.....
    ......até o longão de sábado, acabei de chegar de lá, fui até Gaibú, o percurso é realmente lindo, principalmente da ponte....vale a pena conferir.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gilmar depois desse belo longão de 30K com a turma Acorja, vc carimbou o seu passaporte para a Meia Maratona do Rio, parabéns tanto pelo treino como as excelente fotografias que tiraste, faça que nem o corredor Pinguim de São corre a Meia do Rio fotografando...hehehe...Pelo visto vcs aí em Recife tem ótimos lugares para fazer longão...Showww amigo...Nesse longão só faltou o Júlio Cordeiro, ahhh com certeza ele deve ter viajado para correr alguma Maratona...hehehe...

    Boa semana e bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  7. Ju,realmente, aquele sábado foi especial.
    Jaqueline, obrigado pelo acolhimento na Acorja. Vocês dão um colorido especial as fotos.
    Miguel, essa missão (e honra) de fotografá-los existe no campo das idéias... em breve vamos materializá-la.
    Lula,a máquina tem conseguido eternizar alguns bons momentos desse grupo. Você é um grande lider e é responsável pelo sucesso da ACORJA.
    Mari, fotografar gente feliz é muito fácil, as fotos ficam maravilhosas. Sábado não estarei no longão de 50 km, vou para a Meia do RJ. Seria fantástico fotografá-los cruzando a ponte do Paiva, horário ideal e luz do sol dourada para iluminar a imagem.
    Beijão!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  8. "belas fotos" já é lugar comum. Essas foram maravilhosas. Que beleza de lugar, e que subida extraordinária! Espero encontrá-lo aqui no RJ (vai correr com a tradicional camisa do estado de PE?).

    ResponderExcluir
  9. oi, gilmar!!!

    treino de matar... de inveja! hehehehehehehe
    fiquei com água na boca, da corrida e do abacaxi;)

    essa equipe é fera!
    agora sei o segredo do pódio da juliana na corrida da CORRE (acabei de ler o post da prova de domingo rsrsrsrs)!
    dá-lhe ladeira!

    parabéns!
    seus relatos ilustrados são divinos!
    adoro!

    quero ver esse encontro da ACORJA e dos BALEIAS em pampulha, registrado por sua lente;)
    vai entrar pra história!

    a meia do rio ficará ainda mais sedutora depois de seus registro!

    parabéns, gilmar!
    é um prazer acompanhar seu blog!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, lugar bonito + paisagem fantástica = boas fotos. Nesse caso, apertar o botão fica fácil. Sim, estarei com a tradicional camisa de Pernambuco aí no RJ. E você?
    Elis, como sempre muito gentil. Correr com aquelas meninas não é algo fácil. Juliana fez a Comrades 2010 e Pâmela está sempre presente nos pódios das competições (o último foi na Maratona de Brasília). Na Volta da Pampulha, se eu puder ir, terei que pensar em uma boa estratégia para correr e fotografar. Seria maravilhoso poder estar em BH só para isso.
    No RJ, acho que teremos um post com mais tietagem e menos corrida.
    Amigos, obrigado pelo carinho!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. Gilmar,vc consolidou de vez o seu posto de ministro do meio ambiente da Acorja!!Fotos lindíssimas;Relato com alma de corredor;turma animadíssima,enfim:tudo de bom!!Pena que não podia correr,mas desfrutei um pouco do bom gostinho de apoia-los!!Vida lonnngggaaa para todos!!Em relação à algumas fotos que eu tirei,foi sorte de principiante,vc é que é o cara!!!Abs!!

    ResponderExcluir
  12. Paulo,
    Agradeço imensamente a forma generosa na qual fui acolhido na ACORJA. Você sempre nos aconselhando e prestando atenção aos detalhes. Você mereceu o troféu e o destaque no blog, sua presença marcou aquele dia. Espero poder retribuir fazendo mais CAPAS DA RUNNER'S by Paulo Sobral.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  13. Gilmar as tuas fotos são absolutamente fantásticas!
    Nem digas que as minhas são boas!
    A tua objectiva capta o lado humano de cada um dos corredores da ACORJA. A foto final do Presidente Lula é a cereja no topo do bolo!
    Avisa quando vieres a Portugal! Há por aqui muitos "corredores-modelos" que não se importariam de te ter no pelotão de corrida!
    Grande abraço!
    Milton
    http://runningroutes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Milton,
    Perdoe-me! Depois de tanto tempo foi que eu vi o seu comentário deste post. Sim, existe esta possibilidade de estar em Portugal qualquer dia desses, e com a máquina para relatar as corridas lusitanas.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir