Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CORRIDA DE FÉ - NOVA JERUSALÉM (PE)

Nos últimos dias de férias, estivemos hospedados na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém, município do Brejo da Madre de Deus / PE, a 200 km do Recife. Nesse local é encenado o espetáculo da Paixão de Cristo há quase 60 anos, considerado pelo Guinness Book como o maior espetáculo ao ar livre do mundo. Construída quase como um cenário a parte, os quartos da Pousada da Paixão ficam em corredores que em muito lembram as ruas da antiga Jerusalém.
A área do teatro possui 100 mil metros quadrados e é cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura com torres de sete metros cada (veja foto abaixo), além de nove cenários-palcos.
No local, a vegetação é típica da caatinga e está bem conservada. Além da flora, alguns corpos d’água são responsáveis pela presença de 63 espécies de aves. Sei disso porque no ano de 2003 fui convidado pela EMPETUR como Biólogo para fazer um levantamento das espécies de aves daquela região. Nessa oportunidade, achei o lugar fantástico e queria muito dividir isso com a minha esposa Ana Carolina e minha filha Laura. Gostaria que elas desfrutassem da segurança, tranqüilidade e boa comida que o local oferece. Veja a nossa chegada!
Assim que Laura entrou em Nova Jerusalém, começou a correr de um lado para o outro (CORRER!!!), reforçando ainda mais a intenção de acordar cedo e esticar as canelas. Se correr é um vício, imaginem com a filha dando idéia... Olha como Laura tem jeito de corredora.
No segundo dia de férias, acordei às 5h da manhã e fui direto para o aquecimento. Comecei trotando a partir da estátua de Plínio Pacheco (o idealizador de Nova Jerusalém), localizada na parte mais alta do teatro. Esta estátua foi erguida para perpetuar a grandeza e a importância da obra de Plínio Pacheco. A escultura retrata Plínio a cavalo, empunhando um megafone e comandando o espetáculo da Paixão de Cristo.
Em seguida, passei em frente ao CENÁCULO, local onde é apresentada a “Santa Ceia”, quando Jesus despede-se de seus discípulos.
Depois de 30 minutos de corrida, em subidas e descidas, a primeira parada para descansar foi no PALÁCIO DE HERODES. Nesse cenário, Jesus é trazido para ser julgado e Herodes o devolve para Pilatos.
Em seguida, utilizo as estradas marginais à muralha que cerca Nova Jerusalém para correr em uma área mais plana. Parece até que eu estou correndo a Maratona da Muralha da China.

Encerro o meu treino passando pelo FÓRUM ROMANO DE JERUSALÉM. Aqui Pilatos solta Barrabás, lava as mãos e condena Jesus à morte. Esse cenário fica bem próximo à pousada e eu já estava sentindo o cheiro do café da manhã.
O nosso quarto ficava de frente para uma praça cheia de bancos de pedra, bem próximo do restaurante. Na foto abaixo, aguardávamos ansiosos pelo café da manhã. Enquanto isso, a máquina registrava a presença da família “Lins e Silva de Farias” no pedaço. A comida é um evento à parte. A pousada possui dois restaurantes com cardápios diversificados e jantares temáticos, mas, naquele momento, confesso que só pensava em uma tapioca bem fininha com uma xícara de café com leite.
No dia seguinte, antes da minha corrida vespertina, levamos Laura ao SEPÚLCRO para contar um pouco mais sobre a história de Jesus. Aqui ocorre a cena da Ressurreição de Cristo.
Antes do aquecimento, estava me achando o próprio Usain Bolt depois de bater o recorde mundial dos 100 metros rasos. É que o almoço foi algo excepcionalmente delicioso seguido de doce de leite com “gruguminhos” (feito com leite talhado) como sobremesa. Eu estava cheio de energia. Não se preocupem, aqui eu não estava pagando mico, a pousada estava vazia, éramos os únicos hóspedes. Só à noite é que chegou um grupo de Recife com 120 pessoas para participar do jantar temático. O clic abaixo foi de Laura utilizando uma câmera automática Sony e tripé. Esse cenário dourado ao fundo é o TEMPLO DE JERUSALÉM, onde “Jesus perdoa a mulher adúltera”.
Após o aquecimento, segui em direção ao local do CALVÁRIO, onde Jesus é pregado na cruz. Essa é uma das cenas mais emocionantes e mais lembradas pelo público em geral que assiste a Paixão de Cristo.
Sigo a luz dourada (fim de tarde), excelente para os fotógrafos. Ao fundo, é possível observar dois cenários-palcos, o CENÁCULO e o TEMPLO DE JERUSALÉM.
Aqui, depois de encontrar o por do sol, sigo para a parte alta do teatro. Lá seria realizada a última foto de corrida, algo que havia pensado desde o primeiro dia.
Fim de tarde, céu azul, luz dourada, fico no primeiro plano e a foto é feita de baixo para cima, dando a impressão que sou quase do tamanho da estátua de Plínio Pacheco (que tem 5 metros altura), atribuindo um efeito de poder ao personagem corredor. Nesse caso, foi utilizado um flash de preenchimento, garantindo que eu não me transformasse em uma silhueta escura na cena. Ana Carolina às vezes perde a paciência com tantas recomendações técnicas, mas a foto ficou legal.
"Quando os refletores se apagarem nas noites dos tempos, quando o calor dos aplausos se diluir no silêncio milenar dessas montanhas que nos circundam, quando nossos corpos, tão frágeis, se transformarem num pequeno punhado de pó, aqui estaremos, na memória e na história dos que ficam e nas lendas dos que virão." (Plínio Pacheco)

Encerro aqui a minha corrida de fé, na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém.

11 comentários:

  1. Muito bom! Texto, fotos, tudo. Já pode virar editor da revista Boa Forma. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Isso é que pode se chamar de uma corrida histórica! Parabéns. Agora revela o segredo pra nós, quem tirou as fotos de você correndo nos monumentos? Não acredito que colocou a esposa correndo atrás de você, tampouco usou recursos automáticos, enquadrando e acertando o timing para passar na hora certa. Revela ai!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    Como disse no início desse blog, gosto de fotografia e espero poder colocar boas imagens e dividir isso com os amigos corredores. Em Nova Jerusalém, durante o treino da tarde, a esposa ficou aguardando em dois pontos estratégicos para utilizar a “luz dourada”. Mas, durante a manhã, depois do treino, utilizei um mini-tripé e uma câmera compacta no automático. O segredo é colocar flash obrigatório, tempo de 10 segundos e marcar a posição onde quer ser fotografado. É isso!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Gilmar bom dia, pois vc está de parabén pelo blog, está showww cara...Muito boa a sua iniciativa de viajar, tirar fotos e nos informar deste belo local de Nova Jerusalém, pelo visto o local é bom para se correr hein, muita terra batida...Como disse o amigo Ricardo acima vc fizeste uma CORRIDA HISTÓRICA...Eu também iria perguntar como vc fez para tirar essas belas fotos, mas vc já respondeu, pois eu não sou fotógrafo profissional que nem vc, mais quando eu corro com a minha máquina eu também registro alguns lances no automático, coloco também nos 10 segundos para ela me clicar...Ahhh com certeza a sua filhota será uma grande corredora, ainda mais que vc com certeza já deve estar ensinando a ela, pois na palavra de Deus diz em Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Pois ela já está no caminho certo é isso aeeee Parabéns...
    As fotos ficaram excelentes e ainda mais vc imitando o Usain Bolt.

    Boa semana e bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Ahhh esqueci de dizer então nós vamos se encontrar aqui na Meia do Rio, seja bem vindo camarada.

    Boa semana e bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Gilmar, tudo bom contigo rapaz?
    Vim aqui para agradecer-te por estar seguindo o meu tão humilde blog de corridas.
    Adorei demais o seu blog e estou passando a seguí-lo, ok?
    Ahh, também gosto muito de fotografar, porém, não tenho muita técnica e nem equipamentos adequados para esta prática do "Clic" hehe.
    Abraço e tudo de bom pra você.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lindas fotos como sempre em seu blog!!!Maravilhoso quando filhos veem os bons exemplos dos pais e tentam seguí-los!!!Bonita família, parabéns.Abs Paulo Sobral!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo site, queria dar uma dica para quem gosta de corridas:
    Vem aí a Corrida Vertical!
    Um desafio nas escadarias dos maiores edifícios do mundo.
    O Brasil vai receber sua primeira etapa no dia 29/08.
    Inscrições gratuitas.
    Conheça mais: www.corridavertical.com.br
    twitter.com/corridavertical

    ResponderExcluir
  9. Jorge, estarei no RJ para a Meia. Vai ser um desafio fazer boas fotos. Espero te encontrar antes da largada ou na chegada. Estarei com a camisa de PE (ACORJA).
    Tutta, obrigado pelo incentivo, vamos escrevendo sobre corridas que tem muita gente interessada no assunto.
    Paulo Sobral, é muito bom compartilhar as emoções com a família. No blog do Júlio vi fotos do seu filho. Destaco aquela em que ele te dá um apoio especial após a subida da Boroborema, na Meia de Tabira.
    Não sei se topo uma corrida vertical, mas fica a idéia.
    Grande abraço a todos!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  10. Muito legal!
    Gostei!
    As fotos e o mistério devendado tbm.
    Parabéns!
    Já adicionei seu blog ao meu.
    Abraço e boas corridas e fotos.
    Colucci
    @antoniocolucci
    http://toticolucci.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Conheço Nova Jerusalém, mas depois deste post fiquei doido para voltar para lá e sair correndo! hehehe

    Abraço Gilmar!
    Mário

    http://aspiranteacorredor.blogspot.com

    ResponderExcluir