Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

sábado, 28 de maio de 2011

COMRADES LÁ, ½ COMRADES CÁ: ACORJA NA SERRA DAS RUSSAS (PE)

Na África do Sul, em 1921, um grupo de 34 amigos decidiu sair de Pietermartzburg e ir correndo até Durban (98 km), comemorando a amizade deles durante a Primeira Guerra Mundial (Comrades quer dizer camaradas, amigos). O fato virou notícia e virou corrida anual, invertendo-se o percurso a cada ano. A distância é longa e o percurso não é nada plano, mas mesmo assim quase todos terminam dentro do tempo-limite de 11:59:59. A largada em Pietermaritzburg ocorre às 5h30min, ainda no escuro e com um tempo relativamente frio (5 a 10ºC). Depois, a tendência é ir aumentando a temperatura para 20 a 25°C (Fonte: Revista Contra Relógio).

Em 2010, a ACORJA esteve representada na Comrades Marathon com Lula Holanda, Júlio Cordeiro, Juliana Job, Jacqueline Rêgo e Fábio Bagetti. Vejam fotos e os detalhes dessa aventura no blog do amigo Ultramaratonista Pernambucano Júlio Cordeiro.

Para a edição de 2011 da Comrades, Paulo Sobral e Almir Duarte decidiram enfrentar os 89 km na África do Sul, deixando a ACORJA orgulhosa por mais uma vez fazer parte da história dessa ultramaratona. Estivemos no aeroporto para dar um abraço de boa sorte aos amigos “comradeiros” e, na oportunidade, Lula Holanda deu alguns conselhos aos rapazes. O que será que Lula disse aos aventureiros?

Lula Holanda, Paulo Sobral e Almir Duarte


Ainda no aeroporto, a ACORJA combinava os últimos detalhes para os 50 km de corrida de montanha do Desafrio Urubici, em Santa Catarina. Na oportunidade, flagramos Lula Holanda organizando a lista dos participantes ACORJA/BALEIAS no seu mais novo artefato tecnológico, o iPad 3. Ele é muito mais fino que o iPad 2. Parece até um guardanapo! Amigos, iPad 3 já é realidade na ACORJA.

Acima - iPad 3 da ACORJA
Abaixo - iPad 2  da  APPLE

Sim, depois da despedida de Paulo e Almir, o conselho deliberativo da ACORJA se reuniu e decidiu manter o ritmo dos treinos e organizou a ½ Comrades do Agreste (44,5 km).

Os treinos regenerativos da ACORJA foram definitivamente para o beleléu. Não pensem que é loucura, mas o desejo da ACORJA de correr tantos quilômetros na Serra das Russas tem um sentido.

Assim como as subidas da Comrades Marathon geralmente exercem nos corredores fortes emoções, permitindo que eles terminem a prova, a Serra das Russas também preenche a alma da ACORJA, ampliando a sensação de que sempre podemos correr mais.

A Serra das Russas tem 8 km contínuos de subida, plantações de suculentos abacaxis, lindas paisagens, 450 metros da Ponte Cascavel, 370 metros de Túnel (agora chamado Plínio Pacheco), o Rei das Coxinhas e a linda cidade de Gravatá. São muitos elementos que se misturam a emoção de correr, aumentando ainda mais o barato provocado pela endorfina.

Lula Holanda compareceu ao longão com uma indumentária que nos chamou atenção. Tratava-se de um "teste drive" da calça Adidas TechFit PowerWeb antes do Desafrio Urubici. Por conta disso, ele teve que aguentar todo tipo de gracinha durante os 44,5 km pela Serra das Russas. Vamos as fotos:

Lula Holanda e sua nova calça adidas

Quem chegou cedo saiu (bem) na foto oficial.

Quartel General da ACORJA na Serra das Russas (Pombos/PE)

   L  A  R  G  A  D  A   !!!  

A ACORJA avisa: início do percurso com 8 km contínuos em aclive. Vai encarar ?

Plantação de abacaxi


Amanda e Helena

Marcos Bomba



Bagetti passando pela Ponte Cascavel.

Welligton

Henrique, Juliana Job e Paulo Sampaio


Juliana Job e Paulo Sampaio

Afonso e Evandro Alemão

Lula Holanda

Antônio (direto de Orobó), Emerson Barbosa e Flávio Lemos

Amanda correndo pelos campos da Serra das Russas



Nos trazendo o alívio imediato, Seu Ednaldo e o seu apoio incondicional na hidratação.

Nem os caminhões suportaram o ritmo forte de Bagetti na subida da Serra das Russas

Augusto Brito







Antônio veio do município de Orobó para participar da 1/2 Comrades do Agreste. Completou os 44,5 km e provou que tem o jeito ACORJA de correr.

Bagetti chegando ao Túnel Plínio Pacheco (Pombos/PE)







Evandro Alemão e Afonso não respeitaram as leis de trânsito. Passaram a "todo vapor" bem próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal de Gravatá (PE).





Flávio Maia chegando ao município de Gravatá (PE).
Adorei esta foto !!!

Graças a habilidade fotográfica de Amanda (Drª 0800 da ACORJA), também fui clicado na Serra das Russas. Amanda, Obrigado! 














Na ACORJA todos se ajudam. Não há dsiputas para saber quem é mais rápido ou corre mais quilômetros. Todos são vencedores dos seus limites. Esta foto está entre as minhas preferidas: túnel ao fundo, Juliana em foco e Amanda no primeiro plano.

Neste momento, às 10 horas da manhã, o sol já castigava e tornava o percurso mais árido.

Augusto, Henrique e Afonso concluindo os 44,5 km da 1/2 Comrades do Agreste.





Parece mentira que Juliana e Evandro acabaram de correr 44,5 km, vejam o sorriso largo dessas criaturas. Isso é a felicidade...

Flávio Maia completando o percurso e retornando ao
Rei do Abacaxi (Pombos/PE)

Abaixo, alguns tipos de frutos e tubérculos cultivados na região da Serra das Russas. Com tanta fartura dá para pensar em subir novamente a Serra das Russas e fazer uma 1/2 Comrades do Agreste Two (89 km). O que acha?






A ACORJA aproveitou a oportunidade e comemorou os aniversários dos amigos Evandro Alemão, Fábio Begetti e Paulo Sampaio. Abaixo, o bolo feito pela cake designer (também 0800) Juliana Job.


Lula Holanda, Paulo Sampaio, Evandro Alemão e Fábio Bagetti.

Amigos,
façam seus comentários, deixem suas mensagens aos aniversariantes e venham correr com a ACORJA no próximo sábado.

33 comentários:

  1. Mais uma belezura de treino,apesar do percurso pesadíssimo de 45km,foi bom demais.Pena pela ausência de alguns.Durante o trajeto da corrida era estimulante quando avistávamos um dos carros de apoio( quando estávamos ávidos por água,isotônico,banana,rapadura,etc...)ou então quando avistávamos vc Gilmar,buscando sempre os melhores ângulos.Endireitávamos as passadas trôpegas pelo cansaço e erguíamos firmemente o corpo para sair bem no click.Esse treino é um luxo! Sucesso tb foi o modelito exibido pelo nosso presidente Lula Holanda.Ficou um clone da Jacke,só tinha uma evidente diferença...Parabéns e sucesso aos estimados amigos Paulo,Bagetti e Alemão.Aguardamos felizes o próximo evento.Um abração a todos.

    ResponderExcluir
  2. A Meia Comrades do Agreste - 45KM Foi sensacional - percurso díficil, mas belo e atraente. Imaginem você subindo a Serra das Russas correndo e observando a beleza da nossa mãe naturza, sentimos falta de alguns amigos em especial o Almir Daurte e Paulo Sobral que na Africa para fazer a Comrades Inteira e para falar na Comrades faltam apenas 38 minutos para largada, desejamos boa sorte aos nossos amigos!!!
    Valeu GIGI mais uma vez nota 10 - dar para perceber que você ama fotografar, em alguns momentos da corrida eu ficava atento para descobrir onde você encontrava, pois percebia o seu carro, mas não dava para te ver e o resultado são estas belas fotos.
    Aproveitar mais uma vez e parabenizar os nossos atletas: Evandro o Alemão(25/05) Bagetti(27/05) e Paulo Sampaio (01/06).Valeu campeões!
    Abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  3. Augusto e Amanda,
    Muito bom correr e fotografar com vocês. Hoje, especialmente, as fotos ficaram mais bonitas.
    Vou me esforçar para fotografar a participação de vocês na Corrida do próximo domingo.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Lula,
    Não existe limite para a ACORJA. Mais quilômetros e mais felicidade.
    Tenho certeza que Paulo e Almir vão lembrar das nossas corridas e terminar os 89 km da Comrades querendo mais.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gilmar, como sempre os comentários são poucos diante da grandeza de seus relatos e películas, agora depois de uma tensão a espera da conclusão dos dois meninos Almir(11h00) e Paulo(11h48)esse então deixou a turma que estava acompanhando meio nervosa, mas graças a garra deles e a permissão do nosso criador eles conclíram para nosso deleite.
    bjus................

    ResponderExcluir
  6. Gilmar, parabéns pelas fotos estão lindas demais, e Parabéns aos aniversáriantes e a ARCOJA pelo companheirismo bom humor e pela vida corrida...
    Adorei a idéia que Urubici seja maravilhoso...
    Bjinhos
    ju

    ResponderExcluir
  7. Que alivio pessoal ELES completaram a COMRADES
    86,9km de subida e descida - Durban - Africa do Sul. Almir Duarte : 11:00:31
    Paulo Sobral : 11:48:30
    Foi Emocionante acompanhar a prova Comrades ao vivo pela internete, Eu e Julio Cordeiro, acompanhamos passo a passo os amigos na pista da Africa do Sul, juntamente com Marinês, Bilu, Juliana, Jaqueline e Nely esposa do Paulo Sobral todos se comunicando por telefone e tensos com o limite do tempo para concluir a prova que são 12:00h.
    Mas finalmente o chegada dos nossos amigos nos tranquilizou e agora é só alegria. Obrigado meu Deus por mais uma vitória.
    Tudo posso naquele que me fortalece.

    Valeu campeões!!! Valeu Campeões!!

    Parabezimos a todos que concluiram a Comrades de LÁ(Africa) e 1/2 Comrades de Cá(Agreste Pernanmbucano). Com direito a subida e descida da Serra das Russas - Gravatá.
    Amo vocês e se Deus permite nos veremos Urubici-Santa Catarina 18/06 Desáfrio-52KM.
    Forte abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
  8. Ótimo treino, ótimas fotos e boas companhias. Sentirei falta nesta minha ausência. Acompanharei pelo blog do Gilmar , pois com esta qualidade vai diminuir a distancia.
    Parabéns Gilmar mais uma vez pela arte. Parabéns aos aniversariantes e aos nossos representantes Paulo e Almir pelo resultado. Belos treinos.
    Afonso Padilha.

    ResponderExcluir
  9. Paulo Sobral e Almir Duarte, PARABÉNS pela conclusão da prova. Prova linda, cheia de superação ao longo do percurso. Eu nunca participei, mas me emociono com cada relato.

    Quase engasguei aqui de tanto rir com o Ipad3, sensacional!!! hahaha

    E essa 1/2 Comrades da ACORJA foi sensacional, não tem como ser diferentes. Parceria, animação, fôlego, pernas, fotos, amizade, bolo e Lula Holanda embalado à vácuo (desculpe Lula, não resisti), não tem preço :)

    Grande abraço para todos da equipe!

    Gilmar, obrigada pelas imagens, com elas conseguimos nos transportar para o treino.

    ResponderExcluir
  10. Olá Gilmar e turma da ACORJA, estou sempre "de olho" em vocês. Espero ansiosa o dia em que poderemos correr juntos novamente. Por enquanto só estou "enrolando" pra não parar de vez! Agora vivo viajando com meu filho nadador, amanhã mesmo estamos indo para o RJ participar (ELE, claro!) do campeonato sul-americano de biatlo (natação+corrida). Acho que o influenciei um pouquinho.....Também estou nos "finalmentes" na tese. É um momento muito importante, de concentração total! Mesmo assim, estou inscrita nos 42km da Maurício de Nassau. Quero fazer tudo ao mesmo tempo, estudar (um doutorado), correr (ma maratona), cuidar de filhos (só 3).. E muita DOIDICE! Um abraço a todos!
    Isabela Bello

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Gilmar pelas fotos. É sempre muito bom comemorar o aniversário com os amigos e fazendo o que tanto gostamos de fazer: CORRER.Meu desejo é que em breve você se recupere e volte a correr conosco.Estou torcendo por você, te cuida que a EQUIPICANHA precisa de você!!!!!! abraços.

    ResponderExcluir
  12. Gilmar,passei a corrida pensando como apoio é importante e como é bom vê gente disposta a ajudar pelo caminho e como isso faz diferença,é tudo!Em especial você...o meu mais profundo e sincero agradecimento por todo desprendimento,sair de casa de madrugada,deixando sua família linda...pra colocar seu carro pra dar apoio,tirar foto com tanto bom humor,fico admirada e muito feliz,sei que isso só prova seu amor pelas corridas,obrigada mesmo,obrigada por estar conosco.Belinha,saudades de tú mulher!Essa Serra das Russas é tua cara!Lembra da descida?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Drica,morri de rir com a história de Lula embalado à vácuo...é a perfeita definição,kkkkkkkkkkkkkk,beijos.Ju Job.

    ResponderExcluir
  13. Da vontade de pegar um avião só p/ fazer um longão com essa galera e ter a honrra de ser fotografado por vc guerreiro !!!! Animal, irado parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Paulinho sobral e Almir:GUERREIROOOOOOSSSS....
    LULA embalado à Vácuo,essa foi demais da conta rá.rá.rá.rá.rá.rá....

    ResponderExcluir
  15. Ju (Bons Km),
    Esta corrida foi prá lá de especial. Tive muita sorte com as fotos, principalmente no retorno, quando os corredores estavam de frente para o sol. Bom para mim, ruim para eles.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  16. Lula,
    O 1/2 Comrades do Agreste ficou mais bonita com as notícias positivas vindas da África do Sul.
    Boa sorte em Urubici. Não esqueça de levar o iPad 3, viu!?
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  17. Afonso,
    Você entrou na ACORJA para ficar. Sua simpatia é o seu passaporte. Precisamos de gente bem humorada e feliz nos nossos longões.
    Boa viagem e boas corridas!

    ResponderExcluir
  18. Drica,
    O grande destaque deste post foi o Lula com o seu ipad 3 e calça Adidas embalado à vácuo.
    Particularmente, este treino produziu imagens muito boas. Fotografar foi tão bom quanto correr.
    Abração!

    ResponderExcluir
  19. Bela,
    Todos nós sentimos sua falta. Mas entendemos as suas obrigações familiares, principalmente com o seu filho, esse super atletar que já se destaca nas competições.
    Boa sorte com a tese.
    Aguardamos o seu retorno.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  20. Evandro,
    Vocês são os meus modelos favoritos. Ô povo bonito!
    Sim, estou em plena recuperação. A dor tem diminuído progressivamente. Já comecei com um pouco de musculação, mas vou precisar de mais sessões de fisioterapia. A meta é ficar bom para fazer a ultra Aracaju x Maceió no final do ano.
    Sábado estarei em Aldeia.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  21. Julaina,
    Nesta fase de recuperação é que ficou mais evidente o prazer de correr no lado B.
    Fotografá-los me dá uma enorme satisfação de estar vivo e de poder participar desse grupo.
    De todas as corridas da ACORJA, esta foi a que me proporcionoau mais imagens criativas. A sua foto recebendo apoio de Amanda (espetacular!), Bagetti na frente dos caminhões, Henrique entrando no túnel e Flávio Maia passando no portal de Gravatá foram algumas das imagens mais bonitas que eu já fiz.
    Agradeço também a paciência que todo o grupo tem comigo no momento das fotos.
    Estou maluco para voltar a correr. Acho que depois do São João já estarei liberado.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  22. Joka,
    Se isto acontecer, vamos fazer uma corrida especial: TODOS COM O JOCA
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Imagens espetaculares de mais um treino idem, Gilmar. Parabéns a você pelo trabalho e a todos os atletas presentes. Entre os meus projetos para o futuro esportivo certamente está fazer parte, um dia, de uma dessas magníficas celebrações da ACORJA (com o perdão do autoconvite, claro).

    Um abraço!

    Fábio Namiuti

    ResponderExcluir
  24. Fábio,
    Aqui você é autoridade. Será uma honra recebê-lo e descobrir os segredos da equipe "100 juízo" para correr muitos quilômetros.
    Abração!

    ResponderExcluir
  25. Gilmar, sem dúvida sai dali renovada.

    Só pensava na Meia Maratona, em todos os treinos, mas felizmente engoli o choro e segui em frente. Depois dessa prova de fogo a próxima barreira (se existir) será a dos 32k. A abusada aqui nem aprendeu a andar e já quer correr. Vamos que vamos!

    Não achou a medalha enorme? Parece um pires ... rsrsrs

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Caro Gilmar, fico feliz pelo sucesso de Paulo Sobral e Almir Duarte, eles sao motivo de orgulho dos seus amigos e familiares.
    Também estou muito feliz pois no ultimo dia 22/05 juntamente com Eide(patroa) concluimos a nossa primeira maratona, e se nao fosse pelo companheirismo dela durante toda a prova e dos incentivos dos meus filhos nos km,s finais nao teria conseguido, familia é tudo de bom, o casal "Marca-Textos" agora tambem na versão 42km.
    Seria um grande privilegio se tivéssemos sido fotografados por voce, pense num sujeito para tirar fotos com extrema facilidade, PARABÉNS!!!.Fizeram também as suas estreias na modalidade Henrique Prado e Cassiano, que também concluíram o percurso.A equipe Corpore Sano ganhou mais 04 maratonistas.

    Aproveitando quero parabenizar Lula pelo "modelito" que ele usou, também fui alvo de "gracinhas" dos colegas lá em POA, fiz um test drive do mesmo modelo e gostei muito.

    Um abraço.
    Álvaro Soare

    ResponderExcluir
  28. Álvaro,
    Parabéns, grande estreia na maratona. Com esposa, filhos e amigos tudo fica mais bonito.
    Oportunamente irei fotografá-los em uma corrida do Corpore Sano.
    Grande abraço e obrigado por passar por aqui e deixar o seu comentário.

    ResponderExcluir
  29. Eita Turma ARRETADA !!!! Cada vez mais me orgulho de ser desse Time.. E agora td registrado pra POSTERIDADE graças a competência e abnegação do nosso Gigi... Vida longa à ACORJA.

    Emerson Barbosa

    ResponderExcluir
  30. Vocês são ULTRA!! E isso, é reservado a poucos!!
    Gilmar, Parabéns pela maestria nas lentes e nas amizades!!
    Bjão
    Vanessa Torres

    ResponderExcluir
  31. Gilmar adoro seus relatos sempre trazendo fotos lindas... Parabéns!!! Deu até vontadse de correr mais de 42,90 km, rsrsrsr,
    Bom final de semana!!!

    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  32. Estou treinando para um dia correr com voces. Lindas fotos , viva a corrida. eduardo.

    ResponderExcluir
  33. Dá orgulho de ler os relatos muito bem elaborados e ver estas belíssimas fotos dos treinos da Acorja.
    Parabéns a todos, principalmente aos aniversariantes.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir