Nos primeiros metros, e ainda aquecendo, pegamos um trecho da BR 101 até a altura do viaduto que dá acesso a Jardim Paulista.
No trecho asfaltado, a Mata Atlântica já começava a se apresentar de forma exuberante e os corredores a aumentar o ritmo gradualmente. Nesse momento, Pâmela, Paulo e Flávio assumiram a dianteira.
O local é cheio de propriedades cortadas por pequenos riachos, sendo uma opção de diversão para a comunidade local. Veja a placa em destaque com o cardápio regional.
Na Estrada da Mumbeca o percurso apresentava uma vegetação ainda mais exuberante. Ar puro, ladeiras e poças d’água. Isso era praticamente um cross country. Para quem não sabe, o cross country é um tipo de corrida que se caracteriza por ser praticada em terreno acidentado, com muitos obstáculos naturais, incluindo em seu percurso subidas, descidas, grama, lama, areia e mata, além de pequenos riachos.
Hoje não teve carro de apoio. Dessa forma, aquela tradicional paradinha no km 10 para reabastecimento (água, isotônico, gel, rapadura e banana, entre outros) não aconteceu, o que fez uma enorme diferença para mim, pois vinha aí uma famigerada ladeira para subir. Ela vai de 60 à 110 metros em aproximadamente 500m de subida. Em 2009, quem fez a I MARATONA ECOLÓGICA DA ACORJA conhece bem o grau de dificuldade a ser vencido nesse trecho.Vejam o esforço dos nossos atletas nesse aclive medonho.
Agora sim, chegamos ao planalto e o sol se junta ao grupo, pois até então ele estava tímido, escondido entre as nuvens. Essa parte do percurso tem estradas de terra bem largas e sinuosas, convidando o atleta a correr um pouco mais forte.
Por conta de obras de saneamento e pavimentação no trecho do Córrego da Prata, pegamos muita lama, diminuindo bastante o ritmo do treino naquele momento. Faltando uns cinco quilômetros para terminar, confessei a Juliana que estava sonhando com doce e água gelada, e percebi que o meu ritmo diminuía gradativamente.
Comecei a “comer poeira” do grupo, principalmente de Ricardo (GALO-DE-CAMPINA), que vem em plena ascensão no universo das corridas. Novamente, acompanhar o cara estava difícil! Aproveito a oportunidade para explicar o porquê desse pseudônimo tão singelo. Almir relatou que Ricardo, em um de seus primeiros treinos com a ACORJA, esqueceu de passar filtro solar no pescoço e a pele ficou bastante avermelhada. Como o pássaro denominado GALO-DE-CAMPINA possui a cabeça vermelha, Ricardo não teve como escapar dessa associação. Com o tempo, passamos a adotar a corruptela GALINHO, uma forma mais singela de perturbar o amigo corredor. Abaixo, RICARDO GALINHO e o GALO-DE-CAMPINA. Qualquer semelhança é mera coincidência!
Voltando para a corrida... Já estava sozinho quando passei pelo bairro de Bola na Rede. Parei na primeira “bodega” e comprei doce de goiaba e água gelada, hummm! Muito bom! Foi espetacular materializar esse sonho, vinha pensando nisso o tempo todo nos últimos quilômetros.
Consegui terminar os 21 km de cross country em sub2horas. Vejam o tempo abaixo.
Longão da ACORJA estilo cross country, difícil é não participar!
Gilmar,treino com essa turma é sempre sinal de saúde e pura diversão!!Como de costume sua fotos são de uma beleza incomparável com relatos recheados de picardia e cultura(Essa da analogia do galinho foi ótima,e o melhor de tudo é que ele gosta e entra no clima da brincadeira)!!Excelente começo de dia com todos vcs!!Lamentar a ausência de alguns Acorjianos e do Presidente máximo!Abs e até outro divertimento nessa maneira simples de viver a vida correndo!!
ResponderExcluirA água hoje fez um pouco de falta...mas sobra energia e gente pra te levar pra frente,o clima estava ótimo...Ju.
ResponderExcluirPaulo,
ResponderExcluirEsse bom humor parece algo característico na ACORJA. De fato, foi uma maneira excelente de começar o sábado.
Ju Job, graças as orientações e companhia da ACORJA é que tenho alcançado distâncias maiores e realizado sonhos. Valeu!
Gilmar
Beleza de treino hein Gilmar!!! Na próxima corrida que vier ao Rio, já está convidado a provar algumas das gororobas que faço lá em casa huahauhauauha. Se tentar fazer qualquer uma das receitas, quero teu relato hein!?
ResponderExcluirabraço e bons treinos
Belo treino e fotos. Parabéns a equipe.
ResponderExcluirBjos,
Dani
Jeff, se o sabor for tão apetitoso quanto a imagem... huuum!
ResponderExcluirDani, a nossa equipe é muito unida e divertida. Quando estiver novamente em Recife, venha correr com a ACORJA.
Grande abraço!
Olá Gilmar,
ResponderExcluirMais uma vez, o seu relato e suas fotos dão uma ideia muito legal do treino.
Parabéns!
Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/
http://cicloviadigital.blogspot.com/
Olá Gilmar. Estivemos, eu, Wu e Walasce, de Baleias, com o amigo Hideaki de SP, correndo a Meia Maratona da Acorja em 2009. Foi um final de semana excepcional em que meus filhos também estiveram presentes aproveitando tudo o que Júlio Cordeiro colocou a nossa disposição. Lembro bem daquela poça d´água que obriga a passar agarrado na cerca de arame. Grande abraço. Miguel Delgado. Já agendou sua maratona??????
ResponderExcluirCláudio,
ResponderExcluirObrigado por prestigiar o nosso blog. Sim, treinar com essa turma da ACORJA é certeza de diversão e corrida de qualidade.
Gilmar
Miguel,
ResponderExcluirConheci o universo BALEIAS por meio do blog do Júlio. Depois, vi o seu relato completo daqueles dias de muita diversão quando vocês estiveram aqui para a I MEIA MARATONA ECOLÓGICA DA ACORJA. Então, você como "grande" conhecedor do percurso deve saber que aquela poça d'água é um bom "redutor de velocidade".
Maratona de São Paulo 2011, esta provavelmente será a minha estreia nos 42km.
Sábado tem longão de 30km saindo lá da casa do Júlio, em Aldeia. Vou tentar fazer uns 25 de corrida e uns cinco de fotografia.
Grande abraço!
Gilmar
oi, gilmar!!!
ResponderExcluiresses treinos de vocês são bons demais!!!
se eu estivesse aí no meio, certamente não ia faltar o doce de banana... já a água gelada...;)
tô com água na boca só de ver esse docinho de goiaba...
o percurso que vocês fizeram é um verdadeiro desafio... adorei as fotos da trilha, aquela da placa escrita a mão ficou joia!
mal posso esperar pelo relato do próximo treino de vocês;)
parabéns pela união da equipe! fiquei muito feliz de encontrar alguns membros da acorja lá na maratona das praias, em bertioga!
faltou você lá;)
será que vamos correr juntos a maratona de são paulo??? tomara!
bjs
elis
http://elismc.blogspot.com
Elis,
ResponderExcluirSim, estarei em São Paulo para a Maratona. Espero encontrar por lá os amigos virtuais para muitas fotos. Será a minha primeira Maratona e conto com a sua experiência para possíveis dicas. Sábado teremos um longão de 30 km, com muita estrada de barro no meio da Mata Atlântica. Espero que faça um dia de sol lindo e que tenha o carro de apoio para eu poder levar a câmera maior, flash, tripé e etc.
Valeu!
Gilmar
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Gilmar!
ResponderExcluirFiquei feliz em honrado em saber que meu trabalho inspirou o seu, temos muito em comum, gostamos de correr e de fotografar o que gostamos.
Aqui na cidade de São Paulo sou um dos maiores defensores da prática das corridas Cross-Country ou seja das corridas Fora do Asfalto, pois ele é mais natural e trabalha com praticamente todos os grupos musculares devidos as grandes variações no tipo de piso e na altimetria, além das grandes vantagens do contato direto com a natureza longe da emissão dos escapamentos dos carros e dos veículos pesados.
A nossa grande e principal vantagem como fotógrafos é que "através de uma boa imagem conseguimos passar uma mensagem que vale mais que 1000 palavras", como diz a célebre frase popular.
Aproveito para lhe convidar a ver minha última postagem que conta através de fotos e de link com a Wikipédia um ponto de vista totalmente novo sobre nosso pouco conhecido país vizinho que é o Paraguai.
http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2010/08/maraton-del-bicentenario-asuncion.html
Continue com seu belo e importante trabalho, estarei sempre torcendo por você.
Um grande abraço!!!