A cidade de Natal é a capital do Estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil. Fundada em 25 de dezembro de 1599, o nome do município tem origem no latim
natale e apresenta ligação direta com a data de fundação da cidade. O município nasceu às margens do rio Potengi, numa região chamada "esquina do continente" (Fonte: Wikipédia). Aqui, o Sol brilha trezentos dias por ano.
Nessa linda cidade, no dia 12 de outubro, foi realizada a II MEIA MARATONA DE NATAL. Seguramente, a maior do Nordeste, com a participação de 5.000 atletas dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Alagoas, Bahia, Amazonas, Roraima, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até representantes de Portugal.
Essa foi a minha terceira meia maratona, e não posso deixar de compartilhar com os amigos fanáticos por corridas a emoção dessa conquista pessoal.
Sábado, dia 11 de setembro, véspera da II Meia Maratona de Natal
No sábado, a ACORJA fez um longão de 30 quilômetros na Serra das Russas (Pombos-Gravatá). Que inveja! Não pude participar, pois neste instante estava dentro do ônibus rumo à Natal.
Assim que coloquei os pés na capital potiguar, fui ao SHOPPING MIDWAY MALL pegar o kit da corrida e depois aproveitei para curtir um pouco a capital e suas belas paisagens. Abaixo, imagens do Forte dos Reis Magos, principal atrativo turístico da cidade, e da Ponte Newton Navarro.
 |
Forte do Reis Magos, Natal (RN). |
O Forte dos Reis Magos é chamado assim por conta do início de sua construção ter sido no dia 6 de Janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis no calendário católico. Foi edificado em 1598 pelos portugueses, na barra do Rio Potenji, utilizando cal e óleo de baleia. Naquela época, foi responsável pela proteção da cidade de Natal (Fonte: Wikipédia).
A belíssima e impressionante Ponte Newton Navarro liga os bairros da Zona Norte aos bairros da Zona Sul de Natal e foi inaugurada em novembro de 2007. O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística. Com 1,8 km de extensão, a ponte possui um trecho estaiado de aproximadamente 500 metros (Fonte: Wikipédia).
Não resisti a beleza da ponte e o fim de tarde de céu azul e fui correndo até o hotel, em um percurso de aproximadamente 3km.
 |
Gilmar percorrendo a Ponte Newton Navarro, em Natal (RN). |
Domingo, 12 de setembro, II Meia Maratona de Natal
Fiquei hospedado no Marina Travel Praia Hotel, um luxo à beira mar, localizado na Praia dos Artistas. À noite, percebi que não tinha levado minhas havaianas e fui obrigado a
ACHINCHELAR o tempo todo, ou seja, usar o tênis como sandálias. Vocês devem estar estranhando o linguajar, mas é que fiquei lendo e me divertindo com o Dicionário de Potiguês, de Kadmo Donato. Muito bom! Assim, estando em terras potiguares, nada mais justo que ilustrar o relato da II MEIA MARATONA DE NATAL com expressões locais.
No domingo, logo cedo, coloquei a camisa da corrida,
ACOCHEI (= apertei) o cadarço junto com o chip e...
segui para o restaurante do hotel para ver se comia uma
BANDA (= pedaço de alguma coisa) de pão, café com leite e algumas frutas. Durante o café da manhã, encontrei Lucílio, um simpaticíssimo
TARTARUGAS DO ASFALTO, de Fortaleza.
 |
Gilmar (ACORJA, de Recife) e Lucílio (TARTARUGAS DO ASFALTO, de Fortaleza) durante o café da manhã no Hotel. |
Depois, saí
DESIMBESTADO (= correndo forte) achando que esperar o café da manhã do hotel foi um negócio
SEM FUTURO (= mau negócio). Minha sorte era que a largada não estava lá na
BAIXA DA ÉGUA (= lugar muito distante), mas localizada a um quilômetro do hotel, próximo a Ponte Newton Navarro.
Na concentração, não perdi tempo, fiz logo uma foto em frente ao pórtico de largada/chegada...
com alguns amigos em uma farra tipicamente pernambucana...
 |
Frade, Flávio Lemos e Gilmar: a festa pernambucana da ACORJA na Meia Maratona de Natal 2010. |
e, depois, tentei ficar próximo a linha de partida para não pegar muito tráfego, como aconteceu na Meia do Rio de Janeiro. A largada não foi pontual, houve um atraso de 20 minutos. A organização da prova, mesmo sabendo que estava atrasada e que os corredores estavam impacientes, insistiu em seguir com um aquecimento realizado por uma equipe patrocinadora e levou uma vaia sem fim. No palco, vejam o naipe dos atletas de vermelho insistindo com um aquecimento, nessas alturas do campeonato, sem propósito algum.
Finalmente, às 7h20min, foi dada a largada e os cinco mil corredores fizeram o maior
FUZUÊ (= tumulto).
 |
Largada da II MEIA MARATONA DE NATAL 2010 (RN). |
O percurso foi praticamente ao longo de toda Via Costeira (Avenida Senador Dinarte Mariz), uma avenida expressa com quase 10 quilômetros de subida (sentido norte-sul), vento contrário e um sol impiedoso. Passei pelo quilômetro 10 com 54 minutos, bem acima do meu tempo. Ainda bem que tinha bastante água gelada durante o percurso. Essa prova não é uma boa oportunidade para quem pretende estabelecer um novo recorde pessoal para a meia maratona.
Fiz praticamente toda a prova em companhia do amigo da
ACORJA Flávio Lemos. Passamos em frente ao Parque Estadual das Dunas de Natal, uma Unidade de Conservação com 1.172 hectares de Mata Atlântica. Aproveitei para fazer uma foto de Flávio em sua excelente performance.
 |
Flávio Lemos (ACORJA) percorrendo a Via Costeira, Natal (RN) |
 |
Gilmar (ACORJA) subindo as ladeiras da Via Costeira durante a II MEIA MARATONA DE NATAL (2010) |
O retorno aconteceu lá em
CAIXAPREGO (= lugar distante), no final da Via Costeira. Aqui, muitos atletas já tinham
PEDIDO PENICO (= desistido) da corrida. Mas, antes que eu fizesse o mesmo, tomei água e degluti um gel de carboidrato para ter mais
SUSTANÇA (= energia) e suportar a segunda metade da corrida.
Na chegada, uma liquidação de corredores abatidos com o calor e sol intenso. Na dispersão, muita água, medalha, isotônico e frutas.
 |
Corredores da ACORJA em liquidação: Gilmar (EU), Gerlúcio, Frade e Cláudio. |
Abaixo, uma foto da linda medalha dourada da II MEIA MARATONA DE NATAL. Finalizei a prova com 1:52:20 (tempo não oficial).
Foi consenso entre os corredores, no próximo ano, a prova deveria incluir a Ponte Newton Navarro no percurso.
 |
FONTE: http://img244.imageshack.us/i/img0041gf1.jpg/ |